sábado, 18 de julho de 2020

PROFº ANTONIO LUIZ - ATIVIDADE HISTÓRIA 8º (C, D) PERÍODO 13 A 17 DE JULHO


Professor: Antonio Luiz - período de 13 a 17 de Julho
Disciplina: HISTÓRIA
ENVIAR: E- mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br ou Blogger
Série: 8º anos (C, D).

Libertadores da América Colonial
Objetivo:
Refletir acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina.
 





”Vamos pensar”

Resposta:
Ø  São colônias de exploração;
Ø  Ambas metrópoles sofrem a invasão napoleônica
na Europa.
Ø  Portugal: fuga da Família Real;
Ø  Espanha: o rei Henrique VII é preso.

Revolução Mexicana
Guerra da Independência do México foi um conflito entre os colonos mexicanos (chamados de patriotas) e as autoridades representantes da Coroa Espanhola (chamados de realistas).
O conflito estendeu-se por dez anos, resultando na emancipação da Nova Espanha e na formação do Primeiro Império Mexicano.
Revolução haitiana
Também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal iniciado por uma rebelião de escravos.
Levou à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando esse país a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.
A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos no Novo Mundo.

Toussaint Louverture

Sob a liderança militar de Toussaint, as forças compostas por ex-escravos conseguiram ganhar concessões dos britânicos e expulsar as forças espanholas.

Jean-Jacques Dessalines

Foi um líder na Revolução Haitiana, proclamou a independência do país, em 1º de janeiro de 1804, sendo seu primeiro governante.
Em 1805, seguindo os passos de Napoleão Bonaparte, proclamou-se Imperador com o nome de Jacques I.
Processo de Independência da América Espanhola – Grupos Sociais
Chapetones
Brancos nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial. Ocupavam os postos mais altos e eram fiéis à Coroa, muitos deles lutando contra as tentativas de independência.
Criollos
Brancos nascidos na América, descendentes de espanhóis Cuidavam da produção mercantil e eram os proprietários de grandes terras. 
Os povos indígenas
Submetidos à mita e à encomienda ("troca" de instrução cristã), eram subordinados ao colonizador, pagando-lhe tributos e realizando serviços.

Simón Bolívar

Nasceu na Venezuela, e seus antepassados chegaram ao país em 1548.
Apesar de ter vivido boa parte de sua vida na Espanha e na França, era considerado criollo e, portanto, sem os privilégios dos chapetones.
Demonstrou-se muito descontente com as condições impostas ao seu grupo.

FONTE - 1

Carta da Jamaica
(...) Os americanos no sistema espanhol – que está em vigor, talvez com mais força do que nunca –não ocupam outro lugar na sociedade do que o de empregados próprios para o trabalho, e quando muito, o de simples consumidores; e ainda assim coagidos a restrições ofensivas; tais são as proibições de cultivo dos frutos da Europa, o estanco das produções que o Rei monopoliza; o impedimento das fábricas que a própria Península não possui; os privilégios exclusivos do comércio, até dos objetos de primeira necessidade; os entraves entre províncias e províncias americanas, para que não se relacionem, entendam-se nem negociem; enfim, você quer saber qual era o nosso destino? Os campos para cultivar o anil (...), o café, a cana, o cacau e o algodão; os prados solitários para criar gado; os desertos para caçar animais ferozes; as entranhas da terra para escavar o ouro que não pode saciar essa nação abrangente. (...)

Na fonte que acabamos de analisar
Símon Bolívar queixa-se do forte domínio da coroa espanhola sobre a América e gostaria que houvesse mais liberdade comercial.

FONTE - 2
Barranquilla, 9 de novembro de 1830.
A S. Ex.ª General Juan José Flores. Meu caro General: V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles [do povo] obtive poucos resultados.
1º) A América é ingovernável para nós.

 2º) Aquele que serve a uma revolução ara no mar.

 3º) A única coisa que se pode fazer na América é emigrar.

4º) Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para depois passar a tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças.

 5º) Devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar.

 6º) Se fosse possível para uma parte do mundo retornar ao caos primitivo, este seria o último período da América.
Simón Bolívar

QUESTÃO

Faça uma breve pesquisa e responda.
1)    A Independência da América Espanhola foi um processo com protagonismo das elites locais ou uma Revolução Social, que surge atendeu as necessidades dos escravos e dos trabalhadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário