terça-feira, 29 de setembro de 2020

Profª Elaine Cristina - Língua Portuguesa e Literatura - 2º ano Médio B - Resumo da aula de hoje!

Pessoal, boa noite!

Segue o resumo da aula de hoje, que está sistematizada na aula de hoje. As questões de interação do chat, bem como a atividade complementar devem ser respondidas no CADERNO.

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

DATA DA AULA: 29/09/2020

HORÁRIO: 17H00 às 17h40 (40 minutos)

MEIO DE TRANSMISSÃO: TV Cultura Educação e App CMSP

PROFESSORES: Mauro Marcel Santos de Brito e Taiana Souza Silva (Mediadora)

TEMA DA AULA: CMSP Repórter.

ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

 Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Organizar adequadamente os parágrafos de um texto, visando a atingir a proposta enunciativa.

 Objetivos de conhecimento:

Ø  Reconhecer as características do gênero reportagem e posicionar-se criticamente em relação ao seu tema.

 I – O que faremos hoje?

Ø  Ter contato com uma reportagem;

Ø  Discutir um tema relevante;

Ø  Propor a elaboração de um artigo de opinião a partir de uma reportagem.

 

Bons Estudos!!!


Atividade de quimica 3 ano

 


1- Qual a importancia de conhecer os isomeros?

2- (ENEM-2018) Varias caracteristicas e propriedades de moleculas organicas podem ser inferidas analisando sua formula estrutural. Na natureza, alguns compostos apresentam a mesma formula molecular e diferentes formulas estruturais. São os chamados isomeros, como ilustrado nas estruturas.

 

 

 

Entre as moléculas apresentadas, observa-se a ocorrência de isomeria:

 
 a) Ótica. 

 b) De funnyo. 

 c) De cadeia. 

 d) Geométrica. 

 e) De compensação

 email para enviar atividade e whats

nsibinel@prof.educacao.sp.gov.br

nsibinel@professor.educacao.sp.gov.br

966902331

 

 


Profª Elaine Cristina - Língua Portuguesa - 9º anos A, B e C - Resumo da aula de hoje!

Pessoal, boa tarde!
Segue, o resumo da aula de hoje, que está sistematizada no Google Classroom, salas antiga e nova. As questões de interação do chat, devem ser respondidas no CADERNO.
 

 LÍNGUA PORTUGUESA

DATA DA AULA: 29/09/2020

HORÁRIO: 15H31 às 16h11 (40 minutos)

MEIO DE TRANSMISSÃO: App CMSP e CMSP Youtube (ao vivo)

PROFESSORES: Mônica Cardoso Pereira e Andreá Paulon (Mediadora)

TEMA DA AULA: Análise de poemas e figuras de linguagem: Versos em foco

ETAPA DE ENSINO: 9º ano – Ensino Fundamental II

 Habilidades do Currículo Paulista do Estado de São Paulo:

Ø  EF69LP48 - Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações, etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Objetivos da aula:

Ø  Revisar conotação e denotação;

Ø  Estudar diversos tipos de poema a fim de analisarmos a construção de sentido a partir dos recursos expressivos.

 Bons Estudos!!!

Atividade de quimica 2 anos


Leia o texto a seguir e responda as questoes:

Todo mundo aprende na escola que átomos podem se ligar de dois modos: cedendo (e recebendo) ou compartilhando elétrons. Agora, um grupo de cientistas faz uma descoberta que obriga a uma revisão dos livros didáticos, ao demonstrar a existência de um terceiro método.

Detalhe: isso só acontece em ambientes submetidos a campos magnéticos extremos. Nada que possa se dar na Terra, ou mesmo no Sol, mas só em objetos muito densos, que produzem copiosa intensidade de magnetismo.

É o caso das anãs brancas e das estrelas de nêutrons. Ambas são cadáveres estelares, por assim dizer --objetos que um dia foram estrelas convencionais, mas esgotaram seu combustível e tiveram seu núcleo esmagado pela gravidade, compactando sua matéria ao extremo.

