sexta-feira, 17 de julho de 2020

PROFº ANTONIO LUIZ GEOGRAFIA 8º (A, B) PERÍODO 13 A 17 DE JULHO


Professor: Antonio de Jesus Luiz
Disciplina: Geografia 8º (A, B).
Período: 13 a 17 de Julho

ENVIAR: E-mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br ou Blogger

Fico à disposição.

DIVISÃO DO CONTINENTE SOCIOECONÔMICO
DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO, O CONTINENTE AMERICANO PODE SER DIVIDIDO EM:

AMÉRICA LATINA: COM O MÉXICO, TODA AMÉRICA CENTRAL E TODA A AMÉRICA DO SUL;
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA: COMPOSTA APENAS DE ESTADOS UNIDOS E CANADÁ.

a América anglo-saxônica é uma região do continente americano formada pelos Estados Unidos e Canadá. apesar do termo “anglo-saxônico” fazer referência aos países que possuem como língua oficial o inglês, apenas os estados unidos e o Canadá são considerados como parte dessa regionalização, pois o elemento unificador não é o idioma, mas sim as características econômicas e socioculturais. como os estados unidos e o Canadá são os únicos países desenvolvidos da América e estabelecem muitas relações entre eles, convencionou-se agrupá-los em uma única região. os demais países do continente integram a América Latina, onde predomina o subdesenvolvimento e a dependência econômica.
Diferentemente da América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os estados unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra, que desenvolveu um modelo de colonização diferente das que ocorreram nos demais países da américa. Na chamada colonização de povoamento, que ocorreu nessas duas nações, as metrópoles incentivavam a fixação permanente e o desenvolvimento da colônia, pois acreditavam que, quanto mais desenvolvida fosse a colônia, maior seria o seu lucro. Assim, grandes contingentes populacionais migraram da Europa movidos, principalmente, pelos problemas sociais, econômicos e religiosos de seu país de origem e pela grande expectativa de prosperidade nessa nova terra.
Como esses migrantes tinham a intenção de construir um “novo mundo”, uma “nova Europa”, foi necessário criar uma série de infraestruturas que permitissem aos europeus viverem com uma qualidade de vida semelhante àquela que possuíam na Europa. Com isso, o período colonial nos estados unidos e Canadá foi marcado por um grande desenvolvimento econômico mercantil e manufatureiro. Embora parte do lucro das atividades econômicas ficasse para os colonizadores, outra parte desse dinheiro era investida no desenvolvimento da própria colônia, com a criação de estradas, cidades e o desenvolvimento de manufaturas e técnicas de produção que garantissem o aumento gradativo da produtividade.
O desenvolvimento dessas infraestruturas foi fundamental para garantir a autonomia política e econômica desses países após a sua independência, já que, como possuíam um adiantado desenvolvimento econômico e de manufaturas, esses dois países não tiveram dificuldades para ingressar na lógica imperialista mundial e para se industrializar sem depender de capital ou tecnologia estrangeiros. Com isso, essas duas nações se desenvolveram rapidamente, tornando-se grandes potências econômicas e militares.
