quarta-feira, 24 de junho de 2020

3º A  - HISTÓRIA - PROFESSORA REGINA LINO

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)


Observação: As respostas podem ser postadas diretamente no blog ou enviadas para meu e-mail: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br

PARTE 1 - INTRODUÇÃO

A Revolução Russa de 1917 foram dois levantes populares: o primeiro ocorrido em fevereiro, contra o governo do Czar Nicolau II, e o segundo em outubro do mesmo ano. Na Revolução de Fevereiro, os revolucionários aboliram a monarquia e, na Revolução de Outubro, começaram a implantar um regime de governo baseado em ideais socialistas.

CAUSAS DA REVOLUÇÃO RUSSA: CONTEXTO HISTÓRICO

O Império Russo passava por uma grande crise no início do século XX:  o imenso território era governado por um imperador absolutista: o Czar (nome que vem de César, denominação dos antigos imperadores romanos e significa “chefe”). O ultimo czar foi Nicolau II (1894-1917)
 Neste período a economia russa era basicamente agrícola e a propriedade da terra estava concentrada nas mãos da nobreza russa e do clero, submetidos ao czar. Eram somente essas classes sociais que possuíam direitos na Rússia. 80% da população eram formados por camponeses vivendo em condições miseráveis
No final do século XIX a Rússia passou por um processo de industrialização dependente do capital estrangeiro (inglês e francês). Nas cidades industriais as condições de vida dos trabalhadores eram, muitas vezes, piores que a dos camponeses
A derrota russa na Guerra Russo-Japonesa (1904) aumentou o endividamento do Estado. Várias revoltas populares estouraram e foram duramente massacradas. Dentre elas, o episódio mais conhecido foi o “Domingo Sangrento” (1905). Neste episódio centenas de trabalhadores pretendiam levar ao czar um abaixo-assinado reivindicando melhores condições de vida e reforma política. Apesar de esse movimento ter sido pacifico, os trabalhadores foram recebidos a tiros e mais de mil pessoas foram mortas.
Ao mesmo tempo intelectuais, profissionais liberais e capitalistas também passaram a criticar o czarismo. O czar Nicolau II tentou amenizar a situação prometendo a convocação da Assembléia Nacional (Duma). Várias Dumas foram convocadas e fechadas, o que aumentou ainda mais as criticas ao czar.
Os partidos políticos eram proibidos, mas vários existiam na clandestinidade, sendo alguns deles inspirados pelos ideais marxistas e outros pelo modelo liberal europeu. Quanto mais a insatisfação das massas populares aumentava, mais esses partidos ganhavam força. O Partido Operário Social-Democrático Russo (POSD) foi o que mais conseguiu destaque nesse cenário de crise. Em 1903 as divergências políticas internas levaram os membros deste partido a se dividirem em dois grupos: Os Mencheviques (palavra que significa minoria) liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov, e os Bolcheviques (palavra que significa maioria), liderados por Vladimir Ulianov, mais conhecido por Lenin. Muitos dos líderes desses partidos tinham sido exilados, mas continuavam atuando, a partir do exterior, para derrubar o czarismo
Além disso, em diversas regiões, os próprios trabalhadores passaram a se organizar em conselho políticos de operários e soldados chamados de sovietes.
A Rússia na Primeira Guerra Mundial
       Em 1914, a Rússia entrou na Primeira Guerra ao lado da França e Inglaterra (Tríplice Entente). Entretanto este fato só agravou ainda mais a situação social em que estava o país. A entrada do Império Russo na I Guerra Mundial levou a uma grave crise socioeconômica. Os preços dos alimentos subiram tanto que dos da maioria da população chegou a passar fome. Além disso o exercito russo não estava preparado para enfrentar uma guerra tão longa e desgastante. Mais de 3 milhões de soldados morreram na guerra e outros 2 milhões ficaram feridos. Devido a estes acontecimentos, a maior parte da população culpava o governo do czar e passaram a intensificar as greves e protestos.  Em fevereiro de 1917 o czar abdicou, pondo fim ao czarismo.
 VÍDEOS SUGERIDOS PARA PESQUISA

EXERCÍCIOS
1. Explique como era chamado o Governante máximo da Rússia e como ele governava o país antes da Revolução de 1917.
__________________________________________________________________________________

2. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?

A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.

B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.

C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.

D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

3. Faça uma pesquisa e explique quem era os Bolcheviques e o papel deste grupo na Revolução Russa.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário