Pessoal, boa tarde!!
Segue, a sistematização da aula de hoje, bem como a atividade complementar, que deve ser registrada no CADERNO DE PRÁTICA E VIVÊNCIAS para discussão e debate no retorno às aulas presenciais.
Observação: Já postei no Google Classroom, portanto não esqueça de confirmar "entregue", pois conta como participação.
PROJETO DE VIDA
DATA DA AULA: 17/06/2020
HORÁRIO: 09H45 às 10h30 (45 minutos)
MEIO DE TRANSMISSÃO: App CMSP
PROFESSORAS:
CONTEÚDO: Nossos Direitos
MATERIAL:
Ø
Caderno
/ Folha de papel
Ø
Caneta
/ Lápis
Ø
Canetinhas
ou lápis de cor;
Ø
Caderno
do aluno – Volume 2 – Parte 2 - Página 71
Ø
Diário
de Práticas e Vivências
II –
Objetivo da aula:
Ø Apresentar os direitos das crianças e
dos adolescentes.
III - Competências socioemocionais em foco:
Ø assertividade
IV –
Acolhida – Revisão Rápida...
Conteúdo do 1º Bimestre:
Ø
Formação
integral dos alunos;
Ø
Autoconhecimento;
Ø
“Qual
o meu sonho?”
Ø
“O
que eu preciso fazer para alcançar o meu sonho”?
Ø
Autorretrato;
Ø
“O
que é ser protagonista?”
Ø
Ser
protagonista no mundo e no meu Projeto de Vida
Ø
“O
que me influencia a ser quem eu sou?”
V –
Conceituando... (Pesquise e Responda no CADERNO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS)
Ø
O
que são direitos?
Ø
O
que são deveres?
VI - 2º
Bimestre - Todo direito e todo dever envolvem responsabilidade
Ø
Você
se lembra de empatia, respeito, assertividade, responsabilidade e iniciativa
social, as chamadas competências socioemocionais?
·
Todas
estão ligadas aos nossos direitos e deveres
Ø
Você
já ouviu falar no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?
·
Ele
foi criado em 1990;
·
É
uma lei muito importante e que faz toda diferença na vida das crianças e dos
adolescentes, prevenindo maus-tratos, violência e o trabalhador infantil.
VII – Aprofundando
mais o assunto
Ø Veja
alguns direitos importantes que estão descritos no ECA:
·
Vida;
·
Segurança;
·
Respeito;
·
Liberdade;
·
Educação;
·
Saúde.
“A criança e o
adolescente têm o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento da sua
pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.
Ø Veja
alguns deveres importantes que estão descritos no ECA:
·
Estudar;
·
Frequentar
escola;
·
Preservar
os espaços públicos e o meio ambiente;
·
Obedecer
à família;
·
Respeitar
todas as pessoas, independente de cor, raça, religião ou classe social.
VIII
- Atividade complementar
Ler
o texto da página 71 – Caderno do aluno - Volume 2 e o complemento abaixo:
A seguir, explicitamos os artigos que contemplam as categorias
elencadas:
Art. 2° - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a
pessoa até doze anos de idade incompletos e, adolescente, aquela entre doze e
dezoito anos de idade.
Art. 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao
respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e
como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e
nas leis.
Art. 16 - O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I.
Ir, vir e estar nos logradouros
públicos e espaços comunitários ressalvadas as restrições legais;
II.
opinião e expressão;
III.
crença e culto religioso;
IV.
brincar, praticar esportes e
divertir-se;
V.
participar da vida familiar e
comunitária, sem discriminação;
VI.
participar da vida política, na forma
da lei;VII.buscar refúgio, auxílio e orientação.
Art. 53 - A criança e o
adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua
pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho,
assegurando-se lhes:
I.
igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola;
II.
direito de ser respeitado por seus
educadores;
III.
direito de contestar critérios
avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV.
direito de organização e participação
em entidades estudantis;
V.
acesso à escola pública e gratuita
próxima de sua residência.
Parágrafo
Único - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico,
bem como participar da definição das propostas educacionais.
Fonte: Estatuto da Criança e do
Adolescente, 5° Ed. Brasília, Senado Federal, Subsecretaria de Edições
técnicas, 2003.
Agora, que você já sabe um pouco sobre o
ECA, dos, seus direitos e deveres enquanto
adolescente e, de que como afeta,
diretamente, a sua a vida, registre no CADERNO
DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, livremente, sobre o que entende acerca dos
direitos e das leis que o protege (ECA).
É importante que no momento do registro,
você desenvolva a competência assertividade, que se refere a
capacidade de expor a sua opinião, confrontar as outras pessoas com respeito e
considerar diversos pontos de vista.
Lembre-se: Todos os registros datados
no Caderno de Práticas e Vivências são
importantes, pois revisaremos e discutiremos na volta às aulas presenciais.
Bom
Estudo!!!
não recebi essa apostila prof
ResponderExcluirEu tenho que saber se é esta as lições
ResponderExcluirsim, é
ExcluirBom dia! Você precisa buscar na escola. Abraços!!
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