sexta-feira, 26 de junho de 2020

Profª Leticia / Eletiva Fotografia -1º ano A. Susan Sontag: Fotografia e Sociedade


EE PROFª ELIZABETH APARECIDA SIMÕES MESQUITA

Eletiva: Fotografia
Turno: Manhã
1º ano A - EM
Profª Leticia Rolim


Oi turma!

Vocês estão bem?

Peço que assistam ao vídeo abaixo e leiam as citações e a biografia de Susan Sontag que segue:

 

 

“5 Lições sobre fotografia com Susan Sontag #VIVIEUVI”

 Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7GiClgqI6u4


Citações:

“A necessidade de confirmar a realidade e de realçar a experiência por meio de fotos é um consumismo estético em que todos, hoje, estão viciados. As sociedades industriais transformam seus cidadãos em dependentes de imagens; é a mais irresistível forma de poluição mental” Susan Sontag – Sobre a fotografia, página 34.

 

“Por meio das fotos, acompanhamos da maneira mais íntima e perturbadora o modo como as pessoas envelhecem. Olhar para uma velha foto de si mesmo, de alguém que conhecemos ou de alguma figura pública muito fotografada é sentir, antes de tudo como eu (ela, ele) era muito mais jovem na época. A fotografia é o inventário da mortalidade.” Susan Sontag – Sobre a fotografia, página 85.

 

 

Após assistir o vídeo, leia abaixo:

 

Quem foi Susan Sontag?

 Susan Sontag – Wikipédia, a enciclopédia livre

Crítica social e escritora norte-americana nascida em Nova York, uma das principais intelectuais americanas. Filha do comerciante Jack Rosenblatt, que morreu de tuberculose pulmonar (1938) e de Mildred, que casaria com o Capitão Nathan Sontag (1945), cresceu em Tucson, no Arizona e na adolescência mudou-se para Los Angeles, onde fez o colegial e (1948). Um ano depois mudou-se e recebeu o B.A. do College of the University of Chicago (1951) e casou-se com o instrutor de sociologia Philip Rieff, de quem divorciou-se na mesma década. Na Harvard University, EUA, no Saint Anne’s College, Oxford, Inglaterra, e na Universidade de Paris (1957-1958), estudou filosofia, literatura e teologia. Ao longo de sua carreira lançou quatro romances, uma coletânea de contos e uma série de peças de teatro e ensaios.

 

Contrária à guerra, foi uma das primeiras a discordar da política norte-americana pós 11 de setembro (2001), em um controverso ensaio publicado na revista New Yorker. Foi amplamente criticada quando declarou que os ataques não eram ataques covardes à civilização, mas um ato de coragem em conseqüência a alianças e ações específicas norte-americanas. Desde então, foi uma crítica declarada do presidente Bush sobre sua responsabilidade nos ataques de 11 de setembro e particularmente sobre a guerra no Iraque. Morreu em 28 de dezembro, a exato um mês de completar 72 anos, no hospital Sloan Kettering, em Nova York, vítima de leucemia.

 

 

COSTA, Keilla Renata. "Susan Sontag"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/susan-sontag.htm. Acesso em 26 de junho de 2020.

 

ATIVIDADE

 

Com base na leitura e no vídeo assistido, responda:

 

1-    Como a fotografia está presente na sua vida e na vida da sua família? Explique.

 

2-    O que você entendeu das ideias de “consumismo estético”, “dependência de imagens” e “poluição mental”, citadas por Susan Sontag acima? Acha que existe alguma relação com redes sociais que usam muito a fotografia (Instagram, por exemplo) em seus feeds?

 

3-    Quando você vê alguma foto antiga sua e compara com seu “eu” atual, o que costuma pensar e sentir? Descreva.



Envie suas respostas no e-mail leticiarolim@prof.educacao.sp.gov.br. Faça o possível para desenvolvê-las bem. Mínimo 2 linhas para cada resposta. 
Caso tenham dúvidas peço que me enviem por e-mail, ajudo no que puder.


Abraços,
Profa Leticia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário