sábado, 25 de julho de 2020

Aula de Arte - Professora Sheila

6º A e C

Copiem o texto no caderno
Não esqueçam da margem

e-mail: sheilafavero@prof.educacao.sp.gov.br

Messenger: Sheila Favero


Música

Tem registros de música em desenhos nas cavernas da Pré-história, como forma de agradecimento ou comemoração.
Na bíblia também para agradecer a Deus, comemoração de vitórias em batalhas...
Música é algo tão mágico que mexe com os nossos sentimentos e emoções.

A junção de alguns sons como da natureza, como chuva, batida do coração ou até de construções, unidas de uma forma correta viram música.

Na música temos as 7 notas conhecidas...
Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si

Para serem tocadas por algum instrumento elas são colocadas e ordenadas em 5 linhas horizontais e paralelas, que é chamado de pentagrama (penta=5)

O que é um Pentagrama? Descubra agora - Aprenda Piano

Folha de caderno para fazer a partitura

Pentagramas para imprimir | Partituras musicais gratuitas ...

Sem o pentagrama não da pra fazer a partitura!
Partitura é o lugar onde as notas são escritas para serem tocadas
Curiosidades - A Partitura


Mas vamos com calma, vimos esta partitura só de curiosidade...


Aqui esta uma escala de Sol simples, para vermos as notas.

clave de sol | Consulta Musical


A clave de Sol, é quem vai mandar na altura da nota e o som da música.
E as notas musicais...

Claves - EduqueMúsica


Também temos a Clave de Fá
7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURA
Clave de Dó

Clave de Dó




Simplificando

Melodia: qualquer sequência de notas musicais organizadas, temos em geral a melodia principal e a secundária.


Note que cada batida da marcação corresponde a uma sílaba da melodia cantada, formando assim um padrão rítmico da melodia. 


Harmonia: é o acompanhamento da melodia por instrumentos, ou, ou melodias paralelas que venham compor a principal.

Note abaixo um teclado servindo de base – fazendo a Harmonia – para a Melodia

Note abaixo a Guitarra acrescentada – fazendo a Harmonia – para a Melodia.

Agora nesse ultimo exemplo vamos acrescentar o violão com Ritmo (todos fazendo a Harmonia)

Duração: quanto dura um som, se é longo, ou curto, se demora ou acaba logo.

Intensidade: o mesmo que volume. Se o som é “alto” ou “baixo”, agradável ou incomoda.

Altura: Som grave, som “grosso” (rugido do leão), ou agudo “fino” (canto de um pássaro)

Timbre: Temos a “Cor”, a “personalidade” do som, o que faz distinguir os diferentes instrumentos e vozes.

Ritmo: é o que age com a função da duração do som. É a definição de quanto tempo cada parte da melodia continuará à tona. É a combinação de sons longos, breves e silêncio (pausa), executados sucessivamente.


Tempo: é a “pulsação” da composição, e organiza o tempo sonoro também o tempo em que as coisas acontecem na mesma. 


Escute a música do Jota Quest - "O Sol" e  responda algumas perguntinhas:



1- Ouvindo a música do Jota Quest, "O Sol" o que você sente?

2- Quais instrumentos você escuta nesta música?

3- Tem alguma parte que chama mais a sua atenção?

4- Agora você vai fazer um desenho da música, já escutou, agora leia a letra e faça um desenho do que entendeu, das partes que te chamaram a atenção

Aqui esta a letra da Música de Jota Quest - O sol

Ei dor...eu não te escuto mais, Você, não me leva a nada. Ei medo...eu não te escuto mais, Você, não me leva a nada. E se quiser saber pra onde eu vou, Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou E se quiser saber pra onde eu vou, Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou Ei dor...eu não te escuto mais Você não me leva a nada Ei medo...eu não te escuto mais Você não me leva a nada E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou É pra lá que eu vou E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou É pra lá que eu vou Yeah Caminho do sol baby Lalalalala Caminho do sol baby E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou É pra lá que eu vou E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou É pra lá que eu vou E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou É pra lá que eu vou E se quiser saber pra onde eu vou Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou É pra lá que eu vou Lalalalalalala É pra lá que eu vou Lalaralara Onde tenha sol, é pra lá que eu vou

Nenhum comentário:

Postar um comentário