Língua Portuguesa - Professora Elaine Cristina.
ATIVIDADE DE
LINGUA PORTUGUESA EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO - 1º BIMESTRE/20
Atividade 1 – Romance: Leitura,
análise e interpretação
Leia o fragmento a seguir:
Capítulo XIII
Ai
de mim! Não se passou com brilho, nem com alegria!
(...) Manuel anunciara o jantar, mudamente, mostrando apenas, à porta da
sala, a sua corpulenta pessoa (...).
À mesa, (...) os pudins, as travessas de doce de ovos, os antigos vinhos
da Madeira e do Porto (...) fundiam com felicidade os seus tons
ricos e quentes (...) e a sopa, que era de galinha com macarrão e arroz, foi
comida num tão largo e pesado silêncio que eu, na ânsia de o quebrar, exclamei,
ao acaso, sem pensar (...):
– Está deliciosa, esta sopa!
Jacinto ecoou:
– Divina!!
Mas como todos os convidados certamente estranharam este meu brado, e o pasmo
excessivo de Jacinto, o silêncio, carregado de estranheza, mais se carregou
de embaraço.
(...)
E só compreendi, na sala, quando
o Dr. Alípio (...) me disse (...). Era o miguelismo, por Deus! O bom D.
Teotônio considerava Jacinto como um (...) ferrenho miguelista (...).
E eu agora, furioso com aquela disparatada invenção, que cercava
de hostilidade o meu pobre Jacinto,
estragava aquela amável noite de anos, intervim, vivamente:
– Tu jogas o voltarete, Jacinto? Não... (...)
E arrastei Jacinto para as senhoras, que de novo se aninhavam à sombra
da tia Vicência, estabelecida no seu canto do sofá. (...) Mandei abrir as
janelas que davam sobre as mimosas do pátio. O Veloso, ao baralhar,
parava, bufando, como oprimido:
– Está abafado... Ainda temos trovoada!
(...)
Era prudente pensar em partir, a noite ameaçava... (...)
Voltando à sala, encontrei Jacinto muito alegre entre as senhoras, que
se familiarizaram, escutando, cheias de riso e gosto (...). Mas a minha pobre
noite de anos findava, desorganizada.
QUEIRÓS, Eça de. A cidade e as serras. Em: Obras
completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 610-616, v. 2.
Agora responda no caderno:
1.
Escrito no final do século XIX, o romance A cidade e as
serras, de Eca de Queiros, conta a historia de Jacinto, descendente de
portugueses que mora em Paris e acompanha os avanços tecnológicos, festas e
discussões do grande centro urbano. Com o amigo Jose Fernandes, ele viaja para
as serras de Portugal, onde descobre a Natureza e passa a apreciar as vantagens
da vida simples.
a)
O trecho que você leu retrata a comemoração de aniversario de Zé
Fernandes. Copie do texto dois trechos que comprovam essa afirmação
b)
O narrador afirma que a noite do seu aniversario “não se passou
com brilho, nem com alegria”. Por que ele não gostou da comemoração?
c)
Reescreva o ultimo parágrafo do trecho do romance, como se o
narrador fosse uma terceira pessoa.
d)
De acordo com o trecho lido, qual parece ser o comportamento do
personagem com relação ao aniversario?
2.
Releia os trechos do romance A cidade e as serras e, com
a ajuda de um dicionário, reescreva-os sugerindo novas palavras ou expressões
para as que estão em destaque.
a)
E arrastei Jacinto para as senhoras, que de novo se aninhavam
à sombra da tia Vicência, estabelecida no seu canto do sofá.
b)
O Veloso, ao baralhar, parava, bufando, como oprimido:
– Está abafado... Ainda temos trovoada!
(...) Era prudente pensar
em partir, a noite ameaçava... (...)
3.
Identifique
os seguintes elementos do romance:
a)
Foco
narrativo;
b)
Personagens:
Características físicas e psicológicas;
c)
Tempo em que acontece a narrativa;
d)
Espaço
em que acontece a narrativa;
4.
Qual e o acontecimento significativo a partir do qual a
narrativa se desenvolve no fragmento do romance?
5.
A partir desse
acontecimento, quais são os principais temas trabalhados na narrativa?
Atividade
2 – Poema: Leitura, análise e interpretação
Leia o poema a seguir:
500 anos de Brasil
Em abril de 1500
quando Cabral ancorou
na praia em Porto Seguro
logo na terra pisou
os índios logo cercaram
e ele se assustou
Cabral disse aos índios
estou cumprindo o meu papel
e eu vou provar que sou
um forasteiro fiel
vou mandar ler pra vocês
uma história de cordel
Os índios ao ouvir gostaram
num tom alegre e sutil
não precisou usar armas
a 22 de abril
do ano 1500
foi descoberto o Brasil
E daí continuou
a história deste país
veio lá de Portugal
a primeira diretriz
que até a independência
bem poucos foram feliz
O Brasil era na época
um reino da natureza
montanha e água limpa
índios em sua fortaleza
as águas limpas espumando
no topo da correnteza
Depois que eles voltaram
quando chegaram em Lisboa
disseram ao seu rei
a viagem não foi à toa
descobrimos um país
em terra fértil e boa
(...)
BORGES, José Francisco. 500 anos de
Brasil. Revista Palavra, Belo Horizonte, n. 12, p. 12-13, abr. 2000.
(Edição especial de aniversário.)
Agora responda no caderno:
1. Que história o poema conta?
2. Observe a estrutura do poema.
a) quantas estrofes tem?
b) Quantos versos?
c) Há rimas no poema? Dê exemplos.
3. Que fatos da nossa história são
contados em “500 anos de Brasil”?
4. Releia
estes versos de “500 anos de Brasil”.
veio
lá de Portugal
a
primeira diretriz
que
até a independência
bem
poucos foram feliz
a)
Copie o trecho em que há um problema de
concordância, de acordo com as normas gramaticais.Como seria o correto?
b) Por que você acha que o autor não fez a concordância correta?
Reescreva o poema,
transformando-o em prosa, respeitando as regras estruturais e gramaticais da
língua e, fazendo as adaptações necessárias.
Atividade 3 – Produção Textual
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Com base em seus conhecimentos
prévios sobre essa temática, produza um texto argumentativo no qual você
assuma um posicionamento, fundamentado em evidências e argumentos sólidos,
sobre a questão abaixo.
Em que medida o uso da
tecnologia impacta, em sala de aula, a aprendizagem de estudantes do ensino
fundamental?
INSTRUÇÕES
Seu texto deverá, obrigatoriamente, atender as
seguintes exigências:
Ø
ser redigido no caderno;
Ø
apresentar, explicitamente, um ponto de vista em relação à
questão-tema;
Ø
ser redigido na variedade padrão da língua portuguesa;
Ø
não ser escrito em versos;
Ø
conter, no máximo, 30 linhas;
Ø
respeitar as normas de citação de textos;
Ø
não ser assinado (nem mesmo com pseudônimo).
ATENÇÃO
Será atribuída NOTA ZERO à redação em
qualquer um dos seguintes casos:
Ø
texto com até 14 linhas;
Ø
fuga ao tema ou à proposta;
Ø
letra ilegível;
Ø
identificação do aluno (nome, assinatura ou pseudônimo);
Ø texto
que revele desrespeito aos direitos humanos ou que sejam ofensivos.
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