Segue o resumo da aula de hoje, que está sistematizada na aula de hoje. As questões de interação do chat, bem como a atividade complementar devem ser respondidas no CADERNO.
LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA
DATA
DA AULA: 29/09/2020
HORÁRIO:
17H00 às 17h40 (40
minutos)
MEIO
DE TRANSMISSÃO: TV
Cultura Educação e App CMSP
PROFESSORES: Mauro Marcel Santos de Brito e Taiana
Souza Silva (Mediadora)
TEMA
DA AULA: CMSP
Repórter.
ETAPA
DE ENSINO: 2º ano
Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
ØOrganizar adequadamente os parágrafos
de um texto, visando a atingir a proposta
enunciativa.
Objetivos de
conhecimento:
ØReconhecer as características do
gênero reportagem e posicionar-se criticamente em relação ao seu tema.
I – O que faremos
hoje?
ØTer contato com uma reportagem;
ØDiscutir um tema relevante;
ØPropor a elaboração de um artigo de
opinião a partir de uma reportagem.
2- (ENEM-2018) Varias caracteristicas e propriedades de moleculas organicas podem ser inferidas analisando sua formula estrutural. Na natureza, alguns compostos apresentam a mesma formula
molecular e diferentes formulas estruturais. São os chamados isomeros, como ilustrado nas estruturas.
Entre as moléculas apresentadas, observa-se a ocorrência de isomeria:
Pessoal, boa tarde! Segue, o resumo da aula de hoje, que está sistematizada no Google Classroom, salas antiga e nova. As questões de interação do chat, devem ser respondidas no CADERNO.
LÍNGUA
PORTUGUESA
DATA
DA AULA: 29/09/2020
HORÁRIO:
15H31 às 16h11 (40
minutos)
MEIO
DE TRANSMISSÃO: App
CMSP e CMSP Youtube (ao vivo)
PROFESSORES: Mônica Cardoso Pereira e Andreá
Paulon (Mediadora)
TEMA
DA AULA: Análise de
poemas e figuras de linguagem: Versos em foco
ETAPA
DE ENSINO: 9º ano –
Ensino Fundamental II
Habilidades do
Currículo Paulista do Estado de São Paulo:
ØEF69LP48 - Interpretar, em poemas,
efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações, etc.),
semânticos (figuras de linguagem, por
exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens
e sua relação com o texto verbal.
Objetivos da aula:
ØRevisar conotação e denotação;
ØEstudar diversos tipos de poema a fim
de analisarmos a construção de sentido a partir dos recursos expressivos.
Todo mundo aprende na escola que átomos podem se ligar de dois modos: cedendo (e recebendo) ou compartilhando elétrons. Agora, um grupo de cientistas faz uma descoberta
que obriga a uma revisão dos livros didáticos, ao demonstrar a existência de um terceiro método.
Detalhe: isso só acontece em ambientes submetidos a campos magnéticos extremos. Nada que possa se dar na Terra, ou mesmo no Sol, mas só em objetos muito densos,
que produzem copiosa intensidade de magnetismo.
É o caso das anãs brancas e das estrelas de nêutrons. Ambas são cadáveres estelares, por assim dizer --objetos que um dia foram estrelas convencionais,
mas esgotaram seu combustível e tiveram seu núcleo esmagado pela gravidade, compactando sua matéria ao extremo.
Simulando em computador o que aconteceria com átomos nas vizinhanças desses objetos, compondo sua atmosfera, o quarteto liderado pelo norueguês Trygve Helgaker,
da Universidade de Oslo, constatou que eles podem se ligar em moléculas.
Mas o elo descoberto não se forma nem por ligações covalentes (em que átomos compartilham elétrons) nem por ligações iônicas
(em que um átomo doa elétrons a outro). No caso, quando os átomos estão posicionados perpendicularmente à direção do supercampo magnético, isso faz com que se liguem.
PARAMAGNÉTICA
A reação, chamada de ligação paramagnética, é uma novidade no mundo da química e pode produzir moléculas improváveis,
como hélio molecular (He2). O "gás nobre" hélio não costuma se combinar em moléculas --daí o apelido de "nobre".
"Claramente essa ligação magnética não tem papel na química do cotidiano", disse Helgaker à Folha. "Mas ainda assim é interessante saber que uma ligação pode ser criada por forças magnéticas, embora ela só possa ter um
papel sob condições astrofísicas extremas."
Até agora, as simulações de computador do grupo de Helgaker trabalharam só com átomos de hidrogênio e hélio --os menores e mais simples.
"Nosso programa pode ser usado para átomos mais pesados, mas então temos de aplicar um modelo computacional mais simples, menos preciso", explica o pesquisador,
revelando que a equipe pretende continuar explorando o campo, analisando reações e moléculas mais complexas que podem nascer de ligações paramagnéticas.
Por ora, contudo, todos os resultados estão restritos à teoria. Não existem métodos capazes de produzir na Terra, nem por um instante, campos magnéticos
tão intensos.
a) De acordo com o texto, qual era o objetivo do grupo de cientistas.
b) O texto menciona que a ligação descoberta “é uma novidade no mundo da quimica e pode produzir moleculas improvaveis, com o helio molecular”.Explique
porque o autor do texto considerou essa molecula improvável.