sexta-feira, 26 de junho de 2020

Profª Elaine - Língua portuguesa - Está difícil?!..."Bota" dificuldade nisso!!!


Está difícil?!... “Bota” dificuldade nisso!!!
Como escreveu Guimarães Rosa no seu Grande Sertão: Veredas: “Viver é muito perigoso… Porque aprender a viver é o viver mesmo… O mais difícil não é um ser bom e proceder honesto, dificultoso mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até o rabo da palavra.”
Perfeito... Viver não é difícil, é perigoso!!! Porque o que a vida quer da gente, é coragem!!!!  coragem para enfrentar as dificuldades ou o dificult(oso)*, que entendemos como travas, restrição, limite pré-estabelecido e puramente conceitual do que é ruim, que paralisa e estagna às nossas ações e nos impulsiona à derrota.
Quem já não disse ou ouvi alguém dizer, “não vou fazer, porque é muito difícil”, sem antes mesmo tentar? Quem não teve que enfrentar “dificuldades “  de ordem: financeira, saúde,  moral, etc...
Então, quem sabe ou define o que é dificuldade? Quem ousa dizer que o que é fácil para mim é dificultoso para o outro?
Então, se o outro vê dificuldade nas minhas ações, posso entender que ele não confia em mim, não aposta na minha capacidade de persistência e superação? Não, meu caro! A dificuldade está nele, em não aceitar que você pode sim, se superar e ir além, que você pode enxergar nas dificuldades uma força motriz para te empurrar à frente e ele ficar para trás. Falácia, pura falácia!!! Falta de percepção, de saber, leva à dificuldade de interpretação.  
As oportunidades advêm das dificuldades, que não são um estado permanente e, portanto, não é tão ruim...
Está difícil?! “Bota” dificuldade nisso!
Escrevi  esse texto em respeito aos meus queridos alunos, que, não só neste momento de ensino mediado pela tecnologia,  mas que, diariamente sabem o verdadeiro significado  que a palavra ‘DIFICULDADE”  representa em suas vidas, no entanto,não desistem, porque , parafraseando mais uma vez, João Guimarães Rosa, “sabem  o que quer, e ter o poder de ir até o rabo da palavra.”
Parabéns pelo trabalho de todos e, sobretudo pela dedicação e comprometimento com os estudos, e...”busquemos o que nos une e não o que nos separa”!!!       
    #orgulhosaemcasa
*Cheio, pleno  de ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário