ROTEIRO DE ATIVIDADES – 6º ANO C – HISTÓRIA
Professor Diego
Queridos
(as) alunos(as). Como estão vocês? E suas famílias? Estamos dando
prosseguimento aos nossos estudos. Preciso da colaboração de todos vocês para
que passem para mais colegas o endereço do blog da escola, para que possam
localizar mais colegas para que não fiquem defasados nos conteúdos. Quanto
antes você fizer todas as atividades, na volta ao presencial, você não terá
tanto esforço. Precisamos muito da colaboração de todos.
A
aula dessa semana foi baseada na apresentada pelo centro de mídias no dia 17/06/2020.
Nesse roteiro, tem uma atividade que é a criação de uma tirinha. Peço
que ao fazer, tire uma foto e me envie por e-mail até o dia 10/07/2020 (diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br). Qualquer dúvida, me chame no WhatsApp 99466-2608.
Tema da Aula:
Povos indígenas brasileiros
Habilidade(s): (EF06HI08B)
– Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais
características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes
tecnológicos, culturais e sociais.
Objetivos: Identificar a
partir de documentos visuais e escritos as principais características das
sociedades indígenas do Brasil, em especial seus aportes tecnológicos,
culturais e sociais, em período anterior à chegada dos portugueses em 1500,
protagonizada por Pedro Álvares Cabral, conhecido como pré-cabralina do Brasil.
Questão disparadora (Para fazer pensar): Os povos indígenas possuíam tecnologias antes da
chegada de Pedro Álvares Cabral? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim.
Justificativa: Chamamos de tecnologia o estudo de todos os objetos
criados pelos grupos humanos, visando à sua melhor adaptação no tempo e no
espaço em que vivem. É por meio da fabricação dos objetos que os grupos humanos
interagem com o seu meio ambiente, utilizando-se deles e imprimindo-lhes a sua
marca.
Os
povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada
dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção da tradição oral.
dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção da tradição oral.
Você sabia?
Cultura material é o nome dado aos elementos materiais produzidos pelos
seres humanos ao longo do tempo, sendo, portanto, composta pelos elementos
concretos, como é o caso de obras de arte, ferramentas, objetos, adornos e
construções.
Patrimônio material brasileiro, a boneca Ritxòkò
(boneca de cerâmica no dialeto feminino iný) simboliza a identidade cultural do
povo indígena Karajá.
Nem sempre os códigos
de linguagens possuíam símbolos definidos, e para manter a memória e a
tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias, a fim de relembrar e
relatar os fatos marcantes da vida em comunidade.
Quais fontes históricas as sociedades indígenas produziram antes da
chegada de Pedro Álvares Cabral?
Organização Social dos Povos Indígenas
Existem inúmeras variações
sociais entre os povos indígenas; vamos tratar de pequenos pontos:
•
Os filhos
pertencem à linhagem materna;
•
Cada grupo está
associado a um conjunto de propriedades e atributos: nomes, artefatos, cores,
animais etc.;
•
Não existe uma
diferença social e nem divisão do trabalho;
•
Não há
propriedade privada da terra.
•
A maioria dos
povos indígenas pode ser considerada sociedades igualitárias;
•
Alguns povos
indígenas passam a liderança hereditariamente, mas não é uma regra;
•
Os chefes exercem
autoridade moral.
Mais de 3 mil artefatos
dos índios Bororó (Mato Grosso) encontram-se depositados em museus brasileiros. Os Bororó constituem um dos grupos indígenas das
baixas terras sul-americanas mais estudados pela etnologia. Adornos de cabeça,
goivos, colar de unhas de tatu canastra. Museu de Arqueologia e Etnografia/USP.
Fotos: Nelson Kon.
Agora que você conhece a
história dos povos indígenas antes da chegada de Cabral, responda: O Brasil foi
descoberto? Justifique sua resposta.
Estima-se que havia cerca
de 1 milhão de índios na Costa brasileira, em 1500.
•
E então no dia 22
de abril de 1500, pela frota comandada pelo navegador português Pedro Álvares
Cabral, “descobre-se” o Brasil.
•
A partir daí,
diversos povos indígenas brasileiros foram vitimados por doenças, escravizados,
perseguidos e desapareceram.
•
Alguns grupos
indígenas seguem sendo resistência!,
Carta de Pero Vaz de Caminha
ATIVIDADES (Leia com atenção os textos abaixo
presentes no caderno do aluno – Volume 2, parte 2 páginas 50 a 52 (atividade
5).
Código de
Hamurabi e Código Penal Brasileiro
O Código de Hamurabi, que surgiu no Séc. XVII a.C., reúne
as leis da região mesopotâmica, feitas pelo Rei da dinastia babilônica. Com o
objetivo de unificar o reino por meio de leis comuns, esse Código foi divulgado
através de cópias e distribuídos em todas regiões do Reino.
No século XX,
foi elaborado em
nosso país, o
Código Penal Brasileiro, formado por um
conjunto de normas
utilizadas pelo Estado
visando a prevenção
e reprimenda àqueles que prejudiquem a segurança e a ordem social, definindo
e tipificando os crimes e respectivas penas.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao
Currículo Paulista
Furto
e roubo
Código
de Hamurabi
|
Capítulo II:
6º -Se uma pessoa furtar os bens de Deus ou da Corte,
será morto; e se receber coisas furtadas de outros também deverá ser morto.
|
Código Penal Brasileiro
|
Art. 157 -Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para
outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la,
por qualquer meio, reduzido à
impossibilidade de resistência: Pena -reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
|
CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO
Código de Hamurabi
|
Capítulo IX,
127º -Se
alguém difamar mulher religiosa ou a mulher de um homem livre, sem
ter provas, deverá
ser conduzido ao
juiz que lhe
tocará os cabelos da frente.
|
Código Penal Brasileiro
|
Art. 138 -Caluniar alguém,
imputando-lhe falsamente fato
definido como crime, com
a Pena de
detenção, de seis
meses a dois
anos, e multa. A Difamação está
noArt. 139 -Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, com
a Pena de detenção, de três meses a um
ano, e multa.
E a Injúria
no Art. 140 -Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, com
a Pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.
|
DELITOS E PENAS SOBRE LESÕES CORPORAIS
Código de
Hamurabi
|
Capítulo
XII196 -Se alguém furar o olho de seu semelhante, deverá ter o seu olho
furado também.
|
Código Penal
Brasileiro
|
No art. 129
do Código Penal, que traz a tipificação do crime de lesão corporal, expresso
da seguinte forma: “Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem” com
pena de detenção, de três meses a um ano, se
de natureza grave §
1º resulta: III-debilidade permanente
de membro, sentido ou função; com pena de reclusão, de um a cinco
anos.
|
Após a análise dessas fontes materiais, elabore uma tirinha retratando
o Código de Hamurabi.
Passo a Passo:
1º Ao compor a tirinha, é preciso primeiro planejar o que será escrito
em cada quadro.
2º Imagine uma cena, tipo de ação e diálogos para abordar em cada
quadro, pense também nos personagens.
3º Utilize uma estrutura
simples (modelo abaixo),
desenhe o cenário coerente
entre conteúdo estudado e imagens (personagens).
Nenhum comentário:
Postar um comentário