terça-feira, 23 de junho de 2020

6º Ano C - História - Professor Diego


ROTEIRO DE ATIVIDADES – 6º ANO C – HISTÓRIA
Professor Diego
         Queridos (as) alunos(as). Como estão vocês? E suas famílias? Estamos dando prosseguimento aos nossos estudos. Preciso da colaboração de todos vocês para que passem para mais colegas o endereço do blog da escola, para que possam localizar mais colegas para que não fiquem defasados nos conteúdos. Quanto antes você fizer todas as atividades, na volta ao presencial, você não terá tanto esforço. Precisamos muito da colaboração de todos.
A aula dessa semana foi baseada na apresentada pelo centro de mídias no dia 17/06/2020.
Nesse roteiro, tem uma atividade que é a criação de uma tirinha. Peço que ao fazer, tire uma foto e me envie por e-mail até o dia 10/07/2020 (diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br). Qualquer dúvida, me chame no WhatsApp 99466-2608.

Tema da Aula: Povos indígenas brasileiros
Habilidade(s): (EF06HI08B) – Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais.
Objetivos: Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas do Brasil, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais, em período anterior à chegada dos portugueses em 1500, protagonizada por Pedro Álvares Cabral, conhecido como pré-cabralina do Brasil.

Questão disparadora (Para fazer pensar): Os povos indígenas possuíam tecnologias antes da chegada de Pedro Álvares Cabral? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim.
Justificativa: Chamamos de tecnologia o estudo de todos os objetos criados pelos grupos humanos, visando à sua melhor adaptação no tempo e no espaço em que vivem. É por meio da fabricação dos objetos que os grupos humanos interagem com o seu meio ambiente, utilizando-se deles e imprimindo-lhes a sua marca.
Os povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada
dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção da tradição oral.


Você sabia?

Cultura material é o nome dado aos elementos materiais produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo, sendo, portanto, composta pelos elementos concretos, como é o caso de obras de arte, ferramentas, objetos, adornos e construções.
Patrimônio material brasileiro, a boneca Ritxòkò (boneca de cerâmica no dialeto feminino iný) simboliza a identidade cultural do povo indígena Karajá.
Nem sempre os códigos de linguagens possuíam símbolos definidos, e para manter a memória e a tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias, a fim de relembrar e relatar os fatos marcantes da vida em comunidade.
Quais fontes históricas as sociedades indígenas produziram antes da chegada de Pedro Álvares Cabral?
Organização Social dos Povos Indígenas
Existem inúmeras variações sociais entre os povos indígenas; vamos tratar de pequenos pontos:
      Os filhos pertencem à linhagem materna;
      Cada grupo está associado a um conjunto de propriedades e atributos: nomes, artefatos, cores, animais etc.;
      Não existe uma diferença social e nem divisão do trabalho;
      Não há propriedade privada da terra.
      A maioria dos povos indígenas pode ser considerada sociedades igualitárias;
      Alguns povos indígenas passam a liderança hereditariamente, mas não é uma regra;
      Os chefes exercem autoridade moral.
 

Mais de 3 mil artefatos dos índios Bororó (Mato Grosso) encontram-se depositados em museus brasileiros. Os Bororó constituem um dos grupos indígenas das baixas terras sul-americanas mais estudados pela etnologia. Adornos de cabeça, goivos, colar de unhas de tatu canastra. Museu de Arqueologia e Etnografia/USP. Fotos: Nelson Kon.

Agora que você conhece a história dos povos indígenas antes da chegada de Cabral, responda: O Brasil foi descoberto? Justifique sua resposta.
Estima-se que havia cerca de 1 milhão de índios na Costa brasileira, em 1500.
      E então no dia 22 de abril de 1500, pela frota comandada pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, “descobre-se” o Brasil.
      A partir daí, diversos povos indígenas brasileiros foram vitimados por doenças, escravizados, perseguidos e desapareceram.
      Alguns grupos indígenas seguem sendo resistência!,
Carta de Pero Vaz de Caminha


ATIVIDADES (Leia com atenção os textos abaixo presentes no caderno do aluno – Volume 2, parte 2 páginas 50 a 52 (atividade 5).
Código de Hamurabi e Código Penal Brasileiro
O Código de Hamurabi, que surgiu no Séc. XVII a.C., reúne as leis da região mesopotâmica, feitas pelo Rei da dinastia babilônica. Com o objetivo de unificar o reino por meio de leis comuns, esse Código foi divulgado através de cópias e distribuídos em todas regiões do Reino.
No século  XX, foi  elaborado  em  nosso  país,  o  Código  Penal  Brasileiro, formado por  um  conjunto  de  normas  utilizadas  pelo  Estado  visando  a  prevenção  e reprimenda àqueles que prejudiquem a segurança e a ordem social, definindo e tipificando os crimes e respectivas penas.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

Furto e roubo
Código de Hamurabi
Capítulo II:
6º -Se uma pessoa furtar os bens de Deus ou da Corte, será morto; e se receber coisas furtadas de outros também deverá ser morto.
Código Penal Brasileiro
Art. 157 -Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio,  reduzido  à  impossibilidade  de  resistência:  Pena -reclusão,  de quatro a dez anos, e multa.

CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO
Código de Hamurabi
Capítulo IX,
127º -Se alguém difamar mulher religiosa ou a mulher de um homem livre,  sem  ter  provas,  deverá  ser  conduzido  ao  juiz  que  lhe  tocará  os cabelos da frente.
Código Penal Brasileiro
Art.  138 -Caluniar  alguém,  imputando-lhe  falsamente  fato  definido como  crime,  com  a  Pena  de  detenção,  de  seis  meses  a  dois  anos,  e multa. A Difamação está noArt. 139 -Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, com a Pena de detenção, de três meses a um   ano,   e   multa.   E   a   Injúria   no   Art.   140 -Injuriar alguém,  ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, com a Pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.
DELITOS E PENAS SOBRE LESÕES CORPORAIS
Código de Hamurabi
Capítulo XII196 -Se alguém furar o olho de seu semelhante, deverá ter o seu olho furado também.
Código Penal Brasileiro
No art. 129 do Código Penal, que traz a tipificação do crime de lesão corporal, expresso da seguinte forma: “Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem” com pena de detenção, de três meses a um ano, se  de  natureza  grave §  1º  resulta:  III-debilidade  permanente  de membro, sentido ou função; com pena de reclusão, de um a cinco anos.

Após a análise dessas fontes materiais, elabore uma tirinha retratando o Código de Hamurabi.
Passo a Passo:
1º Ao compor a tirinha, é preciso primeiro planejar o que será escrito em cada quadro.
2º Imagine uma cena, tipo de ação e diálogos para abordar em cada quadro, pense também nos personagens.
3º Utilize uma estrutura  simples  (modelo  abaixo),  desenhe o  cenário  coerente  entre conteúdo estudado e imagens (personagens).
  

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