2º A e B
Copiem o texto no caderno de arte com margem de 1 cm
Romantismo
Com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial no final do século XVIII, fortes mudanças sociais, políticas e culturais alteraram,
também, o pensamento e a produção artística do homem no início do século XIX.
As várias concepções e tendências produziram uma grande diversificação de movimentos artísticos e literários.
O primeiro deles foi o Romantismo, que expressava a liberdade e a independência, características que se contrapunham ao Neoclassicismo.
Diferentemente do artista Neoclássico, que valorizava a razão e seguia as normas impostas nas academias para imitar a arte greco-romana, o artista romântico,
fascinado pelo misterioso e sobrenatural, criou em suas obras de uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando acima de tudo e emoção e a liberdade de criação.
As composição em diagonal, as cores fortes e os contrastes de claro e escuro, que causam efeitos dramáticos às cenas, caracterizaram a pintura romântica
que tinha como temas principais os acontecimentos históricos contemporâneos e o culto à natureza.
Dentre os representantes da pintura romântica, podemos destacar o francês Eugène Delacroix (1798 - 1863) e o Espanhol Francisco de Goya (1746 - 1828) .
Eugène Delacroix
Francisco de Goya
Delacroix revolucionou a pintura francesa, não aceitava os padrões impostos pela Academia quanto ao desenho correto e a constante imitação da arte clássica.
Ele acreditava que a cor era mais importante do que o desenho e a imaginação mais que a razão.
A Liberdade Guiando o Povo - 1830 - Delacroix
Delacroix retrata, na obra acima, um acontecimento histórico, a rebelião dos republicanos e liberais contra a rei Carlos X em 1830, na França, e utiliza uma imagem
fantasiosa para representar a liberdade: a mulher com os seios nus.
Como Delacroix, Goya Também retratou em suas pinturas importantes fatos históricos.
O Fuzilamento do 3 de Maio de 1808 - Goya
No dia 2 de maio de 1808 os cidadãos de Madri levantaram-se contra o exército de Napoleão, que ocupava a Espanha. No dia seguinte,os soldados franceses revidaram
executando centenas de espanhóis. Com esta obra, Goya conseguiu expressar a luta de um povo contra a opressão e a tirania.
Neste quadro, temos um bom exemplo de composição em diagonal e de contrastes de claro e escuro, recursos que dão, como já dissemos, umefeito dramático
à cena.
A arquitetura romântica abandonou os ideais clássicos ressurgidos noNeoclassicismo e se inspirou em estilos anteriores, como o gótico e o barroco, que exaltavam a
emoção e a espiritualidade. Entre as construções do período destacam-se:
Parlamento de Londres, projeto de Sir Charles Barry
Ópera de Paris, Projeto de Jean-Louis Charles Garnier
Romantismo na Arte Brasileira
O Quadro "Independência ou Morte" - 1888 de Pedro Américo
Mais conhecida como "O grito do Ipiranga"
óleo sobre tela, 415 cm x 760 cm, Museu Paulista da USP, (Famoso Museu do Ipiranga) São Paulo.
Catedral Metropolitana de São Paulo - Praça da Sé
parte interna da Catedral
Arquitetura romântica: Catedral de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul)
Observem as imagens
1 - Você já observou a Catedral Metropolitana de São Paulo na Praça da Sé?
2 - Você já entrou nela e reparou a grandeza?
3 - Assinale as questões afirmativas e copie-as no seu caderno.
A- ( ) Foi a primeira e forte reação ao Neoclassicismo
B- ( ) Os artistas românticos usavam na pintura uma composição na diagonal valorizando a cor e o contraste claro-escuro.
C- ( ) O romantismo tem como tema o Amor.
D- ( ) A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica
E- ( ) No romantismo o tema é sobre mitologia
F- ( ) Seguiam normas segundo a arte greco-romana
G- ( ) As obras do romantismo eram repletas de fantasia e o heroísmo acompanhava a emoção.
H- ( ) O romantismo vem negar as tendencias do Neoclássico
I - ( ) Os artistas eram fascinados pelo misterioso e o sobre natural
J- ( ) O artista romântico não valorizava a natureza
e-mail: sheilafavero@prof.educacao.sp.gov.br
ou Messenger: Sheila Favero
Nenhum comentário:
Postar um comentário