Projeto de Vida - 8º anos C e D – Prof. Wellington
Caros alunos dos 8º C e D.
Considerando o momento em que
estamos passando e, que vai em consonância com o que buscamos para nós e o
outros que nos cercam, segue, para os próximos dias algumas atividades para que
as realizem em seus Diários de Práticas e Vivências.
Estas atividades irão nortear
a passagem do evento que está ocorrendo nos últimos dias no Brasil e no mundo e
as bruscas mudanças comportamentais recentes na sociedade, relacionadas ao
Covid-19 (Coronavírus). A ideia é propor caminhos para que pensem se e como
essas mudanças podem impactar o seu Projeto de Vida.
As
atividades propostas poderão possibilitá-los a refletirem sobre o meio em que
vivem, considerando a realidade na qual estão inseridos.
Em breve, postarei
sugestões de leitura!
Abraços,
Professor -
Wellington
E.E.Profª. Elizabeth Aparecida Simões Mesquita
Aluno:
|
Nº
|
|
Ano
8º Ano C
e D
|
Curso
Fundamental
II
|
Tempo
Em casa
|
Disciplina
Projeto
de Vida
|
Professor
Wellington
|
Data
31/03/2020
|
Valor
total
40
pontos
|
Nota
|
ATIVIDADE DE
PROJETO DE VIDA EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO -
1º BIMESTRE/20
ATIVIDADE
1
Recurso: Diário de Práticas e Vivências
Descrição: Retomar criação do Diário de Práticas e Vivências para
completar os detalhes de sua customização. Esse é o momento de fazer
uso de outros materiais disponíveis em casa. Lembrar que qualquer coisa pode
ser usada e ajudar os estudantes a decorá-lo.
Abaixo seguem algumas dicas:
Ø - Escrever frases e usar figuras que
tenham sentido para você. Se preferir, você pode desenhar alguma coisa em cada
página do Diário.
Ø - Utilizar diferentes tipos de papel
para compor as partes das páginas do Diário. Que tal fazer um padrão de folhas
coloridas?
Ø - Reforçar o Diário com papel
transparente adesivo ou cordão que tenha em casa. Lembre-se de dar resistência
a capa para que ela permaneça resistente depois de um tempo.
Ø - Tente fazer folhas específicas para
o uso do seu Diário, como, criar uma tabela para apresentação dos seus dados
e/ou criar páginas favoritas sobre o seu sonho, como “top 10” das
suas melhores descobertas sobre quem é você.
Ø Os alunos que acharem interessante
podem fazer um tutorial em vídeo, gravado por câmera de celular, apresentando
as etapas dessa parte da customização do seu Diário, para depois mostrar aos
colegas.
Competências socioemocionais: Imaginação Criativa
ATIVIDADE
2
Recurso: Leitura e escrita
Descrição:
Ø Buscar realizar leituras ou assistir
filmes que possam ter correspondência com as aulas de Projeto de Vida e
escrever sobre isso, propondo também uma lista de indicações de leituras e
filmes, como sugestão para utilização do professor de Projeto de Vida e para os
colegas de turma. Para isso, é possível que os estudantes façam uso
dos livros que já possuem em casa, revistas e/ou periódicos utilizando-os a
partir de um “novo olhar” que o contato com o componente curricular de Projeto
de Vida possibilitou.
Ø Outra atividade é escrever sobre o
que recomendariam de importante a saber, sobre algum conteúdo das aulas de
Projeto de Vida, para alguém que conhecem, justificando o motivo.
Ø Contar uma história sobre a sua
relação com o espaço em que vive (Situações de aprendizagem de referência 6º
ano: Que Lugares Eu Ocupo?/O Mundo É Uma Grande Aldeia e Eu Não Estou Sozinho.
Situações de aprendizagem de referência 7º ano: Eu Existo, Tu Existes), como
indivíduo singular, a sua maneira de ser, que integra a totalidade do universo
- “o todo”. O(a) professor(a) deve aproveitar o contexto social atual para que
os estudantes falem sobre o seu ambiente familiar e quais as principais
mudanças que ocorreram na sua vida durante essas duas semanas.
Competências socioemocionais: Imaginação criativa, Curiosidade para
aprender e Assertividade.
ATIVIDADE 3
Recurso: Linha do tempo
Descrição:
Ø Desenhar uma linha do tempo,
dividindo-a em três etapas: quando eram bebês, a idade atual e quando estiverem
idosos, para refletirem
Ø sobre o que gostariam de ir
encontrando pelo caminho e escreverem o que acreditam que precisam mudar na sua
vida ou começar a fazer para realizarem o seu sonho.
Ø A produção dos estudantes deve compor
um portfólio da turma, para ser disponibilizado na sala de aula.
Competências socioemocionais: Organização, Foco e Autoconfiança.
ATIVIDADE 4
Desafio dos superpoderes - Minha Missão
Talvez
tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o superpoder de acabar com
o coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a dia normal com
seus e suas amigos (as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às vezes
enfrentamos situações que fogem ao nosso controle, como acontece agora e, para
superarmos as dificuldades, várias competências são úteis. Além de seguirmos as
orientações de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as competências
socioemocionais como tolerância ao estresse, tolerância à frustração e várias
outras. Que tal usar as competências socioemocionais para ajudá-lo(a)
nesses dias? Convidamos você para uma missão extraordinária que se torna
parte do Desafio dos Superpoderes.
Para cumprir a “Missão”, você precisa seguir 3 passos:
(1) Identificar, a cada semana, o principal desafio que está enfrentando e
qual competência socioemocional é mais necessária para lidar com essa situação.
(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar essa competência
socioemocional para superar o desafio que está sendo enfrentado.
(3) Fazer registros trazendo exemplos de como está colocando na
prática. Esses registros podem ser em diferentes formatos, como: textos,
desenhos, áudios, pequenos vídeos, dentre outros.
Dica de ouro 1- mantenha seu Diário de Práticas e Vivências
atualizado! Esse Diário é um grande aliado no seu desenvolvimento
socioemocional e na construção de seu Projeto de Vida. Pelo menos uma vez
por semana, registre em seu Diário de Práticas e Vivências como está se
sentindo, como as mudanças recentes, relacionadas ao coronavírus, têm
impactado seu dia a dia, se sente falta da escola, quais os principais desafios
que está enfrentando e como isso, se relaciona com seu Projeto de
Vida e com o processo de desenvolvimento socioemocional que está vivendo.
Dica de ouro 2 - leia e releia quantas vezes forem necessárias as
definições e rubricas das competências socioemocionais! Você encontra essas informações no
“Caderno de Respostas”, nas últimas páginas do Caderno do Estudante. Consulte esse material
sempre que necessário.
Bom Estudo e até
breve...
Eu não tenho o meu RA
ResponderExcluir