segunda-feira, 27 de julho de 2020

7 ano A, B, C e D Português - Celina

Boa Tarde Alunos,

Estou enviando as últimas atividades do Caderno Aprender Sempre, e com elas encerro o nosso 2º bimestre.

Está semana será para envio de atividades atuais e atrasadas, lembrando que ainda dá tempo de colocá-las em dia e ter sua nota no boletim.

Qualquer dúvida estou a disposição no e-mail: celinalanzetti@gmail.com

Leia o texto extraído do site do zoológico de São Paulo5:

JAGUATIRICA

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino de médio porte, podendo pesar entre 11,3 a 15,8 kg. 
O seu pelo é denso e curto, de cor amarelo claro à castanho ocráceo e é todo pintado, exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda.
Os machos são maiores que as fêmeas. Esta espécie é encontrada desde o sudoeste do Texas(EUA) e
oeste do México, até o norte da Argentina. No Brasil, ocorre em todas as regiões, com exceção do sul do Rio Grande do Sul. Habitam principalmente florestas tropicais e subtropicais.
São animais solitários, procuram um par somente na época de acasalamento. Possuem hábitos noturnos, são bons nadadores e escaladores de árvores; e se alimentam de aves e pequenos roedores. O período de gestação é de 70 a 85 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes, que atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade.
A jaguatirica já foi muito caçada para venda de sua pele e abatida no caso de invasão de fazendas com criações, mas existe uma lei de proteção a ela que tem contribuído para o declínio deste comércio e preservação
da espécie.

3. O texto tem por finalidade:
  (  )a. Discutir a importância do animal.
  (  )b. Dar informações sobre a jaguatirica.
  (  )c. Contar histórias sobre a jaguatirica.
  (  )d. Orientar como cuidar da jaguatirica.
5 Fonte: São Paulo (Estado). Animais: mamíferos: jaguatirica. Disponível em: <http://www.zoologico.com.br/animais/mamiferos/jaguatirica/>. Acesso em: 05 jun. 2020.

14 | LÍNGUA PORTUGUESA

4. Leia o texto a seguir:

Imagem 1

image.png

Quanto à finalidade, ao gênero e ao assunto, podemos afirmar que o texto é:

a. Uma reportagem, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade incentivar
sua proteção.
b. Uma notícia, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade informar
que a empresa possui um programa voltado à proteção da jaguatirica.
c. Um cartaz, cujo assunto é a proteção de espécies animais em extinção e tem por finalidade incentivar a
proteção desses animais, exceto a jaguatirica.
d. Uma propaganda, cujo assunto é a proteção de espécies de animais em extinção e tem por finalidade
informar sobre o estudo da fauna brasileira.
6 Fonte: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

LÍNGUA PORTUGUESA | 15

5. Leia o texto7 e responda:

Imagem 3
image.png

Após a leitura do texto, considerando a linguagem verbal e a linguagem não verbal, concluímos que:

a. O texto verbal (palavras) ajuda a compreender o texto não verbal (imagens e cores).
b. O texto verbal (palavras) não ajuda a compreender o texto não verbal (imagens e cores).
c. O texto não verbal (imagens e cores) não se relaciona com o texto verbal (palavras).
d. O texto verbal (palavras) e não verbal (imagens e cores) tratam de assuntos diferentes.
7 Fonte: Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo.

6. Leia o texto abaixo, uma campanha realizada em escolas públicas de todo o estado de São Paulo, para responder à questão que segue.

Chega de Bullying: Não Fique Calado

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NAS ESCOLAS ESTADUAIS
Educação envolve professores, alunos e pais em iniciativa que estimula o diálogo para combater conflitos no ambiente escolar.
Atuar na prevenção do bullying nas mais de cinco mil escolas da rede estadual é o objetivo da iniciativa "Chega de Bullying: Não Fique Calado", desenvolvida pela Secretaria da Educação em parceria com o canal Cartoon Network. A campanha é realizada desde 2011 e incentiva a adoção de práticas que lidem com este comportamento.
A equipe do Sistema de Proteção Escolar, responsável por promover ações que previnam conflitos em
escolas da rede, capacitou professores para incentivar o desenvolvimento de projetos que transmitam a mensagem de combate ao bullying.
Após as formações, os educadores receberam kits com sete publicações tendo como público-alvo estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, além de docentes, pais e gestores de instituições educativas. As apostilas foram pensadas para tornar o material atrativo e divertido. Especialistas no assunto elaboraram o conteúdo com ilustrações, exercícios e jogos.
No site da campanha é possível baixar todas as apostilas e assinar um manifesto, assumindo o compromisso de acabar com o bullying. O pacto tem como meta atrair a participação de jovens e adultos de toda a América Latina.
(Extraído de: https://www.educacao.sp.gov.br/chega-bullying. Acesso em 15 jun 2020)

O objetivo principal desta campanha é:
a. unir todos os jovens da América Latina.
b. combater a violência nas escolas.
c. fazer a família participar da escola.
d. impedir o preconceito entre alunos.

5 comentários:

  1. Professora, todas essas atividades de apostila tem que copiar os textos?

    ResponderExcluir
  2. Oi professora, as imagens das questões 4 e 5 não estão dando para ver.

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, as imagens não estão abrindo

    ResponderExcluir