ATIVIDADES AVALIATIVAS DE REFORÇO ESCOLAR – 6 ano C
Professora:
Josiane Bezerra
Bom dia meus
alunos!!!! . Para realizar essas atividades vcs podem consultar o caderno e a
nossa querida internet, quero muito que façam sozinhos , e se surgir
qualquer dúvida pergunte a um
familiar. Essas atividades eu iria
passar na semana do dia 09 de Março até o dia 13 de Março. Boa Sorte.!!!
OBS: Qualquer duvida
meu face book e Josiane Bezerra Pereira, podem me chamar por lá.
Interpretação de
história em quadrinhos O Vendedor
(LAERTE. Classificados. São Paulo: Devir, 2001.
p.6)
1.
Nos dois primeiros quadros da tira, percebe-se que o menino
(A) aceita logo a oferta do homem.
(B) discute o preço das balas com o homem.
(C) negocia o preço da sua mercadoria.
(D) oferece a sua mercadoria aos gritos.
2. O recurso utilizado na tira para apresentar a fala dos personagens é
(A) o gesto.
(B) a cor.
(C) o tipo de letra.
(D) o balão.
3. A fala do menino, no último quadro da tira, sugere
(A) aborrecimento.
(B) bondade.
(C) preconceito.
(D) inveja.
(A) aceita logo a oferta do homem.
(B) discute o preço das balas com o homem.
(C) negocia o preço da sua mercadoria.
(D) oferece a sua mercadoria aos gritos.
2. O recurso utilizado na tira para apresentar a fala dos personagens é
(A) o gesto.
(B) a cor.
(C) o tipo de letra.
(D) o balão.
3. A fala do menino, no último quadro da tira, sugere
(A) aborrecimento.
(B) bondade.
(C) preconceito.
(D) inveja.
4.
No segundo quadro da tira, a fala do menino marcada com um duplo ponto
de exclamação, reforça
(A) a irritação com o trabalho.
(B) o desinteresse pela venda.
(C) o apelo para vender.
(D) a pressa em vender.
(A) a irritação com o trabalho.
(B) o desinteresse pela venda.
(C) o apelo para vender.
(D) a pressa em vender.
5.
Em “Não trabalho com pedestre”, o termo destacado refere-se a pessoas que
(A) andam de ônibus.
(B) caminham a pé.
(C) passeiam de bicicleta.
(D) viajam de carro.
(A) andam de ônibus.
(B) caminham a pé.
(C) passeiam de bicicleta.
(D) viajam de carro.
Leitura e Interpretação de texto
Atividade 2 Leia o texto com atenção em
voz alta para treinar a sua leitura, obedecendo a pontuação , em seguida
responda as questões.
POR QUE TUDO ISSO
Oito em ponto. A aula
começa com Geografia.
Fernando está meio
nervoso.
Toda vez que dona Lucinda
dá trabalho em grupo é aquela loucura.
Ele tem a redação,
mas não o cartaz. O seu grupo combinou um encontro no pátio da escola. Ele foi,
mas o grupo não estava. No dia seguinte, Fernando perguntou o que tinha
acontecido e os colegas responderam que ele se enganou no horário. Marcaram a
segunda vez na casa do Fernando e a Vó Bisa até ajudou a preparar sanduíches e
refrescos para o lanche. Mas ninguém apareceu. De novo combinaram um encontro
na casa de Lia, terça-feira, às quatro horas. Quando Fernando chegou o trabalho
estava pronto. Disseram que ele deveria ter chegado às duas.
Ele tentou argumentar
e discutir, mas não deu pé. Chamaram-no de bebezão, porque era o mais novo da
classe, e ainda provocaram:
- Vai chorar? Vai?
Não, ele não chorou.
Voltou para casa triste e murchinho sem entender muito o porquê de tudo aquilo.
Não contou nem pra Vô
Bisa o que estava acontecendo na escola e foi fazer a redação.
Gora era ver no que
dava.
Todos os grupos foram
sendo chamados para apresentar seu cartaz e dona Lucinda ia chegando,
corrigindo ou censurando. E dando a nota.
Agora é a vez do seu
grupo e Fernando torce as mãos.
- Dona Lucinda, disse
Lia, este é o nosso trabalho. Todos participaram, menos Fernando, que chegou
tarde em todas as reuniões.
Foi um soco na boca
do estômago. Ele não podia entender. Por que faziam aquilo? Toda vez era a
mesma coisa, Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo pra
escanteio. Quando conseguia participar de alguma reunião suas ideias não eram
aceitas e seus recortes e desenhos jamais cabiam nos cartazes. Sempre sobravam.
- Você devia estar
mais atento e ser responsável. Agora fica sem nota e vai trazer amanhã sem
falta um cartaz sobre o assunto. E vai fazer sozinho!
Que raiva! Que raiva!
Que raiva!
Na saída, Lia e os
outros fingiram que Nando não existia e só comentavam a nota do cartaz que fez
sucesso.
Nando não voltou de
ônibus pra casa. Veio caminhando devagar, distraído, chutando pedrinhas,
pensando em tudo, pensando em nada, decidindo como fazer seu cartaz e, ao mesmo
tempo, jurando que não ia fazer, só de raiva.
[...]
Vó Bisa estava
cochilando na cadeira de balanço e não viu Nando chegar.
Ele tirou seu prato
do forno e comeu uma garfada sem vontade. A mãe fazia o jantar e, no dia
seguinte, Nando esquentava as sobras para si. Vó Bisa não almoçava, só comia
uma maça. A mãe dizia que ela comia como passarinho. Pouco e devagar. Enquanto
comia sem sentir o gosto de nada, Nando chorou. Queria ter amigos e não
conseguia. Acho que era por causa dos óculos fundo de garrafa, ou porque era
bebezão mesmo. Não sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que
fazia dava errado. A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha
namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e
tinha mil amigos, Rodriguinho colava o tempo todo e ninguém se incomodava. O
pescoço, a Luciana...
Que defeito tão grave
era aquele que o afastava de todos? Só podia ser os óculos mesmo.
(Leila Rentroia Iannone. Com a ponta
dos dedos e os olhos do coração. São Paulo, Editora do Brasil, 1986. p. 11-12).
a.
Qual é o problema que Fernando enfrenta? Como ele reagia às atitudes dos
colegas?
b. Por que ele não conseguia
entender a atitude dos colegas?
c. O garoto procura um motivo
que explique a rejeição por parte dos colegas de classe. A que ele a
atribui?
d. Você acha que esse seria um
motivo para discriminar alguém? Há algum motivo que justifique uma atitude
como a dos colegas de Fernando? Explique.
e. Você já passou por um
problema semelhante? Ou conhece alguém que já sofreu por ser rejeitado?
Escreva sua resposta nas linhas a seguir, contando o motivo da rejeição e
se o problema foi superado.
f. É possível saber alguma
coisa do físico da personagem principal do texto?
g. Você já leu ou ouviu alguém
falando sobre bullying? O que você sabe sobre o assunto? Você acha que o
personagem do texto, Fernando, sofria bullying na escola? Comente.
Leia:
Disponível em: http://www.telaquente.com.br/site/index.php.
Questão 1 – No terceiro quadrinho, a
expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de comportamento do garoto.
Identifique-a:
Questão 2 – A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:
a) o seu compromisso com o amigo.
b) a sua insatisfação com os programas televisivos.
c) a incoerência de sua atitude.
d) a sua alegria em escrever para o amigo.
______________________________________________________________________
Avaliação De Língua
Portuguesa
A VELHA
CONTRABANDISTA
Diz que era uma velhinha que sabia
andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com
um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho –
começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha
na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A
velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
– Escuta aqui,
vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo
a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com
os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no
odontólogo e respondeu:
– É areia!
Aí quem sorriu foi o
fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta
para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só
tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela
montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou
desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com
muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na
lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é
que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e
era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as
vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o
fiscal se chateou:
– Olha, vovozinha, eu
sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando
pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
– Mas no saco só tem
areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
– Eu prometo à senhora
que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a
ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está
passando por aqui todos os dias?
– O senhor promete que
não “espaia”? – quis saber a velhinha.
– Juro – respondeu o
fiscal.
– É lambreta.
(Stanislaw Ponte Preta)
INTERPRETAÇÃO DO
TEXTO
1) Qual é o título do texto. Qual é o tema do texto acima?
2) Este texto possui quantos personagens, cite-os.
3) O texto acima é um texto descritivo, dissertativo ou informativo?
Justifique sua resposta.
4) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
5) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:
Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogico”, a
que tipo de dentes ele se referia?
6) Explique com suas palavras porque a velhinha precisava enganar o
fiscal e qual foi o truque que ela usou para enganar o fiscal.
7) Quando e por qual motivo a velhinha decidiu contar a verdade?
8) Qual é a grande surpresa da história?
( ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa
lambreta, com um saco no bagageiro.
( ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha
todos os dias.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas
pediu à velhinha que lhe dissesse qual era o contrabando que fazia.
10) Que adjetivos (qualidades) você daria à velhinha:
( ) ingênua
( ) otimista
( ) esperta
( ) pessimista
( )
caduca ( )
boba
( ) cansada
( ) inteligente
Tromba ou focinho?
Na verdade, o tamanduá
tem mesmo é um focinho bem comprido, que permite a caça de muitas formigas e
cupins – cerca de 30 mil por dia! Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com
seu olfato apurado e captura as presas com sua língua grande e pegajosa. Os
insetos grudam facilmente e ele os engole sem mastigar, porque é banguela!
