Prof.
Liria Bordinhao – 2 A
de 29 DE JUNHO A 06 DE JULHO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
de 29 DE JUNHO A 06 DE JULHO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
REVISÃO
SOBRE O ROMANTISMO
LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA AS PERGUNTAS QUE ESTÃO EM VERMELHO.
DATA DA AULA: 18/06/2020
TEMA DA AULA: Romantismo e a Idealização da Mulher
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio
Habilidades
do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø
Reconhecer
o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e
valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
Objetivos
da aula:
Ø
Reconhecer
as especificidades do texto narrativo romance, a partir das atividades do
Caderno do Aluno do 2º Bimestre.
I – O
que faremos hoje?
Ø
Aprenderemos
sobre o movimento literário Romantismo e seu contexto histórico;
Ø
Leremos
um trecho de um romance de José de Alencar;
Ø
Pensaremos
sobre o modo como as mulheres eram retratadas nos romances do Romantismo em
relação ao período atual.
Ø
1 - Quando você pensa em
Romantismo, o que vem à sua mente? (Responda no caderno)
Caderno do aluno, volume
2 página 109
Ø O Romantismo
iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado
pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos,
contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional.
Ø Este movimento
literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida
como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira,
Condoreira.
Importante...
Ø Revolução
Francesa;
Ø Independência
dos Estados Unidos;
Ø Colonialismo
português e a busca por uma identidade nacional;
Ø Geração
Nacionalista/Indianista;
Ø Geração
Ultrarromântica;
Ø Geração
Condoreira.
Exemplos de romances
românticos escritos neste período:
Ø
Amor
de perdição, de Camilo Castelo Branco
Ø
“Coração,
cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco;
Ø
“Cinco
minutos”m, de José de Alencar;
Ø
“A
mão e a luva”, de Machado de Assis;
Ø
E
vários outros...
Trecho de
“Senhora”, de José de Alencar
“Há
anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.
Desde o
momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha
dos salões.
dos salões.
Tornou-se a
deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.
Era rica e formosa.
Duas
opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores
que
se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
Quem não se
recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante
meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu
fulgor?
Tinha ela
dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo
buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
Dizia-se muita
coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os
comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
Aurélia era
órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina
Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...]
ALENCAR, José de. Senhora.
Disponível::<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000011.pdf>.
Acesso em: 12 nov. 2019.
Ø
A produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século
XIX, destacou a mulher como figura idealizada.
Ø 2 - Identifique e responda no caderno nos trechos retirados das
obras Senhora, características que comprovem essa afirmação
Ø 3 - o que é possível
identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?
“Há anos raiou no céu fluminense uma
nova estrela
Desde o momento de sua ascensão
ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. [...]”
Ø
Qual
figura de linguagem está presente neste trecho?
Aurélia, no enredo do romance
“Senhora” de José de Alencar, é a herdeira de um rico senhor. Como a sociedade
não vê com bons olhos uma mulher rica viver sem marido, ela decide organizar um
casamento pro conveniência.
Hoje em dia, as mulheres ricas não
precisam se casar para serem aceitas na sociedade.
Ø
4 - Na sua opinião, a que se
deve essa mudança?
Ø
5 - Qual a sua opinião em
relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou
prestígio social? Comente.
II –
Atividade Complementar - Pesquise na Internet
Ø
Leitura
da obra “Senhora” de José de Alencar; (FAZER RESUMO)
lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário