6 ano C do Ensino Fundamental II - Educação Física Prof. Celso
Atividade Rítmica e expressiva: “Dança”
A mais antiga das artes com certeza é a dança, o movimento e o
ritmo, envolvendo expressões corporais, faciais e unindo o corpo e alma. Ao
manifestar suas emoções e exteriorizá-las, o homem recorreu ao movimento, ao
gesto, as mímicas, aos sons e ritmos, e a dança na sua forma mais elementar de
expressão do movimento.
Ao longo da história, inserida em todas as culturas do mundo, a
dança tornou-se uma das mais ricas artes humanas, unindo o espírito e o corpo
intimamente a serviço da beleza corporal, da saúde, da inteligência e do
conhecimento, sem citar todos os benefícios que promove aos seus praticantes.
Dentre esses benefícios, podemos citar: estimulam habilidades psicomotoras, a
agilidade, a musicalidade, além de promover o bem-estar físico, social,
emocional e cognitivo.
Na Educação Física escolar à atividade rítmica expressiva tem uma
enorme importância em relação ao desenvolvimento motor, sócio afetivo e
cognitivo, onde as práticas pedagógicas adaptadas para o ambiente escolar,
possibilitam trabalhar várias culturas e englobar diferentes conteúdos
corporais, como por exemplo: danças folclóricas brasileiras, danças folclóricas
internacionais, danças circulares, cantigas de roda, brincadeiras cantadas,
danças indígenas, danças sagradas, danças de meditação, dança de socialização,
e vários outros ritmos e estilos que são inseridas dentro de cada conteúdo de
dança, tornando a cultura de movimento rica em história da humanidade.
Fonte: Revista Educação Física UNIFAFIBE, Bebedouro/SP - Vol. IV–
novembro/2016. Adaptado por Prof. Celso.
Tarefa para fazer em casa:
Pesquisar: os estilos de dança citados no texto, e descreve-los!
Exemplos: Danças folclóricas brasileiras;
Danças folclóricas internacionais;
Danças circulares;
Cantigas de roda;
Brincadeiras cantadas;
Danças indígenas;
Danças sagradas;
Danças de meditação;
Danças de socialização;
Nenhum comentário:
Postar um comentário