Questões
Questão 1 – No trecho “[…] um
focinho bem comprido […]”, o termo “bem” foi empregado para:
( ) definir o
sentido do adjetivo “comprido”.
( )
intensificar o sentido do adjetivo “comprido”.
( )
complementar o sentido do adjetivo “comprido”.
Questão 2 – No segmento “Ele
localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado […]”,
o adjetivo destacado poderia ser substituído por:
( ) “firme”.
( ) “pesado”.
( )
“aguçado”.
Questão 3 – Sublinhe os
adjetivos presentes nesta parte do texto:
“[…] captura as
presas com sua língua grande e pegajosa.”
Questão 4 – Os adjetivos
sublinhados acima caracterizam:
( ) o
tamanduá.
( ) as presas
do tamanduá.
( ) a língua
do tamanduá.
Questão 5 – Em “[…] porque é
banguela!”, o adjetivo “banguela” indica:
( ) um estado
do tamanduá.
( ) um modo
de ser do tamanduá.
( ) uma
característica do tamanduá.
Questão 6 – Os adjetivos
analisados anteriormente compõem um texto, que objetiva:
( ) explicar
algo.
( ) noticiar
um fato.
( ) expor uma
opinião.
SUBSTANTIVOS
COLETIVOS
O SUBSTANTIVO COLETIVO INDICA
UM GRUPO OU UMA COLEÇÃO DE COISAS OU SERES DA MESMA ESPÉCIE.
EXERCÍCIOS
- ESCREVA O SUBSTANTIVO
COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DAS PALAVRAS ABAIXO:
A.
PESSOAS: __________________________________________________________
B.
ILHAS: _____________________________________________________________
C.
BOIS: ______________________________________________________________
D.
ESTRELAS:
__________________________________________________________
E.
LENHA: _____________________________________________________________
F.
CÃES DE CAÇA: ______________________________________________________
G.
LADRÕES: ___________________________________________________________
H.
LOBOS: ____________________________________________________________
I.
LIVROS: ____________________________________________________________
J.
CAMELOS: ___________________________________________________________
K.
ABELHAS: ___________________________________________________________
L.
JURADOS: ___________________________________________________________
M.
GAFANHOTOS: _______________________________________________________
2.
SELECIONE TRÊS COLETIVOS DO EXERCÍCIO ANTERIOR E ESCREVA UMA FRASE PARA
CADA UM.
A. ______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
B._______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
C. _______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
3.
COMPLETE AS LACUNAS UTILIZANDO O COLETIVO DAS PALAVRAS EM DESTAQUE NA
FRASE:
A.
OS PEIXES DAQUELE ______________________ SÃO GRANDES.
B.
COMPREI MAIS UM LIVRO PARA MINHA ______________________.
C.
VIAJEI EM UM DOS AVIÕES DAQUELA ______________________.
D.
A NOIVA TIROU UMA FLOR DE SEU ______________________.
APLAUDIMOS OS MÚSICOS DA
______________________ DA CIDADE.
4.
SUBLINHE O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DOS SUBSTANTIVOS
ABAIXO:
A.
MÚSICOS: BANDA – CACHO – TURMA
B.
AVIÕES: ESQUADRILHA – ÁLBUM – ESQUADRA
C.
PORCOS: VARA – JUNTA – FATO
D.
PEIXES: QUADRILHA – CARDUME – PENCA
E.
CABRAS: CACHO – FATO – TURMA
F.
QUADROS: ESQUADRA – PINACOTECA – ÁLBUM
G.
LEIS: CÓDIGO – FATO –
JUNTA
H.
CORDA: QUADRILHA – PENCA – CORDAME
I.
CEBOLAS: RÉSTIA – ÁLBUM – NINHADA
J.
ARTISTAS: DISCOTECA – FAUNA – ELENCO
k. PÁSSAROS: BANDA – BIBLIOTECA – BANDO
5.
CIRCULE OS SUBSTANTIVOS COLETIVOS DAS FRASES ABAIXO:
A.
O BATALHÃO MARCHOU PELAS RUAS.
B.
UMA ESQUADRILHA AMERICANA SOBREVOOU A
ALEMANHA.
C.
NO PASTO HAVIAM MUITOS REBANHOS.
D.
O PORTA-AVIÕES PERTENCE A ESQUADRA
INGLESA.
E.
O AUDITÓRIO ENTUSIASMADO APLAUDIA OS
MÚSICOS.
F.
AQUELE CIENTISTA DEDICA-SE AO ESTUDO DA
FAUNA BRASILEIRA.
G.
A NEVE ENCOBRE A CORDILHEIRA.
Boa Sorte e logo nos encontraremos!!
Professora Josiane
Língua Portuguesa-2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário