segunda-feira, 29 de junho de 2020


      
Atividades  Língua Portuguesa  6 anos A / B 29/06/2020 Prof Silmara




     Instruções :  1-  Ler a data da atividade,copiar  no caderno a parte teórica = explicação   de caneta azul ou preta,  e (vermelha ou coloridinhas=para os detaques ), não será permitida atividades copiadas a lápis, ( lápis é somente para respostas, pode usar o corretivo se necessitar, mas não será permitido pintar a linha ou a folha toda ), Por isso estou dando um prazo maior;
                            2- Podem imprimir e se desejar , porém a letra das respostas, erros ortográficos ex : vogal (a)  aberta e como se fosse a vogal (o), também serão avaliados.
  Obs:   Dúvida porque isso ?  Bem vocês estão entregando e terminando as atividades com pressa e sem capricho, tem coisas que não dá para ler, e algumas letras estão voando, mau terminadas, maiúsculas fora do lugar ou misturadas na frase ,  etc.... isso porque muitas vezes estão  cópiando. Preciso entender para corrigir.
                            3- Tem uma atividade para cada dia da semana, portanto não é para terminar no mesmo dia e com pressa não se aprende desse jeito, (terça, quarta, quinta).
                           4- Não é para enviar fotos das atividades a não ser se for trabalho, vou verificar e vistar na volta as aulas; Obs pais preciso que me ajudem verificando a caligrafia do seu filho ou filha. Os elogie a cada melhora,corrija de forma carinhosa não está bom você pode fazer melhor, vamos com calma, a melhora vem gradualmente e com incentivo e elogio.
     Informes sobre as atividades:
                      1- ler o conteúdo explicativo e assistir ao vídeo compreender as diferenças entre ditongo, tritongo, hiato, encontro consonantal e dígrafo; leiam as palavras em voz alta;
                      2- A atividade deverá ser respondida a lápis; ANTES DE MAIS NADA AO TÉRMINO DA  ATIVIDADE REVISEM  E VERIFIQUEM OS ERROS, isso serve de treino para futuras atividades e avaliações;
                      3- Estudem entendam e não decorem por tanto (quem decora esquece quem entende nunca esquece). Vocês viram que uma atividade é o complemento da outra.
                      3-  Obs é necessário que leiam e assistam ao vídeo para que possam fazer as atividades, se não entender repitam o processo de ler e assistir ao vídeo novamente . E se acaso ainda tiver alguma dúvida perguntar. Essas atividades são dessa semana e da semana que vem. Terminem com calma e estudem e tire o restante do tempo para lerem ao livro ¨O mistério do cinco estrelas¨. ( vocês terão duas semanas para irem adiantando a leitura do livro). Portanto usem bem esse período.
                                                      Revisão

               A semana passada vocês estudaram o que era fonema e letra vamos revisar:

 Fonema: é o som das palavras.

 Letra :  é a representação gráfica (escrita)

 Exemplo: 1-Folha = (5 letras) e (4 fonemas) = LH fazem um único som

                      2- Táxi = (4 letras) e( 5 fonemas)= X= tem som de KSI
                      3- Lembre-se as letras ( u /i são semivogais).
Entender isso é fundamental para diferenciar dígrafo consonantal de encontro consonantal:
                                                Encontro Consonantal X Encontro Vocálico
                   Assista ao vídeo e faça os exercícios de forma oral junto com o professor     https://www.youtube.com/watch?v=kUjGTrgXOJ4
                     • Os encontros vocálicos são divididos em: ditongo, tritongo e hiato.
Encontro vocálico é um grupo de duas ou mais vogais que aparecem juntas numa mesma palavra. Exemplos: herói, rei, pão ;
As vogais i e u são chamadas semivogais quando aparecem juntas de outra vogal, numa mesma sílaba. Exemplos: falei, lousa;
  Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. Exemplos: pei-xe, cai-xa, sau-da-de, tro-féu, sério;
O ditongo oral: quando o som sai só pela boca. Exemplos: cai-xo-te, chei-ro, pau. ( pronuncie em voz alta para sentir  o som);
ditongo nasal: quando o som sai também pelo nariz. Exemplos: mão, pães, tampa. ( pronuncie em voz alta para sentir o som );
ditongo decrescente: quando a semivogal vem depois da vogal. Exemplos: pa-p a   i,                   cui-da-do,  cha-péu.                                                                                                                                 vogal    semivogal
ditongo crescente: quando a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: es-pé-cie, co-lé-gio, á-gua.  Ao se dividir uma palavra em sílabas, não se deve separar o ditongo;
Tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba. Exemplos:
 i-guais, en-xa-guou, ex-tin-guiu;
Hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes. Exemplos: sa-ú-de, vi-o-le-ta, mo-i-nho.


                                                                            Exercícios

1-      Leia as palavras e assinale(  X ) aquelas que tem encontro vocálico:
(     ) escorpião          (     ) adulto          (     ) dentista        (     ) injeção       (     ) cauteloso      (     )baratas
(     ) forte                  (     ) respeito        (     ) mar               (     ) porta 
       
2-      Circule as semivogais : 
a) TAIS                b) SOU        c) PAI        d) LEITE         e) POUPA      f) ACHEI         g) REI              h) LOUCO
       3- Separe as palavras de acordo com a classificação:
       chegou - irmão - ouro - caule – pneu- pulmão - limão - chapéu - cristão campeões - perdeu - melão - mãe – couve.
       Ditongo oral=________________________________________________________________________
       Ditongo Nasal=_______________________________________________________________________
4-Separe  as palavra abaixo em:
Degrau – manteiga – vácuo – colégio – memória – biscoito –saudade –anzóis – chapéu –relógio – qual –cuidado –tênue –automóvel –degrau –série.
 Ditongo oral crescente________________________________________________________________
Ditongo oral decrescente______________________________________________________________
5- Classifique as palavras em ( D)ditongo,(T) tritongo e(H) hiato
(    ) teatro              (    )enjoa            (    ) patriota      (    ) Paraguai   (     ) pneu    (     )  pão      (     )   minguou
Encontro consonantal: É o encontro de duas ou mais consoantes seguidas em uma palavra: exemplo
Troça,enigma,inflexível
Dígrafo: É a reunião de duas letras representando um só fonema. Ex: Chapéu,olho,pamonha
Principais Dígrafos: Ch – chave, bolacha  = formam um um só fonema  e na divisão das silabas            
                                  Lh – abelha ,telha       são inseparáveis;
                                  Gu – guerra guitarra
                                   Qu- quero,quilo
Os Dígrafos : rr,= carro = são separáveis
                   ss = passo
,sc,sç,xc =  sc= nascer
                   sç=crea
                    xc= exceto
exercícios II
1-       Separe a sílabas das palavras e sublinhe os dígrafos
a)       passagem_____________________           b) aranha_____________________
b)       barulhinho____________________           d) piscina_____________________
c)       bochecha_____________________           e ) desenho___________________
d)       guitarra_____________________              f) esquina____________________
2-       Relacione as palavras abaixo de acordo com o tipo encontro consonantal
Claridade- pasta- trave- ritmo- admiração- África- dragão- arte- clima
Exemplo pássaro= pás-sa-ro o encontro consonantal se separa
               cochilo= co-chi-lo o encontro consonantal é um dígrafo com um só fonema não se separa
 A parte acima é somente uma explicação não precisa copiar
Separável= amarra__________________________________________________________________________________

Inseparável=coche_________________________________________________________________________
3-       Coloque nas palavras abaixo (D) para Dígrafo e ( EC) encontro consonantal
(     ) Ilha                                   (      ) digno                           (       ) exceção
(     ) travar                                (      ) rapto                            (       ) necessidade
(     ) leque                                 (      ) obtuso                         (       ) aquilo
(     ) livro                                  (      ) piscina                         (      ) cresça

OBS: Meus anjos essa atividade é das  semana de 29/06 até 10/06





    



Nenhum comentário:

Postar um comentário