quinta-feira, 16 de julho de 2020

7 ano A,B,C e D

Boa tarde alunos,

Espero que todos estejam bem!

Continuaremos com as questões da Apostila Aprender Sempre. Aproveitem para praticar a leitura em voz alta, no retorno as aulas presenciais teremos esta atividade como avaliativa.

Qualquer dúvida estou a disposição no e-mail: celinalanzetti@gmail.com

Leia o texto jornalístico abaixo:
Adaptado para essa atividade pedagógica: Estudantes e Professores da Rede Municipal participam de curso online para combater as “Fake News” Curso 100% gratuito terá início na próxima quarta-feira (8), e será oferecido por instituições parceiras com apoio do Programa Imprensa Jovem. Na próxima quarta-feira, 8 de abril, estudantes e cerca de 200 Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo iniciarão um curso online para entender e combater a desinformação e as “Fake News” (notícias falsas) nos diferentes meios de comunicação. A iniciativa faz parte de uma parceria do programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, com a equipe da plataforma digital “Vaza, Falsiane!”. Ação também recebe apoio do programa Educamídia, pertencente ao Instituto Palavra aberta. O curso será realizado de forma online e gratuita na plataforma “Vaza, Falsiane!”, dividido em 13 módulos. Dentre os temas a serem estudados, estão: “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o diálogo para combater as notícias falsas?”; e “O mercado lucrativo das notícias falsas”. [...]. A abertura será feita na forma de uma Webinar, uma videoconferência para professores, estudantes e famílias. A ideia é complementar o curso fazendo videoconferências pela plataforma de vídeos do YouTube, pois facilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação. Serão realizadas quatro webinars, nos dias: 10, 17, 25 de abril e 1 de maio, sempre às sextas-feiras, às 16h. Outra iniciativa interessante protagonizada pelos estudantes educomunicadores da Rede Municipal de Ensino é a produção de materiais com dicas para não cair em fake news. Eles receberão uma consultoria especializada da equipe do Programa Educamídia e os estudantes criarão onze materiais para serem utilizados como estratégias de compartilhamento no Instagram e WhatsApp, para diferentes públicos. O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima, comentou sobre a iniciativa. “Em um ambiente propício a propagação das ’Fake News’, oferecer a oportunidade de formação a professores e estudantes é importante.  O curso irá promover a alfabetização midiática informacional e possibilitará a formação de professores e estudantes mediadores nos grupos de famílias do WhatsApp e outros meios de comunicação”, finaliza Carlos. [...] ² Fonte: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 04 Jun.2020. 10 | LÍNGUA PORTUGUESA 

1.Após a leitura, concluímos que o tema central do texto é informar aos leitores sobre:
  (  )a. Os prejuízos causados pelo compartilhamento de fake news.
  (  )b. Como a plataforma “Vaza, Falsiane!” pode orientar no combate as fake news.
  (  )c. O curso que professores e estudantes municipais farão para aprender a combater as fake news.    (  )d. As datas que ocorrerão as quatro webinars, videoconferências para alunos e professores.

 2. O curso divulgado pretende combater a desinformação e as “Fake News”:
   (  )a. Nos diferentes meios de comunicação. 
   (  )b. Nos grupos de aplicativos de mensagens de textos, criados pelos familiares.
   (  )c. Nos grupos de aplicativos de mensagens de textos, usados pelos estudantes.
   (  )d. Nas redes sociais, onde ocorre a maior circulação de fake news.

3. De acordo com o texto, entre os temas a serem estudados estão: 
   (  )a. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Como espalhar fake news pelo WhatsApp”; “Como usar o diálogo para divulgar as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.
   (  ) b. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o diálogo para espalhar as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.
   (  )c. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Como viralizar uma notícia falsa”; “Multiplicando notícias falsas pelos aplicativos”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.
    (  )d. “Como saber se é verdade o que ouvi dizer?”; “Abrindo a caixa preta do WhatsApp”; “Como usar o diálogo para combater as notícias falsas”; “O mercado lucrativo das notícias falsas”.

 4. Segundo o texto, a ideia de completar o curso fazendo videoconferências por plataformas digitais, como o YouTube:
   (  ) a. Dificulta o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
   (  ) b. Facilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
   (  )c. Interrompe o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.
   (  ) d. Impossibilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação.

5. A produção de materiais pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino, segundo o texto, são:
  (  ) a. Exercícios de leitura e interpretação de textos.
  (  ) b. Materiais diversos para evitar compartilhar fake news.
  (  )c. Materiais que orientam como divulgar fake news.
  (  )d. Materiais específicos para uso de adolescentes. 

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