terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa - 8°anos A, B, C, D - Atividade Complementar

Atividades para o período de aulas não presenciais 

4° bimestre

Orientações:

Olá estudantes!

Espero encontrá-los bem!

Quem ainda não fez a devolutiva das atividades referente aos 1°, 2°, e 3° bimestres peço que assim o faça.

Atividade Complementar

Parte I

A charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social.


Proposta: Faça uma charge com uma mensagem positiva para o período pós pandemia.

A Charge pode ser feita em uma folha de sulfite ou em seu caderno  Envie apenas a imagem.

Parte II

Produto Cultural : o cimena

  Leia o texto (fragmento)

Especialistas comentam a representação de negros ao longo dos anos e o marco que o filme da Marvel representa.

O sucesso do filme Pantera Negra é indiscutível e, além das críticas positivas, o longa conquistou a marca de 5ª maior bilheteria de estreia da história dos EUA, representando um marco no gênero de filmes de super-heróis. Entretanto, o mérito do filme não se resume apenas aos seus números de bilheteria: Pantera Negra representa um grande avanço na questão da representatividade negra nas telas de cinema.

“Tanto no plano nacional quanto no plano internacional, temos um histórico de estereótipos degradantes da figura do negro”, afirma a pesquisadora de estereótipos raciais e mestranda em sociologia pela Universidade de São Paulo, Thaís Santos. Segundo a professora, apesar de certos avanços ao longo do tempo, a indústria cultural insiste em representar o negro de maneira negativa, e sobre o recente lançamento afirma: “Quando a gente chega em 2018 com a Marvel fazendo o primeiro filme de um super-herói negro, é fundamental e muito importante quando pensamos em representatividade”.

A cineasta Lilian Santiago, formada em história e mestre em Integração da América Latina pela USP, também ressalta a importância histórica do filme e aponta seus reflexos na juventude: “Eu só fico imaginando o jovem adolescente negro, que pensa em fazer cinema ou gosta de audiovisual, que nunca se vê retratado em nada e de repente tem acesso a uma superprodução dessas, com uma representação muito bem feita”, comenta. Para ela, a questão da representatividade não está só nas telas, mas também nos bastidores, em virtude da dificuldade de inserção no mercado audiovisual: “É um mundo que a gente não tem acesso”, afirma a cineasta.

Tendo como base a leitura do texto acima responda às questões abaixo:

1) A quantas anda a representação negra no cinema e nas plataformas de streaming?

2) Comente a importância da representatividade negra nas telonas de cinemas.

3) Apresente os pontos negativos e positivos apresentados pelo autor do texto acerca desse produto cultural: o cinema.

4) Qual foi a intenção da cineasta ao afirmar: “É um mundo que a gente não tem acesso”. Comente.

5) Retire do texto elementos (trechos) que mostram a opinião da autora com a questão da representatividade.

6) A professora Thaís Santos, pesquisadora de estereótipos raciais (USP) afirma: “Tanto no plano nacional quanto no plano internacional, temos um histórico de estereótipos raciais degradantes da figura do negro”.

a) Comente a afirmação feita pela professora na questão 6.

7) Segundo a professora, “apesar de certos avanços ao longo do tempo, a indústria cultural insiste em representar o negro de maneira negativa”.

a) Qual sua opinião sobre o assunto abordado na questão 7? Justifique seu posicionamento.

8) Comente a questão da representatividade e o sucesso de “Pantera Negra’’.

9) Comente sobre a representatividade dos personagens negros em produções na TV brasileira. Você acha que o espaço para atores negros nas telinhas é muito pequeno? Ou razoável? Justifique sua resposta.

10) Qual é o seu tipo de filme preferido?

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário