sexta-feira, 24 de julho de 2020

Profª Leticia / Eletiva Fotografia -1º ano A


EE PROFª ELIZABETH APARECIDA SIMÕES MESQUITA
Eletiva: Fotografia
Turno: Manhã
1º ano A - EM
Profª Leticia Rolim
e-mail: leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br
whatsapp: (11) 95551-6348


SEMANA DE ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO BIMESTRE


Olá pessoal!

Tudo bem?

A partir de agora entraremos em nosso período de organização das atividades para o fim do bimestre, que ocorrerá semana que vem.

Por isso, fiz uma lista das atividades que tivemos durante esse bimestre, façam as que ainda não fizeram e me enviem por e-mail.

Entrega até o dia 30/07 para o e-mail leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br

Clique nos links para ver a atividade inteira.

ATIVIDADE 1:
Clique abaixo para ver inteira:

Resumo:
“Como a arte pintou as pandemias #vivieuvi”
Em tempos de covid-19, como a arte pode nos ajudar a expressar o que temos pensado e sentido? A fotografia pode nos ajudar a dizer algo? Dá pra fazer uma foto “falar”, mostrando nela o que você pensa sobre algo?
Pensando nessas perguntas e no vídeo assistido, tire, você mesmo, 3 (três) fotos que representem o seu cotidiano. Pode ser usando a câmera do celular, ou alguma câmera de computador, o que estiver em mais fácil alcance pra você.
Nessas fotos, mostre o que você tem pensado nos últimos meses em relação à pandemia.

ATIVIDADE 2:
Clique abaixo para ver inteira: 
  
Resumo:
Jeferson Delgado é um fotógrafo paulista que já trabalhou com diversos MC’S como Racionais, KL Jay e Rincon Sapiência, fotografou bailes em São Paulo, trabalhou na Kondzilla, é criador e apresentador do projeto Favela Business e atualmente escreve para o TAB Uol.
Leia a entrevista a seguir e responda as questões:
Clique no link:
https://www.redbull.com/br-pt/music/O-funk-pelas-lentes-do-fotografo-Jeferson-Delgado
Com base em sua leitura e nas fotografias de Jeferson Delgado, responda:
1.  Você se interessa ou conhece alguém que se interessa por fotografia e área de audiovisual no seu meio de convívio?
2. Para você, qual a importância da fotografia nos bailes funks e em outras atividades culturais?
3. Você conhece alguma iniciativa em seu bairro que tenha relação com Arte e Comunicação? Teatro, Fotografia, Dança, Cinema, etc.

ATIVIDADE 3:
Clique abaixo para ver inteira:

Resumo:
Com base na leitura e no vídeo assistido, responda:
1-    Como a fotografia está presente na sua vida e na vida da sua família? Explique.
2-    O que você entendeu das ideias de “consumismo estético”, “dependência de imagens” e “poluição mental”, citadas por Susan Sontag acima? Acha que existe alguma relação com redes sociais que usam muito a fotografia (Instagram, por exemplo) em seus feeds?
3-    Quando você vê alguma foto antiga sua e compara com seu “eu” atual, o que costuma pensar e sentir? Descreva.

ATIVIDADE 4:
Clique abaixo para ver inteira:

Resumo:
Com base nos textos que leu, responda:

1)    Qual a relação entre o texto de Susan Sontag, sobre a beleza na fotografia, e a reportagem que leu, sobre as redes sociais? Explique.
2)    Você acha que as redes sociais e a fotografia ajudam ou atrapalham a nossa relação com a nossa autoestima? Por quê?
3)    Na sua opinião, por que as pessoas que participaram da pesquisa na reportagem sentem ansiedade, depressão, autoestima baixa e falta de sono ao usar as redes sociais? Instagram, Facebook, Youtube, etc.
4)    Você sente a mesma coisa que as pessoas entrevistadas na reportagem, quando usa suas redes sociais? Conhece alguém que sente?

ATIVIDADE 5:
Clique abaixo para ver inteira:

Resumo:
Responda as questões a seguir:
1.    Você já viu algum filme que achou muito bonito pelas imagens que haviam nele (as fotografias, cenas)? Se sim, qual foi? Por quê?
2.    O que você costuma levar em conta para dizer se um filme é bom ou ruim? Explique.
3.    Na sua opinião, por que a Fotografia é importante para os filmes e o cinema em geral?
4.    Assista a um filme de sua preferência e responda:
a)    Qual foi o filme assistido?
b)    Qual o nome do diretor ou diretora de fotografia desse filme?
c)    O que chamou sua atenção nas imagens/fotografias que esse filme apresenta?

ATIVIDADE 6:
 Clique abaixo para ver inteira:

Resumo:
1) Escolha seu filme preferido, assista-o e encontre nele cenas que você veja muita beleza, pensando na imagem, na fotografia dele. Observe as imagens que o filme te mostra, e depois disso FOTOGRAFE a imagem ou cena que achar mais bonita nele. Tente tirar uma foto que nos permita visualizar bem a cena do filme, posicione bem a câmera, ajuste o foco, enfim, capriche na hora de fotografar ou tirar um “print”!

2) Depois disso, elabore um pequeno texto dizendo o nome do filme, explicando o porquê de ter tirado essa foto e quais detalhes da imagem te chamaram atenção nesse filme que escolheu.

________________________________

IMPORTANTE:
Entrega das atividades até o dia 30/07 para o e-mail leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br.

Clique abaixo para fazer parte do nosso grupo de estudos do whatsapp!

Nenhum comentário:

Postar um comentário