Simulando em computador o que aconteceria com átomos nas vizinhanças desses objetos, compondo sua atmosfera, o quarteto liderado pelo norueguês Trygve Helgaker, da Universidade de Oslo, constatou que eles podem se ligar em moléculas.

Mas o elo descoberto não se forma nem por ligações covalentes (em que átomos compartilham elétrons) nem por ligações iônicas (em que um átomo doa elétrons a outro). No caso, quando os átomos estão posicionados perpendicularmente à direção do supercampo magnético, isso faz com que se liguem.

PARAMAGNÉTICA

A reação, chamada de ligação paramagnética, é uma novidade no mundo da química e pode produzir moléculas improváveis, como hélio molecular (He2). O "gás nobre" hélio não costuma se combinar em moléculas --daí o apelido de "nobre".

"Claramente essa ligação magnética não tem papel na química do cotidiano", disse Helgaker à Folha. "Mas ainda assim é interessante saber que uma ligação pode ser criada por forças magnéticas, embora ela só possa ter um papel sob condições astrofísicas extremas."

Até agora, as simulações de computador do grupo de Helgaker trabalharam só com átomos de hidrogênio e hélio --os menores e mais simples.

"Nosso programa pode ser usado para átomos mais pesados, mas então temos de aplicar um modelo computacional mais simples, menos preciso", explica o pesquisador, revelando que a equipe pretende continuar explorando o campo, analisando reações e moléculas mais complexas que podem nascer de ligações paramagnéticas.

Por ora, contudo, todos os resultados estão restritos à teoria. Não existem métodos capazes de produzir na Terra, nem por um instante, campos magnéticos tão intensos.

a) De acordo com o texto, qual era o objetivo do grupo de cientistas.

b) O texto menciona que a ligação descoberta “é uma novidade no mundo da quimica e pode produzir moleculas improvaveis, com o helio molecular”.Explique porque o autor do texto considerou essa molecula improvável.

emails para enviar atividade e whats

nsibinel@prof.educacao.sp.gov.br

nsibinel@professor.educacao.sp.gov.br

966902331


 

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8° anos A,B,C,D - Atividade e Orientações

Atividades para o período de aulas não presenciais

Orientações:

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

Obs.: Quem ainda não enviou o gabarito das AAPs (1° e 2° bimestres) peço que assim o faça. Fico no aguardo!

Explorando o gênero textual poema Haicai

 Faça pesquisa e amplie seus conhecimentos.

Contextualizando...

1) O que é um Haicai?

2) Quais são as principais características do Haicai?

3) Cite exemplos de poemas Haicais.

4) Pesquise os nomes dos escritores mais representativos do gênero haicai no Brasil.

Explorando o Gênero Crônica

1) O que é o gênero textual crônica?

2) Quais são as características do gênero textual crônica?

3) Qual a finalidade do gênero textual crônica?

4) No Brasil, existem vários escritores que se destacaram dentro desse estilo textual. Pesquise quais são os principais cronistas brasileiros.

5) Qual é o tipo de linguagem usada em crônicas?

6) Onde circula uma crônica?

Bons estudos!

Cuidem-se!

Atividade de Quimica - 1 anos


Nos, itens abaixo, faça o balanceamento das equações.

a) C2H4 (g) + O2 (g) →  CO2 (g) + H2O (l)

b) C4H10(g) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (l)

c) P (s) + O2 (g) →  P2O5 (g)

d) K (s) + O2 (g) →  KOH (aq) + H2 (g)

e) Na (s) + O2 (g) →  Na2O (s)

emails e whats para enviar:

nsibinel@prof.educacao.sp.gov.br ou nsibinel@professor.educacao.sp.gov.br

966902331

Nao esquecem de colocar o nome, o número e a série.


 

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 PROF. CLAUDIA MARIA

FÍSICA -- 3º A 

ATIVIDADE:

 Responder e enviar.

 Prazo 13/10/2020

 Verificar  os conteúdos e pesquisar antes de responder.

 LINK:

https://forms.gle/htuxXCJm6JfZNonXA