PROF.
LIRIA BORDINHAO – 2 A - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
SEMANA
DE 22 A 26 DE JULHO
DATA Das AULAS – 09 E 07 DE
JULHO
TEMA DA AULA: A
construção do Herói e da Heroína no Romantismo
Inteligência
artifical
ETAPA DE ENSINO: 2º
ano Médio
Habilidades do
Currículo do Estado de São Paulo:
Ø
Reconhecer
o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e
valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
Ø
Formular
opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a
por meio de argumentação lógica.
Ø
Definição
sobre Inteligência artificial
Objetivos da aula:
Ø
Reconhecer
as especificidades do texto narrativo romance.
Ø
Entender
o texto Inteligência artificial
LEIA - Excerto de
“Inocência”, de Visconde de Taunay
“ [...]
— Esta obrigação de casar as mulheres é
o diabo!.. Se não tomam estado, ficam juraras e fanadinhas...; se casam podem
cair nas mãos de algum marido malvado... E depois, as histórias! . Ih meu Deus,
mulheres numa casa, é coisa de meter medo... São redomas de vidro que tudo pode
quebrar... Enfim, minha filha, enquanto solteira, honrou o nome de meus pais...
O Manecão que se agüente, quando a tiver por sua .. Com gente de saia não há
que fiar... Cruz! botam famílias inteiras a perder, enquanto o demo esfrega um olho.”
“Esta opinião injuriosa sobre as
mulheres é em geral corrente nos nossos sertões e traz como conseqüência
imediata e prática, além da rigorosa clausura em que são mantidas, não só o
casamento convencionado entre parentes muito chegados para filhos de menor
idade, mas sobretudo os numerosos crimes cometidos, mal se suspeita
possibilidade de qualquer intriga amorosa entre pessoa da família e algum
estranho.
[...]”
TUANAY,
Visconde de. Inocência. Portal Domínio Público. Disponível em : https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisas
ATIVIDADE 1 – RESPONDA
A - A personagem Pereira
revela qual traço de sua personalidade?
“Onde
há mulheres, aí se congregam todos os males a um tempo.”
(Menandro)
“Nunca
é bom que um Homem sensato eduque seus filhos de modo a desenvolver-lhes demais
o espírito”.
(Eurípedes,
Medéia)
“Filhos,
sois para os homens o encanto da alma.”
(
Menandro ) .
As
epígrafes acima introduzem o capítulo cinco do livro “Inocência”, de Visconde
de Taunay.
Levando em consideração o que você aprendeu
sobre intertextualidade e sobre a opinião do narrador em relação ao posicionamento
de Pereira.
·
B - Por que , em sua
opinião, o autor fez uso dessas epígrafes?
“Esta opinião injuriosa sobre as
mulheres é em geral corrente nos nossos sertões e traz como conseqüência
imediata e prática, além da rigorosa clausura em que são mantidas, não só o
casamento convencionado entre parentes muito chegados para filhos de menor
idade, mas sobretudo os numerosos crimes cometidos, mal se suspeita
possibilidade de qualquer intriga amorosa entre pessoa da família e algum
estranho.
[...]”
·
C - Qual
traço da personalidade do narrador é revelado neste comentário acerca das
opiniões de Pereira?
LEIA - Excerto de
“Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco
“ -- Vais hoje dar a mão de esposa ao
teu primo Baltasar, minha filha. É preciso que te deixes levar cegamente pela
mão do teu pai. Logo que deres este passo difícil, aprenderás que a tua
felicidade é daquelas que precisam ser impostas pela violência. Mas repara,
minha querida filha, que a violência de um pai é sempre amor. O amor tem sido a
minha condescendência e brandura para contigo. Outro teria subjugado a tua
desobediência com maus tratos, com os rigores do convento, e talvez com o
desfalque do teu grande património. Eu, não. Esperei que o tempo te aclarasse o
juízo, e felicito-me por te julgar desassombrada do diabólico prestígio do
maldito que acordou o teu inocente coração. Não te consultei outra vez sobre
este casamento por temer que a reflexão fizesse mal ao zelo de boa filha com
que tu vais abraçar o teu pai, e agradecer-lhe a prudência com que ele
respeitou o teu gênio, velando sempre a hora de te encontrar digna do seu amor.
Teresa não desfitou os olhos do pai; mas tão abstraída estava, que escassamente lhe ouviu as primeiras palavras, e nada das últimas.
