Prof. Liria Bordinhao –
AULA PARA 2 A - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
DE 22 A 26 DE JUNHO
DATA DA AULA: 16/06/2020
HORÁRIO: 17H00 às 17h45 (45 minutos)
TEMA DA AULA: Simulando um Vestibular e os
conectivos
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades do Currículo
do Estado de São Paulo:
Ø
Estabelecer
relações lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos;
Ø
Relacionar
– em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos,
recursos lingüísticos, identificando o diálogo entre as idéias e o embate dos
interesses existentes na sociedade.
Objetivos da aula:
Ø
Compreender,
de forma ampla, os conectivos textuais (conjunções), para elaborar estratégias
de leitura e textualização e elaborar de forma remota um artigo de opinião.
I – O que faremos hoje?
Ø
Revisaremos
conectivos;
Ø
Responderemos
questões de vestibular sobre conectivos e referências textuais;
Ø
Revisaremos
de forma prática “artigo de opinião”.
II –Atividade 1 - Vamos responder ao minissimulado dos
conectivos e referências textuais...
1 - Que
tipo de relação os conectivos destacados estabelecem entre as orações?
“Esta vida durou por muito tempo; porém afinal já eram as gazetas tão repetidas, que o padrinho se viu forçado a acompanhá-lo outra vez todos os
dias para a escola, oque desfez todos os planos que os dois tinha concertado...
[...]”
a)
Porém
– oposição , tão...que – conseqüência
b)
Porém
– alternância, tão... que – oposição
c)
Porém
– causa, tão...que – tempo
d)
Porém
– causa, tão...que -consequência
2 - Que
tipo de relação os conectivos destacados estabelecem entre as orações?
“Afinal
o menino tomou um dia uma resolução última e propôs ao padrinho que o fizesse sacristão”
a) e
– conseqüência
b) e
– causa.
c) e
– alternância
d) e-
adição
3 - Que
tipo de relação o marcador textual destacado estabelece entre as orações?
“Assim que o avistou, o novo sacristão disse algumas palavras o seu
companheiro, dando-lhe de olho para a mulher.”
a)
Assim
que – modo.
b)
Assim
que – explicação.
c)
Assim
que – tempo.
d)
Assim
que – consequência.
4 - O mundo não desaparecerá após a pandemia
provocada pelo Covid-19, mas sofrerá alterações e necessitará de novas
atitudes das pessoas, visto que novos comportamentos serão comuns e
necessários.
a)
visto
que
b)
porque
c)
porém
d)
logo
5 - Existe uma grande preocupação dos governantes
do mundo sobre como gerenciar a crise provocada pela pandemia do Covid-19. A
transparência à informação é, sem dúvida, importante para isso; por outro lado, fornecer mecanismos para o
acesso à educação, ao mesmo tempo que investem em inovações tecnológicas para
garantir oportunidades de empregos nesse novo mundo que surgirá pós-pandemia,
deve ser o foco das nações a partir de então.
O vocábulo
“isso” sublinhado no texto se refere a que termo antes mencionado?
a)
Grande
preocupação
b)
Transparência
na informação
c)
Gerenciar
a crise
d)
Governantes
do mundo
e)
Acesso
à educação
III – Atividade 2 - Elabore um artigo de opinião a
partir das orientações abaixo. Lembre-se de usar os conectivos de forma adequada.
Leia na internet, blogs, sites de notícias,
livros, e outros, notícias, informações e dados sobre o problema do racismo
estrutural e sistêmico no Brasil e no mundo. Depois, desenvolva um artigo de
opinião sobre o tema:
Como superar e seguir adiante em um mundo
que não reconhece o negro como humano?
Ø
Faça
um rascunho;
Ø
Passe
a limpo em seu caderno;
Ø
Use
a estrutura dada como exemplo neste bimestre: tese, argumentos, conclusão e
intervenção;
Ø
Dê
um título ao seu texto e lembre-se: título
não é tema;
Ø
Escreva
no máximo 30 linhas.
Em aulas anteriores vimos o gênero
artigo de opinião. Geralmente, a forma como se desenvolve é três partes:
Ø
Introdução;
Ø
Desenvolvimento;
Ø
Conclusão;
PRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE
OPINIÃO (NO CADERNO)
Texto motivador:
Oprah Winfrey Apresenta: Para Onde
Vamos?
O especial apresenta Oprah Winfrey
dialogando diretamente com diversos líderes, ativistas e artistas da comunidade
negra sobre o racismo estrutural e o contexto atual nos Estados Unidos.
As conversas em profundidade oferecem
informação e planos tangíveis para responder às perguntas "o que importa
agora?", "o que importará depois?" e "para onde vamos a
partir daqui?".
Precisamos reconhecer que “precisar viver em um mundo, em uma sociedade
em que sente sua vida sob ameaça constante por causa da cor da sua pele é uma
forma de violência do ambiente que corrói”
Em 25 de maio de 2020, o racismo
sufocou George Floyd. Em 8 minutos e 46 segundos...
Ø
O
coração de Floyd bateu cerca de 900 vezes até parar.
Ø
900
batidas.
Ø
900
mensagens para todos os brasileiros e cidadãos do mundo. 900 avisos que a
discriminação está por toda a parte
Ø
900
sinais que o negro têm menos chance de progredir na carreira.
Ø
900
alertas de que um negro no Brasil tem 2,7 mais chances de ser vítima de
assassinato do que um branco.
Ø
900
chamados para que ninguém esqueça que vidas negras importam
Ø
900
Pedidos para que os nossos corações comecem a bater.
O que nos faz iguais é a diferença!
Somos sufocados pela má gestão pública, pela exclusão, pelo racismo
estrutural, pela pobreza sistêmica, à negação de acesso à saúde, à falsa
narrativa moral do nacionalismo religioso, à devastação ecológica.
Atividade
3 - Reflita e
responda no caderno:
Se você tivesse 8 minutos e 46 segundos para respirar:
Para que usaria o seu suspiro final?
Que tipo de justiça você pediria?
Que tipo de mundo você deixaria?
BOM
ESTUDO!!!
Envie para e-mail lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário