"Reprodução animal"
A maior parte das espécies com reprodução sexuada apresenta, separadamente, indivíduos do sexo feminino e indivíduos do sexo masculino. O sexo masculino produz o gameta masculino e o sexo feminino produz o gameta feminino.
Nos animais o gameta masculino é chamado de espermatozoide e o gameta feminino é chamado como óvulo.
Quando os dois gametas se unem, ocorre a fecundação, que dá origem ao zigoto. O zigoto então se divide e origina duas células-filhas. Em seguida, o processo se refere e uma série de divisões produz mais células, originando um novo ser vivo.
Quando a fecundação é externa, as chances de gametas se encontrarem é menor, mas isso é compensado pela grande quantidade de óvulos produzidos e liberados no ambiente. Mesmo assim, poucos embriões sobrevivem e completam o desenvolvimento, uma vez que ficam expostos aos perigos do ambiente, sem a proteção dos pais.
A fecundação interna é a forma mais comum em animais terrestres, como répteis, aves, mamíferos (como seres humanos) e diversos invertebrados (como insetos e as aranhas).
Alguns animais com fecundação interna são ovíparos, a fêmea libera o ovo no ambiente embrião se desenvolve utilizando as reservas nutritivas presentes no ovo. É o caso de vários invertebrados, de alguns peixes, dos répteis e em geral e de todas as aves.
Outros animais de fecundação interna são vivíparas (do latim, "o que nasceu já formado"), como é o caso dos mamíferos em geral. O embrião troca substâncias com o sangue materno através da placenta, que se forma no útero da mãe. Ele recebe o ambiente e o oxigênio necessários, e elimina os resíduos produzidos pelas células.
"Exercícios de fixação"
👉
2.) A gema do ovo de aves e répteis serve de alimento para o embrião. E os embriões da maioria dos mamíferos como conseguem alimento?
👉
3.) Explique em poucas palavras o que ocorre com os gametas na reprodução sexuada em animais.
👉
Boa atividade...
Fiquem com Deus! 🙏
Nenhum comentário:
Postar um comentário