segunda-feira, 20 de julho de 2020

LIRIA BORDINHAO - 2 A - LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA - DE 20 A 24 DE JULHO


PROF. LIRIA BORDINHAO – 2 A - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
SEMANA DE 22 A 26 DE JULHO
DATA Das AULAS – 09 E 07 DE JULHO
TEMA DA AULA: A construção do Herói e da Heroína no Romantismo
                              Inteligência artifical
ETAPA DE ENSINO: 2º ano Médio

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:
Ø  Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
Ø  Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.
Ø  Definição sobre Inteligência artificial


Objetivos da aula:
Ø  Reconhecer as especificidades do texto narrativo romance.
Ø  Entender o texto Inteligência artificial


LEIA -  Excerto de “Inocência”, de Visconde de Taunay

“ [...]
       — Esta obrigação de casar as mulheres é o diabo!.. Se não tomam estado, ficam juraras e fanadinhas...; se casam podem cair nas mãos de algum marido malvado... E depois, as histórias! . Ih meu Deus, mulheres numa casa, é coisa de meter medo... São redomas de vidro que tudo pode quebrar... Enfim, minha filha, enquanto solteira, honrou o nome de meus pais... O Manecão que se agüente, quando a tiver por sua .. Com gente de saia não há que fiar... Cruz! botam famílias inteiras a perder, enquanto o demo esfrega um olho.”
       “Esta opinião injuriosa sobre as mulheres é em geral corrente nos nossos sertões e traz como conseqüência imediata e prática, além da rigorosa clausura em que são mantidas, não só o casamento convencionado entre parentes muito chegados para filhos de menor idade, mas sobretudo os numerosos crimes cometidos, mal se suspeita possibilidade de qualquer intriga amorosa entre pessoa da família e algum estranho.
[...]”
TUANAY, Visconde de. Inocência. Portal Domínio Público. Disponível em : https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisas
ATIVIDADE 1 – RESPONDA
A -   A personagem Pereira revela qual traço de sua personalidade?

 LEIA - Epígrafes
“Onde há mulheres, aí se congregam todos os males a um tempo.”
 (Menandro)

“Nunca é bom que um Homem sensato eduque seus filhos de modo a desenvolver-lhes demais o espírito”.
 (Eurípedes, Medéia)

“Filhos, sois para os homens o encanto da alma.”
 ( Menandro ) .
As epígrafes acima introduzem o capítulo cinco do livro “Inocência”, de Visconde de Taunay.

 Levando em consideração o que você aprendeu sobre intertextualidade e sobre a opinião do narrador em relação ao posicionamento de Pereira.

·         B - Por que , em sua opinião, o autor fez uso dessas epígrafes?

       “Esta opinião injuriosa sobre as mulheres é em geral corrente nos nossos sertões e traz como conseqüência imediata e prática, além da rigorosa clausura em que são mantidas, não só o casamento convencionado entre parentes muito chegados para filhos de menor idade, mas sobretudo os numerosos crimes cometidos, mal se suspeita possibilidade de qualquer intriga amorosa entre pessoa da família e algum estranho.
[...]”
·         C - Qual traço da personalidade do narrador é revelado neste comentário acerca das opiniões de Pereira?

LEIA -  Excerto de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco

       “ -- Vais hoje dar a mão de esposa ao teu primo Baltasar, minha filha. É preciso que te deixes levar cegamente pela mão do teu pai. Logo que deres este passo difícil, aprenderás que a tua felicidade é daquelas que precisam ser impostas pela violência. Mas repara, minha querida filha, que a violência de um pai é sempre amor. O amor tem sido a minha condescendência e brandura para contigo. Outro teria subjugado a tua desobediência com maus tratos, com os rigores do convento, e talvez com o desfalque do teu grande património. Eu, não. Esperei que o tempo te aclarasse o juízo, e felicito-me por te julgar desassombrada do diabólico prestígio do maldito que acordou o teu inocente coração. Não te consultei outra vez sobre este casamento por temer que a reflexão fizesse mal ao zelo de boa filha com que tu vais abraçar o teu pai, e agradecer-lhe a prudência com que ele respeitou o teu gênio, velando sempre a hora de te encontrar digna do seu amor.
      Teresa não desfitou os olhos do pai; mas tão abstraída estava, que escassamente lhe ouviu as primeiras palavras, e nada das últimas. 
       Não me respondes, Teresa? disse Tadeu, tomando-lhe cariciosamente as mãos. 
      Que hei de eu responder-lhe, meu pai? balbuciou ela. 
       Dás-me o que te peço? Enches de contentamento os poucos dias que me restam? 
       E será o pai feliz com o meu sacrifício? 
       Não digas sacrifício, Teresa. Amanhã a estas horas verás que transfiguração se fez na tua alma. O teu primo é um homem composto de todas as virtudes; nem a qualidade de ser um gentil rapaz lhe falta, como se a riqueza, a ciência e as virtudes não bastassem para formar um marido excelente. 
CASTELO BRANCO, Camilo. Amor de Perdição. Portal Domínio Público. Disponível em ; https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraFrom.do?select_action&co_obra”7521
 
 
 
 
 
       ATIVIDADE 2 –
       A - O que revela o diálogo entre “Teresa e seu pai” Assinale a alternativa correta.
a)    Revela um pai carinhoso que deseja apenas um futuro seguro para sua filha, ao lado de seu primo Baltasar.
b)    Revela o desejo de casá-la com Simão, o herói da história.
c)    Revela o desejo de Teresa de casar com seu primo, amor proibido, repreendido por seu pai.
d)    Revela os sentimentos conflituosos entre pai e filha e o desejo de Teresa de ir par o convento
e)    Revela um pai alheio aos sentimentos e aspirações de sua filha.


LEIA - Excerto de “O Guarani”, de José de Alencar
        “Sobre a alvura diáfana do algodão, a sua pele, cor do cobre, brilhava com reflexos dourados; os cabelos pretos cortados rentes, a tez lisa, os olhos grandes com os cantos exteriores erguidos para a fronte; a pupila negra, móbil, cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos, davam ao rosto pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência.
       Tinha a cabeça cingida por uma fita de couro, à qual se prendiam do lado esquerdo duas plumas matizadas, que descrevendo uma longa espiral, vinham rogar com as pontas negras o pescoço flexível.
       Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa, ornada com uma axorca de frutos amarelos, apoiava-se sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida. Segurava o arco e as flechas com a mão direita calda, e com a esquerda mantinha verticalmente diante de si um longo forcado de pau enegrecido pelo fogo.”
ALENCAR, José de. Guarani. Portal Domínio Pùblico. Disponível em:https;//www.dominiopublico.gov.br/pesquisa//DetalheObraForm_do?select_action.&co_abra”1843

           ATIVIDADE 3 – RESPONDA

Ø  A - No excerto, a descrição do índio é idealizada? Justifique


LEIA  Excerto de “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães
       “[...] Eugênio não mentia, quando disse a sua mãe que ensinava a ler a sua companheira de infância. O viandante, que por ali transitasse naquela época, teria por vezes ocasião de contemplar à sombra das paineiras junto à pontezinha de que já falamos, um curioso e interessante grupo: um esbelto rapazote de cerca de doze anos assentado na grama, e com um braço passado sobre o ombro de uma gentil menina um pouco mais nova, apontando-lhe as letras do alfabeto.
       Eugênio era dotado de índole calma e pacata, e revelava ainda na infância juízo e sisudez superior à sua idade; tinha inteligência fácil e boa memória. Além disso mostrava grande pendor para as coisas religiosas. Seu principal entretimento, depois de Margarida, cuja companhia preferia a tudo, era um pequeno oratório, que zelava com extremo cuidado e trazia sempre enfeitado de flores, pequenas quinquilharias e ouropéis. Diante deste oratório, o menino se extasiava fazendo o papel de capelão, rezando terços e ladainhas e celebrando novenas com a regularidade e com uma gravidade verdadeiramente cômica.[...]”
Responda
Ø  B - Quais são as diferenças entre as descrições das personagens masculinas das femininas nos textos românticos lidos nesta aula?

VII - Dois folhetins românticos surgiram as novelas de TV, as comédias românticas do cinema e diversos outros gêneros ficcionais da atualidade.