Atualmente, com um pib de cerca de 17 trilhões de dólares, os estados unidos são a maior potência econômica e militar do mundo, exercendo UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA MAIORIA DOS PAÍSES DO GLOBO, PRINCIPALMENTE NA AMÉRICA LATINA. JÁ O CANADÁ OCUPA HOJE O 10º LUGAR NO RANKING DAS MAIORES POTÊNCIAS ECONÔMICAS MUNDIAIS, COM UM PIB DE QUASE 2 TRILHÕES DE DÓLARES. A ECONOMIA DOS DOIS PAÍSES QUE INTEGRAM A AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA BASEIA-SE PRINCIPALMENTE NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COM O EMPREGO DE MUITA TECNOLOGIA, ALTAMENTE COMPETITIVA E DIVERSIFICADA, E NO SETOR DE SERVIÇOS, PRINCIPALMENTE O COMÉRCIO, BANCOS E O TURISMO.
EM ALGUMAS ÁREAS DOS ESTADOS UNIDOS E DO CANADÁ (NAS GRANDES PLANÍCIES E NO ESTADO AMERICANO DA CALIFÓRNIA), O SETOR PRIMÁRIO TAMBÉM É FORTE. OS ESTADOS UNIDOS DESTACAM-SE PELOS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, COMO A PRODUÇÃO ALTAMENTE INDUSTRIALIZADA DE TRIGO, MILHO E ALGODÃO, BEM COMO A CRIAÇÃO DE SUÍNOS E BOVINOS. JÁ O CANADÁ, EM VIRTUDE DO CLIMA MUITO FRIO DE GRANDE PARTE DO SEU TERRITÓRIO, ENCONTRA DIFICULDADES PARA PRODUZIR PRODUTOS AGRÍCOLAS. SUA PRODUÇÃO NO SETOR PRIMÁRIO DERIVA PRINCIPALMENTE DA EXTRAÇÃO MINERAL.
EM VIRTUDE DO ALTO GRAU DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DESSES PAÍSES, O PADRÃO DE VIDA DA POPULAÇÃO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA É ALTO. JUNTAS, AS DUAS POTÊNCIAS POSSUEM CERCA DE 353 MILHÕES DE HABITANTES. A EXPECTATIVA DE VIDA É ALTA, CERCA DE 78¹ ANOS, NOS ESTADOS UNIDOS, E 81 ANOS, NO CANADÁ. OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE SÃO BONS, POIS CERCA DE 99% DA POPULAÇÃO CANADENSE E NORTE-AMERICANA É ALFABETIZADA, E A MÉDIA DE ANOS DE ESTUDO É DE 12,4 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS E 11,5 ANOS NO CANADÁ. OS INVESTIMENTOS NA SAÚDE ULTRAPASSAM 17% DO PIB DESSES PAÍSES. ALÉM DISSO, A MÃO DE OBRA AMERICANA E CANADENSE, EM RAZÃO DA FORTE PRESSÃO DA SOCIEDADE, NA MAIORIA DAS VEZES, É BEM REMUNERADA.
AMÉRICA LATINA É UMA REGIÃO DO CONTINENTE AMERICANO QUE REÚNE NAÇÕES ONDE SÃO FALADOS, PRINCIPALMENTE, IDIOMAS ROMÂNICOS, ISTO É, DERIVADOS DO LATIM. OS IDIOMAS QUE PREDOMINAM NESSA REGIÃO SÃO ESPANHÓIS, O PORTUGUÊS E O FRANCÊS, UMA VEZ QUE ESSA REGIÃO FOI DOMINADA POR IMPÉRIOS COLONIAIS EUROPEUS ESPANHOL E PORTUGUÊS. COM UMA ÁREA DE APROXIMADAMENTE 20 MILHÕES KM², A AMÉRICA LATINA OCUPA 3,9% DA SUPERFÍCIE DO PLANETA TERRA. EM 2008, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU, A POPULAÇÃO DESSA REGIÃO ERA ESTIMADA EM 569 MILHÕES DE PESSOAS.
ECONOMIA DA AMÉRICA LATINA
MÉXICO, BRASIL E ARGENTINA SÃO AS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS MAIS RICAS. OS TRÊS PAÍSES SÃO VISTOS COMO EMERGENTES E O PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) DOS TRÊS, CORRESPONDEM A APROXIMADAMENTE 75% DO PIB DE TODA A AMÉRICA LATINA. ESSES PAÍSES TAMBÉM SE DESTACAM NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E NA EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS MANUFATURADOS, JÁ QUE POSSUEM UMA BASE INDUSTRIAL MAIS SÓLIDA QUE OUTRAS NAÇÕES. A MAIORIA DOS OUTROS PAÍSES DEPENDEM DA EXPORTAÇÃO E DOS COMMODITIES MINERAIS E AGRÍCOLAS. A DESIGUALDADE SOCIAL É UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA AMÉRICA LATINA, JÁ QUE EXISTE A CONCENTRAÇÃO DE RENDA NA MAIORIA DOS PAÍSES. CUBA É UMA EXCEÇÃO, POIS ADOTOU UMA ECONOMIA SOCIALISTA.  PRATICAMENTE TODOS OS OUTROS PAÍSES TEM COMO BASE UMA ECONOMIA DE MERCADO CAPITALISTA. AS MOEDAS DE MAIOR VALOR SÃO O REAL DO BRASIL, O PESO DA ARGENTINA, CHILE E MÉXICO.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DESSES PAÍSES
OS PAÍSES QUE FORMAM A AMÉRICA LATINA POSSUEM PROBLEMAS SEMELHANTES A EXEMPLO DE: PROBLEMAS SOCIAIS, ECONOMIA ATRASADA E FRAGILIZADA POR GOVERNOS CORRUPTOS E CONDIÇÃO DE PAÍSES EM SUBDESENVOLVIMENTO. NESSA REGIÃO, A AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA É EVOLUÍDA, COM DESTAQUE PARA A PESCA, CAÇA E COLETA. OS COLONIZADORES EUROPEUS CHEGARAM AOS PAÍSES E DERAM CONTINUIDADE AO CULTIVO, MAS VOLTADO PARA A EXPORTAÇÃO, BUSCANDO A PRÓPRIA RENTABILIDADE.
DESSA FORMA, ESSES PAÍSES TÊM COMO BASE DE EXPORTAÇÃO OS PRODUTOS PRIMÁRIOS, DEIXANDO O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO AINDA MAIS LENTO QUANDO COMPARADO COM NAÇÕES DESENVOLVIDAS. A POLICULTURA E A MONOCULTURA SÃO AS PRINCIPAIS FORMAS DE PRODUÇÃO. ATIVIDADE ECONÔMICA MAIS LUCRATIVA PARA OS PAÍSES LATINO-AMERICANOS É A PECUÁRIA, JÁ QUE MUITOS ANIMAIS, COMO GADOS E BOIS, SÃO CRIADOS EM REGIÕES MAIS FRIAS OU DE CLIMA TROPICAL. OUTRA GRANDE ATIVIDADE É A MINERAÇÃO E O EXTRATIVISMO, PRINCIPALMENTE NA EXPORTAÇÃO DESSES ITENS PARA O RESTO DO MUNDO. RELEVO, CLIMA E HIDROGRAFIA DA AMÉRICA LATINA
RELIGIÃO DA AMÉRICA LATINA
MESMO APRESENTANDO UM GRANDE NÚMERO DE RELIGIÕES DESDE OS EVANGÉLICOS, PROTESTANTES, AFRICANAS E INDÍGENAS, A RELIGIÃO QUE PREDOMINA NA REGIÃO LATINO-AMERICANA É O CRISTIANISMO. CRISTIANISMO É A RELIGIÃO QUE TEM COMO PONTO CENTRAL A VIDA E A PESSOA DE JESUS CRISTO. OS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS DO CRISTIANISMO PODEM SER ENCONTRADOS NO LIVRO SAGRADO: A BÍBLIA. SEGUNDO O THE WORLD FACTBOOK, ELABORADO PELA CIA COM DADOS DE 2012, O CRISTIANISMO É A MAIOR RELIGIÃO DO MUNDO.
POPULAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
A MAIORIA DA POPULAÇÃO É FORMADA POR JOVENS DE ATÉ 30 ANOS. CERCA DE 80% DA POPULAÇÃO MORA NA ZONA URBANA, ISTO É, CIDADES DE GRANDE E MÉDIO PORTE, PRINCIPALMENTE. OS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS SÃO: BRANCOS (DESCENDENTES DE PORTUGUESES E ESPANHÓIS), NEGROS (DESCENDENTES DE AFRICANOS), PARDOS E INDÍGENAS.
INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E GEOGRÁFICAS
• MAIORES CIDADES: SÃO PAULO (BRASIL), RIO DE JANEIRO (BRASIL), BELO HORIZONTE (BRASIL), BUENOS AIRES (ARGENTINA), CIDADE DO MÉXICO (MÉXICO), BOGOTÁ (COLÔMBIA), CARACAS (VENEZUELA) E QUITO equador
• PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS: AGRICULTURA, MINERAÇÃO, INDÚSTRIA, TURISMO E EXTRATIVISMO VEGETAL.
• MAIOR BIOMA: FLORESTA AMAZÔNICA.
• MAIOR RIO: RIO AMAZONAS
• MAIOR CADEIA MONTANHOSA: CORDILHEIRA DOS ANDES (REGIÃO OCIDENTAL DA AMÉRICA DO SUL).
América Latina

América Anglo-Saxônica





















Observe os Mapas, responda os exercícios



1)    Quais são os países que fazem parte de América Anglo-Saxônica? Quais são os seus idiomas?
R:

2)    Cite os três principais os países da América Latina? Quais são os seus idiomas?
R:

3)    Na América Latina quais são as maiores cidades e suas principais atividades econômicas?
R:

Nenhum comentário:

Postar um comentário