Não me respondes, Teresa? disse Tadeu, tomando-lhe cariciosamente as mãos.
Que hei de eu responder-lhe, meu pai? balbuciou ela.
Dás-me o que te peço? Enches de contentamento os poucos dias que me restam?
E será o pai feliz com o meu sacrifício?
Não digas sacrifício, Teresa. Amanhã a estas horas verás que transfiguração se fez na tua alma. O teu primo é um homem composto de todas as virtudes; nem a qualidade de ser um gentil rapaz lhe falta, como se a riqueza, a ciência e as virtudes não bastassem para formar um marido excelente.
CASTELO BRANCO, Camilo. Amor de Perdição. Portal Domínio Público. Disponível em ; https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraFrom.do?select_action&co_obra”7521
ATIVIDADE 2 –
A - O que revela o diálogo entre “Teresa e seu pai” Assinale a alternativa correta.
a) Revela um pai carinhoso que deseja apenas um futuro seguro para sua filha, ao lado de seu primo Baltasar.
b) Revela o desejo de casá-la com Simão, o herói da história.
c) Revela o desejo de Teresa de casar com seu primo, amor proibido, repreendido por seu pai.
d) Revela os sentimentos conflituosos entre pai e filha e o desejo de Teresa de ir par o convento
e) Revela um pai alheio aos sentimentos e aspirações de sua filha.
LEIA - Excerto de “O Guarani”, de José de Alencar
“Sobre a alvura diáfana do algodão, a sua pele, cor do cobre, brilhava
com reflexos dourados; os cabelos pretos cortados rentes, a tez lisa, os olhos
grandes com os cantos exteriores erguidos para a fronte; a pupila negra, móbil,
cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos, davam
ao rosto pouco oval a beleza inculta da graça, da força e da inteligência.
Tinha a cabeça cingida por uma fita de couro, à qual se prendiam do lado
esquerdo duas plumas matizadas, que descrevendo uma longa espiral, vinham rogar
com as pontas negras o pescoço flexível.
Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa,
ornada com uma axorca de frutos amarelos, apoiava-se sobre um pé pequeno, mas
firme no andar e veloz na corrida. Segurava o arco e as flechas com a mão
direita calda, e com a esquerda mantinha verticalmente diante de si um longo
forcado de pau enegrecido pelo fogo.”
ALENCAR,
José de. Guarani. Portal Domínio Pùblico. Disponível
em:https;//www.dominiopublico.gov.br/pesquisa//DetalheObraForm_do?select_action.&co_abra”1843
ATIVIDADE 3 – RESPONDA
Ø
A - No excerto, a descrição
do índio é idealizada? Justifique
LEIA Excerto de “O
Seminarista”, de Bernardo Guimarães
“[...] Eugênio não mentia, quando disse a sua mãe que
ensinava a ler a sua companheira de infância. O viandante, que por ali
transitasse naquela época, teria por vezes ocasião de contemplar à sombra das
paineiras junto à pontezinha de que já falamos, um curioso e interessante
grupo: um esbelto rapazote de cerca de doze anos assentado na grama, e com um
braço passado sobre o ombro de uma gentil menina um pouco mais nova,
apontando-lhe as letras do alfabeto.
Eugênio era dotado de índole calma e
pacata, e revelava ainda na infância juízo e sisudez superior à sua idade;
tinha inteligência fácil e boa memória. Além disso mostrava grande pendor para
as coisas religiosas. Seu principal entretimento, depois de Margarida, cuja
companhia preferia a tudo, era um pequeno oratório, que zelava com extremo
cuidado e trazia sempre enfeitado de flores, pequenas quinquilharias e
ouropéis. Diante deste oratório, o menino se extasiava fazendo o papel de
capelão, rezando terços e ladainhas e celebrando novenas com a regularidade e
com uma gravidade verdadeiramente cômica.[...]”
Responda
Ø
B - Quais
são as diferenças entre as descrições das personagens masculinas das femininas
nos textos românticos lidos nesta aula?
VII - Dois folhetins
românticos surgiram as novelas de TV, as comédias românticas do cinema e
diversos outros gêneros ficcionais da atualidade.
Responda
Ø
C - Existem
diferenças na descrição das personagens do Romantismo das personagens das
novelas, séries de TV e cinemas atuais? Justifique.
Ø
D - Você
consegue perceber conexões entre as personagens abaixo e as descrições daquelas
dos romances do Romantismo?
Pixabay
ATIVIDADE 4 –LEIA E FAÇA UM RESUMO SOBRE O TEMA
Inteligência
artificial
Inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em
português IA ou pela sigla em inglês AI - artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por
mecanismos ou software, além de também ser um campo de estudo acadêmico. Os
principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo como "o estudo
e projeto de agentes inteligentes", onde um agente
inteligente é um
sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de
sucesso.
Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem a
inteligência artificial como “uma capacidade do sistema para interpretar
corretamente dados externos, aprender a partir desses dados e utilizar essas
aprendizagens para atingir objetivos e tarefas específicos através de adaptação
flexível”.
John McCarthy, quem cunhou o termo em 1956
("numa conferência de especialistas celebrada em Darmouth Colege"
Gubern, Román: O Eros Eletrónico), a define como "a ciência e engenharia
de produzir máquinas inteligentes". É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou
dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional
do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser
inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que
se ocupa do comportamento inteligente[2] ou ainda, o estudo de como fazer os
computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
[...]
Ø Inteligência Artificial pode funcionar como nosso
cérebro?
A IA, nas mais diversas áreas, acaba realizando
apenas tarefas específicas ao contexto em que é aplicada. Cada sistema criado é
limitado a um conjunto de atividades de cada finalidade: um bot. (diminutivo de
robot) de atendimento vai trabalhar com ofertas de produtos, responder a
dúvidas, negociar dívidas mas esse mesmo bot. não vai conseguir jogar xadrez
ou guiar um veículo autônomo, por exemplo, já que não consegue elaborar
estratégias funcionais e sim apenas executar comandos com base em alguma
análise de dados relativa à sua função. [...]
Ø Inteligência
Artificial eliminará todos os cargos de trabalho?
Um
sistema que utiliza inteligência artificial pode armazenar e analisar bilhões
de dados, realizar automaticamente tarefas com base nessa análise, fechar
acordos, vender, controlar uma linha de produção etc., mas não é capaz de criar
estratégias do zero. Além disso, tudo o que envolve humanização, sentimentos
como empatia ou características como dedicação, mesmo em um contexto onde a IA
se espalhe, ainda dependerá de uma interação entre o homem e a máquina. Empregos
como os conhecemos hoje se transformarão, muitos inclusive deixarão de existir,
mas tantos outros novos surgirão.
Ø Inteligência
Artificial mudará o mundo em poucos anos?
Apesar
de uma grande porcentagem das funções terem parte de seus processos automatizada,
nos dias de hoje, menos de 10% das atividades podem ser inteiramente
substituídas por tecnologia. Nas indústrias haverá uma ampla troca da
mão-de-obra humana pela força de trabalho de organismos robóticos e programas
de computador que possam executar, automaticamente, tarefas repetitivas sem
qualquer tipo de adversidade, já que não sofrem com todas as vulnerabilidades
que um ser-humano detém como cansaço, riscos de sofrer acidentes e mobilidade,
além do fato de não gerar despesas para a organização a não ser com sua
manutenção e funcionamento. Porém, como se trata de um ramo da ciência
relativamente novo e que está em uma fase de desenvolvimento lenta e gradual,
ainda pode demorar para que a inteligência artificial cause algum impacto,
realmente, significativo para as relações dentro da sociedade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial
Responda
Ø Em
sua opinião, quais profissões deixarão de existir devido ao avanço da
Inteligência artificial? Justifique.
@ Pixabay
Alguns filmes que tratam do tema:
Ø
“AI,
Inteligência artifical”, de Steven Spielberg;
Ø “O Homem bicenten´rio”, de Chris Columbus;
Ø “2001, uma odisséia no espaço”, de Stanley Kubrick;
Ø “eu, robô” de Alex Proyas;
Ø “O exterminador do futuro”, de James Cameron;
Ø
“Her”, de
Spike Jonze.
Alguns livros que tratam do tema:
Ø
“21
lições para o século XXI”, de Yuval Noah Haranti;
Ø “Homo Deus”, de Yuval Noah Harant;
Ø “2001, uma odisséia no espaço”, de Arthur C. Clarck
(Qualquer livro do Arthur C. Clarck);
Ø
“Eu,
robô”, de Isaaca Asimov.
BONS
ESTUDOS – lilibordinhao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário