quarta-feira, 29 de julho de 2020

Atividade para 1 anos 3 bimestre de Quimica

Boa tarde tudo bem, esta atividade e a primeira do 3 bimestre, estou corrigindo as atividades do 2 bimestre.

Caso algum aluno tenha feito as atividades do 2 bimestre e ainda não me enviou por email ou por whats, por favor me enviem, para ter nota no 2 bimestre. 
email: nsibinel@prof.educacao.sp.gov.br  
nsibinel@professor.educacao.sp.gov.br
whats: 966902331

De acordo com a aula responda, utilizando o caderno do aluno volume 2 pagina 45 

Exercicio 4A  – Registre suas hipóteses iniciais sobre as seguintes situações-problemas:

1. O que você entende por átomo? Podemos enxergá-lo? Como é representado?
2. Para que serve um modelo científico?
3. Uma teoria experimentalmente testada é verdade absoluta? 

Exercicio 4B -  Realize a leitura do texto “Transformação das Ideias” e responda às questões:


Transformação das Ideias

No fim do século XVIII, os cientistas buscavam explicações para os fenômenos que observavam. Sabiam que para obter produto em uma reação química, os reagentes iriam combinar em quantidades determinadas e que a massa se conservaria.
Apesar de muitos conhecimentos já terem sido adquiridos, compreender o comportamento da matéria, através da elaboração de ideias sobre sua constituição, tornou-se um desafio, pois, quanto mais informações são obtidas, mais as ideias se mostram limitadas para explicar os novos dados.
John Dalton foi um dos cientistas que buscou explicar os aspectos quantitativos das transformações químicas. Em suas pesquisas, decidiu aceitar a ideia defendida por Lavoisier, de que os gases são formados por corpúsculos.
Dalton propôs que para diferenciar os corpúsculos (átomos), teria que ser levado em conta a massa. Assim, passou a estudar as quantidades envolvidas nas transformações químicas usando a lei de Proust como base para sua hipótese atômica, formulada do seguinte modo:
● Toda matéria é formada por átomos, que são as menores partículas que a constituem.
● Os átomos são indestrutíveis e indivisíveis, mesmo quando participam de transformações químicas.
● Átomos de elementos iguais apresentam massas iguais, átomos de elementos diferentes apresentam massas diferentes.
● As transformações da matéria são recombinações de átomos.
Dalton usava símbolos circulares para representar os átomos, no entanto, esse método se mostrou pouco prático. Outros químicos sugeriram novas formas de representação, o químico sueco Berzelius propôs utilizar a primeira letra em maiúsculo do nome do elemento em latim.
Essa representação é usada até hoje. Quando há elementos cujos nomes começam com a mesma letra, acrescentase uma segunda letra minúscula.

Texto adaptado especialmente para São Paulo Faz Escola de: GEPEQ/ IQ-USP. Interações e Transformações I- Elaborando Conceitos sobre Transformações Químicas. São Paulo: Edusp, 2005. p.109-116.

Questoes sobre o texto:

a. Para Dalton, o que era um átomo?
b. Compare o conceito de elemento proposto por Lavoisier com o conceito proposto
por Dalton. Eles são contraditórios ou podem ser considerados complementares? Explique a sua resposta.
c. Segundo as ideias de Dalton, que característica diferenciava os átomos dos diversos
elementos químicos?
d. Como Dalton representava os átomos? Como eles são representados atualmente?




Nenhum comentário:

Postar um comentário