quarta-feira, 17 de junho de 2020

Professores Elaine Cristina e Welington - Projeto de Vida - 8º anos A, B, C e D - Sistematização da aula dehoje (17/06/2020) e Atividade complementar

Pessoal, boa tarde!!

       Segue, a sistematização da aula de hoje, bem como a atividade complementar, que deve ser registrada no CADERNO DE PRÁTICA E VIVÊNCIAS para discussão e debate no retorno às aulas presenciais.

Observação: Já postei no Google Classroom, portanto não esqueça de confirmar "entregue", pois conta como participação.   


PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 17/06/2020
HORÁRIO: 09H45 às 10h30 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: App CMSP
PROFESSORAS: 
CONTEÚDO: Nossos Direitos
MATERIAL:
Ø  Caderno / Folha de papel
Ø  Caneta / Lápis
Ø  Canetinhas ou lápis de cor;
Ø  Caderno do aluno – Volume 2 – Parte 2 - Página 71
Ø  Diário de Práticas e Vivências

II – Objetivo da aula:
Ø  Apresentar os direitos das crianças e dos adolescentes.

III - Competências socioemocionais em foco:
Ø  assertividade

IV – Acolhida – Revisão Rápida...

Conteúdo do 1º Bimestre:
Ø  Formação integral dos alunos;
Ø  Autoconhecimento;
Ø  “Qual o meu sonho?”
Ø  “O que eu preciso fazer para alcançar o meu sonho”?
Ø  Autorretrato;
Ø  “O que é ser protagonista?”
Ø  Ser protagonista no mundo e no meu Projeto de Vida
Ø  “O que me influencia a ser quem eu sou?”

V – Conceituando... (Pesquise e Responda no CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS)
Ø  O que são direitos?
Ø  O que são deveres?

VI - 2º Bimestre - Todo direito e todo dever envolvem responsabilidade
Ø  Você se lembra de empatia, respeito, assertividade, responsabilidade e iniciativa social, as chamadas competências socioemocionais?
·         Todas estão ligadas aos nossos direitos e deveres

Ø  Você já ouviu falar no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?
·         Ele foi criado em 1990;
·         É uma lei muito importante e que faz toda diferença na vida das crianças e dos adolescentes, prevenindo maus-tratos, violência e o trabalhador infantil.
VII – Aprofundando mais o assunto
Ø  Veja alguns direitos importantes que estão descritos no ECA:
·         Vida;
·         Segurança;
·         Respeito;
·         Liberdade;
·         Educação;
·         Saúde.
“A criança e o adolescente têm o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento da sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.
Ø  Veja alguns deveres importantes que estão descritos no  ECA:
·         Estudar;
·         Frequentar escola;
·         Preservar os espaços públicos e o meio ambiente;
·         Obedecer à família;
·         Respeitar todas as pessoas, independente de cor, raça, religião ou classe social.
VIII - Atividade complementar
Ler o texto da página 71 – Caderno do aluno - Volume 2 e o complemento abaixo:
A seguir, explicitamos os artigos que contemplam as categorias elencadas:
Art. 2° - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos e, adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16 - O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I.              Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários ressalvadas as restrições legais;
II.            opinião e expressão;
III.           crença e culto religioso;
IV.          brincar, praticar esportes e divertir-se;
V.            participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI.          participar da vida política, na forma da lei;VII.buscar refúgio, auxílio e orientação.
Art. 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
I.              igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II.                 direito de ser respeitado por seus educadores;
III.               direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV.               direito de organização e participação em entidades estudantis;
V.                  acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo Único - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente, 5° Ed. Brasília, Senado Federal, Subsecretaria de Edições técnicas, 2003.
       Agora, que você já sabe um pouco sobre o ECA, dos, seus direitos e deveres  enquanto adolescente e, de que como  afeta, diretamente, a sua a vida, registre no CADERNO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, livremente, sobre o que entende acerca dos direitos e das leis que o protege (ECA).
       É importante que no momento do registro, você desenvolva a competência assertividade, que se refere a capacidade de expor a sua opinião, confrontar as outras pessoas com respeito e considerar diversos pontos de vista.
Lembre-se: Todos os registros datados no Caderno de Práticas e Vivências são importantes, pois revisaremos e discutiremos na volta às aulas presenciais. 

Bom Estudo!!!

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