segunda-feira, 20 de julho de 2020


        Língua Portuguesa 6 anos A/B Professora Silmara semana          de 20 a 24 de julho

            O Talento Vence Jogos                                                                                                                       Mas Só O Trabalho Em Equipe 

                                                    Vence O Campeonato 

LÍNGUA PORTUGUESA 

  ATIVIDADE I 

 Amores leiam antes de perguntarem essas atividades são as preparações para as avaliações, portanto há necessidade de compreensão. Leia o conto a seguir e depois responda as próximas questões. Copie as questão e responda somente a correta. Ou seja não é necessário copiar tudo.


O Bom Juiz
Zenóbio era empregado da Limpeza Pública; – exercia tão baixo cargo porque não encontrara de pronto outra colocação e necessitava sustentar uma numerosa família. Trabalhava alegremente, sem se importar como os tolos preconceitos sociais, porque era um desses homens sensatos que pensam, com justa razão, que é o homem que nobilita* o emprego, e não o emprego que nobilita o homem. Há varredores honrados, do mesmo modo que há ministros desonestos.
Um dia em que estava varrendo uma rua pouco frequentada, achou uma bolsa contendo cem mil-réis. Em
vez de ficar com o achado, como era honesto, procurou o dono, e tanto fez que o encontrou.
Mas esse homem, que era um negociante, sovina, avaro e miserável, em vez de ficar agradecido, retirou de dentro dez mil-réis, e acusou o varredor de ter roubado. Foram à justiça.
O juiz, um bom, honrado e digno magistrado, ouviu a acusação, e depois, a defesa. Em seguida, senten-ciou da seguinte forma:
– O comerciante diz que perdeu uma bolsa com cem mil-réis, e que o varredor Zenóbio a achou. Ele, pelo
seu lado, diz que a entregou sem conferir, tal como a havia encontrado. Ora, como a bolsa contém noventa e não cem mil-réis, que o negociante alega, claro está que não é esta. Assim, mando que entregue a bolsa ao varredor, e deverá pagar ainda por cima as custas.
Zenóbio ficou muito satisfeito, ao passo que o outro ainda teve que gastar mais dinheiro, para castigo de
sua ganância e perversidade.
* nobilitar: tornar-se nobre; crescer em dignidade.
PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da avozinha. S.d. p. 67.

Exercícios
1. Após a leitura global do texto, é possível deduzir que:
a. O apego extremo ao dinheiro vale a pena.
b. A honestidade é uma qualidade humana.
c. É preciso desconfiar de quem é honesto.
d. Devemos confiar em todas as pessoas.

2. Assinale a alternativa correta quanto à decisão final do juiz:
a. ele concluiu que o comerciante dizia a verdade.
b. ele solicitou que Zenóbio pedisse desculpas.
c. ele mandou prender o comerciante mentiroso.
d. ele concluiu que Zenóbio dizia a verdade.

Atividade II
Agora vamos ver o gênero textual poema .Para isso vocês deverão assistir as indicações dos vídeos,
abaixo e prestarem bastante atenção na construção do poema, sua estrutura, rima, estrofe etc...
1- No vídeo o exercício proposto no final deverá ser feito oralmente;
https://www.youtube.com/watch?v=p8Snn00SkgQ
2- No vídeo dois somente assistir: Poemas ,rimas e estrofes =
https://www.youtube.com/watch?v=rFjUV29KW4E
                    Poema I
Leia o poema a seguir, de Manuel Bandeira:
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Café com pão


Virge Maria, que foi isto maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força


Oô...
Foge, bicho
Foge, povo



Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!


Oô...
Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no Sertão
Sou de Ouricuri
Oô..

Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...


Exercícios
1. Assinale a alternativa incorreta sobre o poema:
a. O poema sugere um trem em funcionamento.
b. A expressão “Oô...” lembra o apito do trem.
c. O poema sugere um trem parado e silencioso.
d. O poema possui um ritmo parecido ao de um trem.


                           Poema II
Leia o poema abaixo, de Cecília Meireles:
A língua do Nhem
Havia uma velhinha
 que andava aborrecida
 pois dava a sua vida
para falar com alguém.

E estava sempre em casa
a boa velhinha
 resmungando sozinha:
 nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

O gato que dormia
 no canto da cozinha
escutando a velhinha,
 principiou também


 a miar nessa língua
 e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

 Depois veio o cachorro
da casa da vizinha,
 pato, cabra e galinha de cá, de lá, de além,

 e todos aprenderam
a falar noite e dia
 naquela melodia
 nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

 De modo que a velhinha
 que muito padecia
 por não ter companhia
nem falar com ninguém,

 ficou toda contente,
pois mal a boca abria
 tudo lhe respondia:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

Exercício

 1- No poema acima, percebe-se que:
 a. a senhora não gostava de animais.
b. os animais preferiram o silêncio.
c. a senhora gostava muito da solidão.
d. os animais alegraram a senhora.

 Atividade III

 Vocês deverão pesquisar o que é um ¨Apólogo ¨ para atividade da semana que vem. Tenham uma boa semana bjs.......

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