segunda-feira, 29 de junho de 2020

Liria Bordinhao- Lingua Portuguesa e Literatura - 2 A - semana de 29 de junho a 03 de julho


Prof. Liria Bordinhao – 2 A 
de  29 DE JUNHO A 06 DE JULHO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
REVISÃO SOBRE O ROMANTISMO

LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA AS PERGUNTAS QUE ESTÃO EM VERMELHO.
DATA DA AULA: 18/06/2020
TEMA DA AULA: Romantismo e a Idealização da Mulher
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø  Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.

Objetivos da aula:
Ø  Reconhecer as especificidades do texto narrativo romance, a partir das atividades do Caderno do Aluno do 2º Bimestre.

I – O que faremos hoje?
Ø  Aprenderemos sobre o movimento literário Romantismo e seu contexto histórico;
Ø  Leremos um trecho de um romance de José de Alencar;
Ø  Pensaremos sobre o modo como as mulheres eram retratadas nos romances do Romantismo em relação ao período atual.

Ø  1 - Quando você pensa em Romantismo, o que vem à sua mente? (Responda no caderno)

Caderno do aluno, volume 2 página 109 

Ø  O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional.
Ø  Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira.
Importante...
Ø  Revolução Francesa;
Ø  Independência dos Estados Unidos;
Ø  Colonialismo português e a busca por uma identidade nacional;
Ø  Geração Nacionalista/Indianista;
Ø  Geração Ultrarromântica;
Ø  Geração Condoreira.

Exemplos de romances românticos escritos neste período:
Ø  Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco
Ø  “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco;
Ø  “Cinco minutos”m, de José de Alencar;
Ø  “A mão e a luva”, de Machado de Assis;
Ø  E vários outros...













Trecho de “Senhora”, de José de Alencar

Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.

Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha
dos salões.

Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.

Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que
se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.

Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?

Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.

Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.

Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...]

ALENCAR, José de. Senhora. Disponível::<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000011.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2019.

Ø  A produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura idealizada.

Ø  2 - Identifique e responda no caderno nos trechos retirados das obras Senhora, características que comprovem essa afirmação

Ø  3 - o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?





















“Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela


Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. [...]”

Ø  Qual figura de linguagem está presente neste trecho?

Aurélia, no enredo do romance “Senhora” de José de Alencar, é a herdeira de um rico senhor. Como a sociedade não vê com bons olhos uma mulher rica viver sem marido, ela decide organizar um casamento pro conveniência.

Hoje em dia, as mulheres ricas não precisam se casar para serem aceitas na sociedade.

Ø  4 - Na sua opinião, a que se deve essa mudança?
Ø  5 - Qual a sua opinião em relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.

II – Atividade Complementar - Pesquise na Internet
Ø  Leitura da obra “Senhora” de José de Alencar; (FAZER RESUMO)

lilibordinhao@gmail.com

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