quarta-feira, 24 de junho de 2020

Profº Celso- Educação Física - 6° ano C


6 ano C do Ensino Fundamental II - Educação Física Prof. Celso

Atividade Rítmica e expressiva: “Dança”





A mais antiga das artes com certeza é a dança, o movimento e o ritmo, envolvendo expressões corporais, faciais e unindo o corpo e alma. Ao manifestar suas emoções e exteriorizá-las, o homem recorreu ao movimento, ao gesto, as mímicas, aos sons e ritmos, e a dança na sua forma mais elementar de expressão do movimento.

Ao longo da história, inserida em todas as culturas do mundo, a dança tornou-se uma das mais ricas artes humanas, unindo o espírito e o corpo intimamente a serviço da beleza corporal, da saúde, da inteligência e do conhecimento, sem citar todos os benefícios que promove aos seus praticantes. Dentre esses benefícios, podemos citar: estimulam habilidades psicomotoras, a agilidade, a musicalidade, além de promover o bem-estar físico, social, emocional e cognitivo.













Na Educação Física escolar à atividade rítmica expressiva tem uma enorme importância em relação ao desenvolvimento motor, sócio afetivo e cognitivo, onde as práticas pedagógicas adaptadas para o ambiente escolar, possibilitam trabalhar várias culturas e englobar diferentes conteúdos corporais, como por exemplo: danças folclóricas brasileiras, danças folclóricas internacionais, danças circulares, cantigas de roda, brincadeiras cantadas, danças indígenas, danças sagradas, danças de meditação, dança de socialização, e vários outros ritmos e estilos que são inseridas dentro de cada conteúdo de dança, tornando a cultura de movimento rica em história da humanidade.

Fonte: Revista Educação Física UNIFAFIBE, Bebedouro/SP - Vol. IV– novembro/2016. Adaptado por Prof. Celso.

Tarefa para fazer em casa:
Pesquisar: os estilos de dança citados no texto, e descreve-los!

Exemplos: Danças folclóricas brasileiras;
Danças folclóricas internacionais;
Danças circulares;
Cantigas de roda;
Brincadeiras cantadas;
Danças indígenas;
Danças sagradas;
Danças de meditação;
Danças de socialização;


Nenhum comentário:

Postar um comentário