segunda-feira, 22 de junho de 2020

LIRIA BORDINHAO - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DE 22 A 26 DE JUNHO


Prof. Liria Bordinhao – AULA PARA   2  A  - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
DE 22 A 26 DE JUNHO
DATA DA AULA: 16/06/2020
HORÁRIO: 17H00 às 17h45 (45 minutos)
TEMA DA AULA: Simulando um Vestibular e os conectivos
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø  Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos;
Ø  Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos lingüísticos, identificando o diálogo entre as idéias e o embate dos interesses existentes na sociedade.

Objetivos da aula:
Ø  Compreender, de forma ampla, os conectivos textuais (conjunções), para elaborar estratégias de leitura e textualização e elaborar de forma remota um artigo de opinião.

I – O que faremos hoje?
Ø  Revisaremos conectivos;
Ø  Responderemos questões de vestibular sobre conectivos e referências textuais;
Ø  Revisaremos de forma prática “artigo de opinião”.


II –Atividade 1 -  Vamos responder ao minissimulado dos conectivos e referências textuais...

1 - Que tipo de relação os conectivos destacados estabelecem entre as orações?
       “Esta vida durou por muito tempo; porém afinal já eram as gazetas tão repetidas, que o padrinho se viu forçado a acompanhá-lo outra vez todos os dias para a escola, oque desfez todos os planos que os dois tinha concertado... [...]”  
a)    Porém – oposição , tão...que – conseqüência
b)    Porém – alternância, tão... que – oposição
c)    Porém – causa, tão...que – tempo
d)    Porém – causa, tão...que -consequência

2 - Que tipo de relação os conectivos destacados estabelecem entre as orações?
    “Afinal o menino tomou um dia uma resolução última e propôs ao padrinho que o fizesse sacristão”
a)    e – conseqüência
b)    e – causa.
c)    e – alternância
d)    e- adição 

3 - Que tipo de relação o marcador textual destacado estabelece entre as orações?
“Assim que o avistou, o novo sacristão disse algumas palavras o seu companheiro, dando-lhe de olho para a mulher.”
a)    Assim que – modo.
b)    Assim que – explicação.
c)    Assim que – tempo.
d)    Assim que – consequência.






      4 -  O mundo não desaparecerá após a pandemia provocada pelo Covid-19, mas sofrerá alterações e necessitará de novas atitudes das pessoas, visto que novos comportamentos serão comuns e necessários.
a)    visto que
b)    porque
c)    porém
d)    logo
     
     5 -  Existe uma grande preocupação dos governantes do mundo sobre como gerenciar a crise provocada pela pandemia do Covid-19. A transparência à informação é, sem dúvida, importante para isso; por outro lado, fornecer mecanismos para o acesso à educação, ao mesmo tempo que investem em inovações tecnológicas para garantir oportunidades de empregos nesse novo mundo que surgirá pós-pandemia, deve ser o foco das nações a partir de então.

O vocábulo “isso” sublinhado no texto se refere a que termo antes mencionado?
a)    Grande preocupação
b)    Transparência na informação
c)    Gerenciar a crise
d)    Governantes do mundo
e)    Acesso à educação

III – Atividade 2 - Elabore um artigo de opinião a partir das orientações abaixo. Lembre-se de usar  os conectivos de forma adequada.     

 Leia na internet, blogs, sites de notícias, livros, e outros, notícias, informações e dados sobre o problema do racismo estrutural e sistêmico no Brasil e no mundo. Depois, desenvolva um artigo de opinião sobre o tema: 
Como superar e seguir adiante em um mundo que não reconhece o negro como humano?
Ø  Faça um rascunho;
Ø  Passe a limpo em seu caderno;
Ø  Use a estrutura dada como exemplo neste bimestre: tese, argumentos, conclusão e intervenção;
Ø  Dê um título ao seu texto e lembre-se: título não é tema;
Ø  Escreva no máximo 30 linhas.

Em aulas anteriores vimos o gênero artigo de opinião. Geralmente, a forma como se desenvolve é três partes:
Ø  Introdução;
Ø  Desenvolvimento;
Ø  Conclusão;


PRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO (NO CADERNO)
Texto motivador:
Oprah Winfrey Apresenta: Para Onde Vamos?
       O especial apresenta Oprah Winfrey dialogando diretamente com diversos líderes, ativistas e artistas da comunidade negra sobre o racismo estrutural e o contexto atual nos Estados Unidos.
      As conversas em profundidade oferecem informação e planos tangíveis para responder às perguntas "o que importa agora?", "o que importará depois?" e "para onde vamos a partir daqui?".
       Precisamos reconhecer que “precisar viver em um mundo, em uma sociedade em que sente sua vida sob ameaça constante por causa da cor da sua pele é uma forma de violência do ambiente que corrói”
Em 25 de maio de 2020, o racismo sufocou George Floyd. Em 8 minutos e 46 segundos...
Ø  O coração de Floyd bateu cerca de 900 vezes até parar.
Ø  900 batidas.
Ø  900 mensagens para todos os brasileiros e cidadãos do mundo. 900 avisos que a discriminação está por toda a parte
Ø  900 sinais que o negro têm menos chance de progredir na carreira.
Ø  900 alertas de que um negro no Brasil tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que um branco.
Ø  900 chamados para que ninguém esqueça que vidas negras importam
Ø  900 Pedidos para que os nossos corações comecem a bater.

O que nos faz iguais é a diferença!

       Somos sufocados pela má gestão pública, pela exclusão, pelo racismo estrutural, pela pobreza sistêmica, à negação de acesso à saúde, à falsa narrativa moral do nacionalismo religioso, à devastação ecológica.





Atividade 3 -   Reflita e responda no caderno:

Se você tivesse 8 minutos e 46 segundos para respirar:
Para que usaria o seu suspiro final?
Que tipo de justiça você  pediria?
Que tipo de mundo você  deixaria?


BOM ESTUDO!!!
Envie para e-mail lilibordinhao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário