EE PROFª
ELIZABETH APARECIDA SIMÕES MESQUITA
Eletiva:
Fotografia
Turno:
Manhã
1º ano A
- EM
Profª
Leticia Rolim
e-mail:
leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br
whatsapp:
(11) 95551-6348
SEMANA DE ORGANIZAÇÃO
DAS ATIVIDADES DO BIMESTRE
Olá pessoal!
Tudo bem?
A partir de agora entraremos em
nosso período de organização das atividades para o fim do bimestre, que
ocorrerá semana que vem.
Por isso, fiz uma lista das
atividades que tivemos durante esse bimestre, façam as que ainda não fizeram e me enviem por e-mail.
Entrega até o dia 30/07 para o
e-mail leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br
Clique nos links para ver a atividade inteira.
ATIVIDADE 1:
Clique abaixo para ver inteira:
Resumo:
“Como a
arte pintou as pandemias #vivieuvi”
Em
tempos de covid-19, como a arte pode nos ajudar a expressar o que temos pensado
e sentido? A fotografia pode nos ajudar a dizer algo? Dá pra fazer uma foto
“falar”, mostrando nela o que você pensa sobre algo?
Pensando
nessas perguntas e no vídeo assistido, tire, você mesmo, 3 (três) fotos que
representem o seu cotidiano. Pode ser usando a câmera do celular, ou alguma
câmera de computador, o que estiver em mais fácil alcance pra você.
Nessas
fotos, mostre o que você tem pensado nos últimos meses em relação à pandemia.
ATIVIDADE 2:
Clique abaixo para ver inteira:
Resumo:
Jeferson Delgado é um fotógrafo paulista que
já trabalhou com diversos MC’S como Racionais, KL Jay e Rincon Sapiência,
fotografou bailes em São Paulo, trabalhou na Kondzilla, é criador e
apresentador do projeto Favela Business e atualmente escreve para o TAB Uol.
Leia a
entrevista a seguir e responda as questões:
Clique
no link:
https://www.redbull.com/br-pt/music/O-funk-pelas-lentes-do-fotografo-Jeferson-Delgado
Com base
em sua leitura e nas fotografias de Jeferson Delgado, responda:
1. Você se interessa ou conhece alguém que se
interessa por fotografia e área de audiovisual no seu meio de convívio?
2. Para
você, qual a importância da fotografia nos bailes funks e em outras atividades
culturais?
3. Você
conhece alguma iniciativa em seu bairro que tenha relação com Arte e
Comunicação? Teatro, Fotografia, Dança, Cinema, etc.
ATIVIDADE 3:
Clique abaixo para ver inteira:
Resumo:
Com base
na leitura e no vídeo assistido, responda:
1- Como a fotografia está presente na sua vida
e na vida da sua família? Explique.
2- O que você entendeu das ideias de
“consumismo estético”, “dependência de imagens” e “poluição mental”, citadas
por Susan Sontag acima? Acha que existe alguma relação com redes sociais que
usam muito a fotografia (Instagram, por exemplo) em seus feeds?
3- Quando você vê alguma foto antiga sua e
compara com seu “eu” atual, o que costuma pensar e sentir? Descreva.
ATIVIDADE 4:
Clique abaixo para ver inteira:
Resumo:
Com base
nos textos que leu, responda:
1) Qual a relação entre o texto de Susan
Sontag, sobre a beleza na fotografia, e a reportagem que leu, sobre as redes
sociais? Explique.
2) Você acha que as redes sociais e a
fotografia ajudam ou atrapalham a nossa relação com a nossa autoestima? Por
quê?
3) Na sua opinião, por que as pessoas que
participaram da pesquisa na reportagem sentem ansiedade, depressão, autoestima
baixa e falta de sono ao usar as redes sociais? Instagram, Facebook, Youtube,
etc.
4) Você sente a mesma coisa que as pessoas
entrevistadas na reportagem, quando usa suas redes sociais? Conhece alguém que
sente?
ATIVIDADE 5:
Clique abaixo para ver inteira:
Resumo:
Responda
as questões a seguir:
1. Você já viu algum filme que achou muito
bonito pelas imagens que haviam nele (as fotografias, cenas)? Se sim, qual foi?
Por quê?
2. O que você costuma levar em conta para
dizer se um filme é bom ou ruim? Explique.
3. Na sua opinião, por que a Fotografia é
importante para os filmes e o cinema em geral?
4. Assista a um filme de sua preferência e
responda:
a) Qual foi o filme assistido?
b) Qual o nome do diretor ou diretora de
fotografia desse filme?
c) O que chamou sua atenção nas
imagens/fotografias que esse filme apresenta?
ATIVIDADE 6:
Clique abaixo para ver inteira:
Resumo:
1)
Escolha seu filme preferido, assista-o e encontre nele cenas que você veja
muita beleza, pensando na imagem, na fotografia dele. Observe as imagens que o
filme te mostra, e depois disso FOTOGRAFE a imagem ou cena que achar mais
bonita nele. Tente tirar uma foto que nos permita visualizar bem a cena do
filme, posicione bem a câmera, ajuste o foco, enfim, capriche na hora de
fotografar ou tirar um “print”!
2)
Depois disso, elabore um pequeno texto dizendo o nome do filme, explicando o
porquê de ter tirado essa foto e quais detalhes da imagem te chamaram atenção
nesse filme que escolheu.
________________________________
IMPORTANTE:
Entrega das atividades até o dia
30/07 para o e-mail leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br.
Clique abaixo para fazer parte do
nosso grupo de estudos do whatsapp!
Nenhum comentário:
Postar um comentário