Responda
Ø  C - Existem diferenças na descrição das personagens do Romantismo das personagens das novelas, séries de TV e cinemas atuais? Justifique.
Ø  D - Você consegue perceber conexões entre as personagens abaixo e as descrições daquelas dos romances do Romantismo?






Pixabay


ATIVIDADE 4 –LEIA E FAÇA UM RESUMO SOBRE O TEMA

Inteligência artificial
Inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em português IA ou pela sigla em inglês AI - artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software, além de também ser um campo de estudo acadêmico. Os principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo como "o estudo e projeto de agentes inteligentes", onde um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso.
 Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem a inteligência artificial como “uma capacidade do sistema para interpretar corretamente dados externos, aprender a partir desses dados e utilizar essas aprendizagens para atingir objetivos e tarefas específicos através de adaptação flexível”.
 John McCarthy, quem cunhou o termo em 1956 ("numa conferência de especialistas celebrada em Darmouth Colege" Gubern, Román: O Eros Eletrónico), a define como "a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes". É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente[2] ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
[...]
Ø  Inteligência Artificial pode funcionar como nosso cérebro?
A IA, nas mais diversas áreas, acaba realizando apenas tarefas específicas ao contexto em que é aplicada. Cada sistema criado é limitado a um conjunto de atividades de cada finalidade: um bot. (diminutivo de robot) de atendimento vai trabalhar com ofertas de produtos, responder a dúvidas, negociar dívidas mas esse mesmo bot. não vai conseguir jogar xadrez ou guiar um veículo autônomo, por exemplo, já que não consegue elaborar estratégias funcionais e sim apenas executar comandos com base em alguma análise de dados relativa à sua função. [...]

Ø  Inteligência Artificial eliminará todos os cargos de trabalho?

Um sistema que utiliza inteligência artificial pode armazenar e analisar bilhões de dados, realizar automaticamente tarefas com base nessa análise, fechar acordos, vender, controlar uma linha de produção etc., mas não é capaz de criar estratégias do zero. Além disso, tudo o que envolve humanização, sentimentos como empatia ou características como dedicação, mesmo em um contexto onde a IA se espalhe, ainda dependerá de uma interação entre o homem e a máquina. Empregos como os conhecemos hoje se transformarão, muitos inclusive deixarão de existir, mas tantos outros novos surgirão.

 

Ø  Inteligência Artificial mudará o mundo em poucos anos?

Apesar de uma grande porcentagem das funções terem parte de seus processos automatizada, nos dias de hoje, menos de 10% das atividades podem ser inteiramente substituídas por tecnologia. Nas indústrias haverá uma ampla troca da mão-de-obra humana pela força de trabalho de organismos robóticos e programas de computador que possam executar, automaticamente, tarefas repetitivas sem qualquer tipo de adversidade, já que não sofrem com todas as vulnerabilidades que um ser-humano detém como cansaço, riscos de sofrer acidentes e mobilidade, além do fato de não gerar despesas para a organização a não ser com sua manutenção e funcionamento. Porém, como se trata de um ramo da ciência relativamente novo e que está em uma fase de desenvolvimento lenta e gradual, ainda pode demorar para que a inteligência artificial cause algum impacto, realmente, significativo para as relações dentro da sociedade. 

                https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial

Responda
Ø  Em sua opinião, quais profissões deixarão de existir devido ao avanço da Inteligência artificial? Justifique.
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Alguns filmes que tratam do tema:
Ø  “AI, Inteligência artifical”, de Steven Spielberg;
Ø  “O Homem bicenten´rio”, de Chris Columbus;
Ø  “2001, uma odisséia no espaço”, de Stanley Kubrick;
Ø  “eu, robô” de Alex Proyas;
Ø  “O exterminador do futuro”, de James Cameron;
Ø  “Her”, de Spike Jonze.

Alguns livros que tratam do tema:
Ø  “21 lições para o século XXI”, de Yuval Noah Haranti;
Ø  “Homo Deus”, de Yuval Noah Harant;
Ø  “2001, uma odisséia no espaço”, de Arthur C. Clarck (Qualquer livro do Arthur C. Clarck);
Ø  “Eu, robô”, de Isaaca Asimov.


BONS ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com

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