Professor:
Antonio Luiz - período de 22 a 26 de Junho
Disciplina:
História
ENVIAR: E- mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br ou Blogger
Série: 6º anos
(A e B).
Atividades
“CIVILIZAÇÕES MAIAS, INCAS e ASTECAS”
OBJETIVO
Analisar as
principais características das sociedades indígenas da América, em especial
seus aportes tecnológicos, culturais e sociais. Nesta aula vamos estudar as
Civilizações Maias, Incas e Astecas.
A América
abrigou inúmeras civilizações que foram desconhecidas dos europeus até o século
XV. Os povos chamados de “pré-colombianos”, nomenclatura que tem como “marco” a
chegada de Colombo, possuíam sistemas econômicos, sociais, culturais e
administrativos próprios.
Importe
relembrarmos o caráter eurocêntrico dessa conceituação.
Analise as imagens abaixo e responda aos questionamentos no seu caderno:
Imagem -1
Imagem 2
Civilizações Maias Incas e Astecas
Vamos conhecer
aspectos sociais, econômicos e políticos de três civilizações importantes que
viviam na América antes da chegada de Colombo, no século XV.
MAIAS
Localização:
Região das florestas
tropicais na Península de Yucatán, atualmente os territórios de Honduras,
Guatemala e México, entre os séculos IV e IX.
Religião:
Politeísta
Organização
política:
Possuíam um
regime político baseado na teocracia, cujas lideranças eram encaradas como
divindades.
Estrutura
social:
Sociedade
estamental
Organização
econômica:
O milho era o
principal produto agrícola cultivado por eles, mas não o único; os maias
possuíam inclusive técnicas de irrigação.
Os maias
realizavam atividades de astronomia, tinham conhecimento complexo da
matemática, incluindo o conceito de “zero”, e conhecimento técnico que
possibilitou a construção de monumentos extraordinários.
Observatório Chichén Itzá
Templo de Kukulcán
INCAS
Localização:
A
Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do
Sul), nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador.
Religião:
Politeísta.
Acreditavam que as forças da natureza regiam a vida: entre seus principais
deuses estavam o sol, a lua, a chuva, o trovão e o vento.
Estrutura
social:
A sociedade
inca era estamental, sem mobilidade social alguma.
Organização
política:
Governo
teocrático e monárquico; autoridade máxima “o Inca”, assessorado pelo Conselho
Imperial. Estabeleciam relação com outros povos da região andina de dominação
imperialista.
O quipo foi
a principal ferramenta para controlar as contas do Império Inca, e os nós
encontrados nos cordões tinham significados distintos.
Os quipos só
eram decifrados por especialistas da alta administração inca, os únicos que
tinham conhecimento de seus códigos.
Matchu Pitcchu
A construção
de Machu Picchu surpreende pela perfeição com que as pedras estão encaixadas,
sem nenhum tipo de material que as prenda.
Vamos
desenvolver a atitude historiadora: o que você conhece ou identifica na imagem
anterior que pode relacionar ao desenvolvimento tecnológico Inca?
Pesquise
posteriormente outros aportes tecnológicos desenvolvidos por esta cultura e
produza um texto a respeito.
ASTECAS
Localização:
Região central
do México, entre os séculos XIV e XV.
Religião:
Politeísta.
Muitos dos deuses eram animais que representavam elementos da natureza.
Organização
política:
O poder se
concentrava nas mãos do imperador, tradição militarista.
Estrutura
social:
Altamente
organizada e hierárquica, vinculada pela posição política.
Organização
econômica:
Tinham como
principais produtos agrícolas milho, cacau, pimenta, feijão, abóbora, abacaxi,
maracujá e banana.
Saberes e
técnicas dos astecas também se centravam na metalurgia, especialmente do ouro e
da prata.
Os códices
astecas são livros escritos pelos astecas antes da era colonial (Século XVI)
ATIVIDADE
Ø
Faça
uma pesquisa sobre outros aspectos dos povos Maias, Incas e Astecas.
Ø
A
atividade poderá ser feita no seu caderno ou em outros suportes, como em
formato de cartaz. (DESENHOS)
Ø FOTOGRAFE E MANDE SUA ATIVIDADE POR
E-MAIL
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