Atividades
Língua Portuguesa 6 anos A / B 29/06/2020 Prof Silmara
Instruções : 1- Ler
a data da atividade,copiar no caderno a
parte teórica = explicação de caneta
azul ou preta, e (vermelha ou
coloridinhas=para os detaques ), não será permitida atividades copiadas a
lápis, ( lápis é somente para respostas, pode usar o corretivo se necessitar,
mas não será permitido pintar a linha ou a folha toda ), Por isso estou dando
um prazo maior;
2- Podem imprimir e
se desejar , porém a letra das respostas, erros ortográficos ex : vogal (a) aberta e como se fosse a vogal (o), também
serão avaliados.
Obs: Dúvida porque isso ? Bem vocês estão entregando e terminando as
atividades com pressa e sem capricho, tem coisas que não dá para ler, e algumas
letras estão voando, mau terminadas, maiúsculas fora do lugar ou misturadas na
frase , etc.... isso porque muitas vezes
estão cópiando. Preciso entender para
corrigir.
3- Tem uma
atividade para cada dia da semana, portanto não é para terminar no mesmo dia e
com pressa não se aprende desse jeito, (terça, quarta, quinta).
4- Não é para enviar
fotos das atividades a não ser se for trabalho, vou verificar e vistar na volta
as aulas; Obs pais preciso que me ajudem verificando a caligrafia do seu filho
ou filha. Os elogie a cada melhora,corrija de forma carinhosa não está bom você
pode fazer melhor, vamos com calma, a melhora vem gradualmente e com incentivo
e elogio.
Informes sobre as atividades:
1- ler o conteúdo explicativo e assistir ao
vídeo compreender as diferenças entre ditongo, tritongo, hiato, encontro
consonantal e dígrafo; leiam as palavras em voz alta;
2-
A atividade deverá ser respondida a lápis; ANTES DE MAIS NADA AO TÉRMINO DA ATIVIDADE REVISEM E VERIFIQUEM OS ERROS, isso serve de treino
para futuras atividades e avaliações;
3- Estudem entendam e não
decorem por tanto (quem decora esquece quem entende nunca esquece). Vocês viram
que uma atividade é o complemento da outra.
3- Obs é necessário que leiam e assistam ao vídeo
para que possam fazer as atividades, se não entender repitam o processo de ler
e assistir ao vídeo novamente . E se acaso ainda tiver alguma dúvida perguntar.
Essas atividades são dessa semana e da semana que vem. Terminem com calma e
estudem e tire o restante do tempo para lerem ao livro ¨O mistério do cinco
estrelas¨. ( vocês terão duas semanas para irem adiantando a leitura do livro).
Portanto usem bem esse período.
Revisão
A semana
passada vocês estudaram o que era fonema e letra vamos revisar:
Fonema: é o som das palavras.
Letra :
é a representação gráfica (escrita)
Exemplo: 1-Folha = (5 letras) e (4 fonemas) = LH
fazem um único som
2- Táxi = (4 letras) e( 5
fonemas)= X= tem som de KSI
3- Lembre-se as letras ( u /i são semivogais).
Entender isso é fundamental para diferenciar dígrafo
consonantal de encontro consonantal:
Encontro
Consonantal X Encontro Vocálico
Assista ao vídeo e faça os
exercícios de forma oral junto com o professor https://www.youtube.com/watch?v=kUjGTrgXOJ4
• Os encontros vocálicos são
divididos em: ditongo, tritongo e hiato.
►
Encontro vocálico é um grupo de duas ou mais
vogais que aparecem juntas numa mesma palavra. Exemplos: herói, rei, pão ;
►As vogais i e u são chamadas semivogais quando
aparecem juntas de outra vogal, numa mesma sílaba. Exemplos: falei, lousa;
►
Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal, ou vice-versa, na
mesma sílaba. Exemplos: pei-xe, cai-xa, sau-da-de, tro-féu, sério;
►O ditongo oral: quando o som sai só pela boca.
Exemplos: cai-xo-te, chei-ro, pau. ( pronuncie em voz alta para sentir o som);
►ditongo nasal: quando o som sai também pelo nariz.
Exemplos: mão, pães,
tampa. ( pronuncie em voz alta para sentir o som
);
► ditongo
decrescente: quando a semivogal vem depois da vogal. Exemplos: pa-p a↓
↓i, cui-da-do, cha-péu. vogal
semivogal
► ditongo
crescente: quando a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: es-pé-cie, co-lé-gio, á-gua. Ao se
dividir uma palavra em sílabas, não se deve separar o ditongo;
►Tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e
outra semivogal na mesma sílaba. Exemplos:
i-guais, en-xa-guou,
ex-tin-guiu;
►Hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas em
sílabas diferentes. Exemplos: sa-ú-de, vi-o-le-ta, mo-i-nho.
Exercícios
1-
Leia as palavras e assinale( X ) aquelas que tem encontro vocálico:
(
) escorpião ( ) adulto (
) dentista ( ) injeção (
) cauteloso ( )baratas
(
) forte (
) respeito ( ) mar ( ) porta
2-
Circule as semivogais :
a) TAIS b) SOU c) PAI d) LEITE e) POUPA f) ACHEI g) REI h) LOUCO
3- Separe as
palavras de acordo com a classificação:
chegou - irmão
- ouro - caule – pneu- pulmão - limão - chapéu - cristão campeões - perdeu -
melão - mãe – couve.
Ditongo
oral=________________________________________________________________________
Ditongo
Nasal=_______________________________________________________________________
4-Separe as palavra abaixo em:
Degrau – manteiga – vácuo –
colégio – memória – biscoito –saudade –anzóis – chapéu –relógio – qual –cuidado
–tênue –automóvel –degrau –série.
Ditongo oral
crescente________________________________________________________________
Ditongo oral
decrescente______________________________________________________________
5- Classifique as palavras em ( D)ditongo,(T) tritongo e(H) hiato
( ) teatro ( )enjoa (
) patriota ( ) Paraguai
( ) pneu (
) pão (
) minguou
►Encontro consonantal: É o encontro de duas ou mais consoantes seguidas em uma
palavra: exemplo
Troça,enigma,inflexível
►Dígrafo: É a reunião de duas
letras representando um só fonema. Ex: Chapéu,olho,pamonha
Principais Dígrafos: Ch – chave, bolacha = formam um um só fonema e na divisão das silabas
Lh – abelha ,telha
são inseparáveis;
Gu – guerra guitarra
Qu- quero,quilo
Os Dígrafos : rr,= carro = são separáveis
ss = passo
,sc,sç,xc = sc= nascer
sç=cresça
xc= exceto
exercícios II
1-
Separe
a sílabas das palavras e sublinhe os dígrafos
a)
passagem_____________________ b) aranha_____________________
b)
barulhinho____________________ d) piscina_____________________
c)
bochecha_____________________ e ) desenho___________________
d)
guitarra_____________________ f) esquina____________________
2-
Relacione
as palavras abaixo de acordo com o tipo encontro consonantal
Claridade- pasta- trave- ritmo- admiração-
África- dragão- arte- clima
Exemplo pássaro=
pás-sa-ro o
encontro consonantal se separa
cochilo= co-chi-lo o encontro consonantal é um dígrafo com
um só fonema não se separa
A parte acima é somente uma explicação não precisa copiar
Separável=
amarra__________________________________________________________________________________
Inseparável=coche_________________________________________________________________________
3- Coloque
nas palavras abaixo (D) para Dígrafo e ( EC) encontro consonantal
( ) Ilha ( )
digno ( )
exceção
( ) travar ( ) rapto ( ) necessidade
( ) leque ( ) obtuso ( ) aquilo
( ) livro ( ) piscina ( ) cresça
OBS:
Meus anjos essa atividade é das semana
de 29/06 até 10/06
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