sexta-feira, 26 de junho de 2020

PROFº ANTONIO LUIZ ATIVIDADE DE HISTÓRIA 6º ANOS (A e B), PERÍODO 22 A 26 DE JUNHO

Professor: Antonio Luiz - período de 22 a 26 de Junho

Disciplina: História

ENVIAR: E- mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br ou Blogger

Série: 6º anos (A e B).

Atividades

 

“CIVILIZAÇÕES MAIAS, INCAS e ASTECAS”

OBJETIVO

Analisar as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais. Nesta aula vamos estudar as Civilizações Maias, Incas e Astecas.

 


A América abrigou inúmeras civilizações que foram desconhecidas dos europeus até o século XV. Os povos chamados de “pré-colombianos”, nomenclatura que tem como “marco” a chegada de Colombo, possuíam sistemas econômicos, sociais, culturais e administrativos próprios.

Importe relembrarmos o caráter eurocêntrico dessa conceituação.

Analise as imagens abaixo e responda aos questionamentos no seu caderno:

Imagem -1


 

 

Imagem 2


 

Civilizações Maias Incas e Astecas

Vamos conhecer aspectos sociais, econômicos e políticos de três civilizações importantes que viviam na América antes da chegada de Colombo, no século XV.

 

 

MAIAS

Localização:

Região das florestas tropicais na Península de Yucatán, atualmente os territórios de Honduras, Guatemala e México, entre os séculos IV e IX.

Religião:

Politeísta

Organização política:

Possuíam um regime político baseado na teocracia, cujas lideranças eram encaradas como divindades.

Estrutura social:

Sociedade estamental

Organização econômica:

O milho era o principal produto agrícola cultivado por eles, mas não o único; os maias possuíam inclusive técnicas de irrigação.

Os maias realizavam atividades de astronomia, tinham conhecimento complexo da matemática, incluindo o conceito de “zero”, e conhecimento técnico que possibilitou a construção de monumentos extraordinários.

 

Observatório Chichén Itzá


Templo de Kukulcán


 

INCAS

 

Localização:

A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador.

Religião:

Politeísta. Acreditavam que as forças da natureza regiam a vida: entre seus principais deuses estavam o sol, a lua, a chuva, o trovão e o vento.

Estrutura social:

A sociedade inca era estamental, sem mobilidade social alguma.

Organização política:

Governo teocrático e monárquico; autoridade máxima “o Inca”, assessorado pelo Conselho Imperial. Estabeleciam relação com outros povos da região andina de dominação imperialista.

O quipo foi a principal ferramenta para controlar as contas do Império Inca, e os nós encontrados nos cordões tinham significados distintos.

Os quipos só eram decifrados por especialistas da alta administração inca, os únicos que tinham conhecimento de seus códigos.

 

Matchu Pitcchu


A construção de Machu Picchu surpreende pela perfeição com que as pedras estão encaixadas, sem nenhum tipo de material que as prenda.

Vamos desenvolver a atitude historiadora: o que você conhece ou identifica na imagem anterior que pode relacionar ao desenvolvimento tecnológico Inca?

Pesquise posteriormente outros aportes tecnológicos desenvolvidos por esta cultura e produza um texto a respeito.

 

ASTECAS

Localização:

Região central do México, entre os séculos XIV e XV.

Religião:

Politeísta. Muitos dos deuses eram animais que representavam elementos da natureza.

Organização política:

O poder se concentrava nas mãos do imperador, tradição militarista.

Estrutura social:

Altamente organizada e hierárquica, vinculada pela posição política.

Organização econômica:

Tinham como principais produtos agrícolas milho, cacau, pimenta, feijão, abóbora, abacaxi, maracujá e banana.

Saberes e técnicas dos astecas também se centravam na metalurgia, especialmente do ouro e da prata.

Os códices astecas são livros escritos pelos astecas antes da era colonial (Século XVI)


 

ATIVIDADE

Ø  Faça uma pesquisa sobre outros aspectos dos povos Maias, Incas e Astecas.

Ø  A atividade poderá ser feita no seu caderno ou em outros suportes, como em formato de cartaz. (DESENHOS)

Ø  FOTOGRAFE E MANDE SUA ATIVIDADE POR E-MAIL

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário