terça-feira, 31 de março de 2020


 Projeto de Vida - 8º anos C e D – Prof.  Wellington


Caros alunos dos 8º C e D.

       Considerando o momento em que estamos passando e, que vai em consonância com o que buscamos para nós e o outros que nos cercam, segue, para os próximos dias algumas atividades para que as realizem em seus Diários de Práticas e Vivências.
       Estas atividades irão nortear a passagem do evento que está ocorrendo nos últimos dias no Brasil e no mundo e as bruscas mudanças comportamentais recentes na sociedade, relacionadas ao Covid-19 (Coronavírus). A ideia é propor caminhos para que pensem se e como essas mudanças podem impactar o seu Projeto de Vida.
       As atividades propostas poderão possibilitá-los a refletirem sobre o meio em que vivem, considerando a realidade na qual estão inseridos.
Em breve, postarei sugestões de leitura!
Abraços,

Professor - Wellington


E.E.Profª. Elizabeth Aparecida Simões Mesquita
Aluno:
Ano
8º Ano C e D
Curso
Fundamental II
Tempo
Em casa
Disciplina
Projeto de Vida
Professor
Wellington
Data
31/03/2020
Valor total
40 pontos
Nota

 ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO - 
1º BIMESTRE/20

ATIVIDADE 1  


Recurso: Diário de Práticas e Vivências
Descrição: Retomar criação do Diário de Práticas e Vivências para completar os detalhes de sua customização.  Esse é o momento de fazer uso de outros materiais disponíveis em casa. Lembrar que qualquer coisa pode ser usada e ajudar os estudantes a decorá-lo.
Abaixo seguem algumas dicas:

Ø  - Escrever frases e usar figuras que tenham sentido para você. Se preferir, você pode desenhar alguma coisa em cada página do Diário.
Ø  - Utilizar diferentes tipos de papel para compor as partes das páginas do Diário. Que tal fazer um padrão de folhas coloridas?
Ø  - Reforçar o Diário com papel transparente adesivo ou cordão que tenha em casa. Lembre-se de dar resistência a capa para que ela permaneça resistente depois de um tempo.
Ø  - Tente fazer folhas específicas para o uso do seu Diário, como, criar uma tabela para apresentação dos seus dados e/ou criar páginas favoritas sobre o seu sonho, como “top 10” das suas melhores descobertas sobre quem é você.
Ø  Os alunos que acharem interessante podem fazer um tutorial em vídeo, gravado por câmera de celular, apresentando as etapas dessa parte da customização do seu Diário, para depois mostrar aos colegas. 
Competências socioemocionais: Imaginação Criativa


ATIVIDADE 2

Recurso: Leitura e escrita
Descrição:
Ø  Buscar realizar leituras ou assistir filmes que possam ter correspondência com as aulas de Projeto de Vida e escrever sobre isso, propondo também uma lista de indicações de leituras e filmes, como sugestão para utilização do professor de Projeto de Vida e para os colegas de turma.  Para isso, é possível que os estudantes façam uso dos livros que já possuem em casa, revistas e/ou periódicos utilizando-os a partir de um “novo olhar” que o contato com o componente curricular de Projeto de Vida possibilitou.
Ø  Outra atividade é escrever sobre o que recomendariam de importante a saber, sobre algum conteúdo das aulas de Projeto de Vida, para alguém que conhecem, justificando o motivo.
Ø  Contar uma história sobre a sua relação com o espaço em que vive (Situações de aprendizagem de referência 6º ano: Que Lugares Eu Ocupo?/O Mundo É Uma Grande Aldeia e Eu Não Estou Sozinho. Situações de aprendizagem de referência 7º ano: Eu Existo, Tu Existes), como indivíduo singular, a sua maneira de ser, que integra a totalidade do universo - “o todo”. O(a) professor(a) deve aproveitar o contexto social atual para que os estudantes falem sobre o seu ambiente familiar e quais as principais mudanças que ocorreram na sua vida durante essas duas semanas.
Competências socioemocionais: Imaginação criativa, Curiosidade para aprender e Assertividade.




ATIVIDADE 3

Recurso: Linha do tempo

Descrição:
Ø  Desenhar uma linha do tempo, dividindo-a em três etapas: quando eram bebês, a idade atual e quando estiverem idosos, para refletirem
Ø  sobre o que gostariam de ir encontrando pelo caminho e escreverem o que acreditam que precisam mudar na sua vida ou começar a fazer para realizarem o seu sonho.
Ø  A produção dos estudantes deve compor um portfólio da turma, para ser disponibilizado na sala de aula.
Competências socioemocionais: Organização, Foco e Autoconfiança.




ATIVIDADE 4
Desafio dos superpoderes - Minha Missão
       Talvez tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o superpoder de acabar com o coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a dia normal com seus e suas amigos (as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às vezes enfrentamos situações que fogem ao nosso controle, como acontece agora e, para superarmos as dificuldades, várias competências são úteis. Além de seguirmos as orientações de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as competências socioemocionais como tolerância ao estresse, tolerância à frustração e várias outras. Que tal usar as competências socioemocionais para ajudá-lo(a) nesses dias? Convidamos você para uma missão extraordinária que se torna parte do Desafio dos Superpoderes.
Para cumprir a “Missão”, você precisa seguir 3 passos:

(1) Identificar, a cada semana, o principal desafio que está enfrentando e qual competência socioemocional é mais necessária para lidar com essa situação.

(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar essa competência socioemocional para superar o desafio que está sendo enfrentado.
(3) Fazer registros trazendo exemplos de como está colocando na prática. Esses registros podem ser em diferentes formatos, como: textos, desenhos, áudios, pequenos vídeos, dentre outros.

Dica de ouro 1- mantenha seu Diário de Práticas e Vivências atualizado! Esse Diário é um grande aliado no seu desenvolvimento socioemocional e na construção de seu Projeto de Vida. Pelo menos uma vez por semana, registre em seu Diário de Práticas e Vivências como está se sentindo, como as mudanças recentes, relacionadas ao coronavírus, têm impactado seu dia a dia, se sente falta da escola, quais os principais desafios que está enfrentando e como isso, se relaciona com seu Projeto de Vida e com o processo de desenvolvimento socioemocional que está vivendo.

Dica de ouro 2 - leia e releia quantas vezes forem necessárias as definições e rubricas das competências socioemocionais! Você encontra essas informações no “Caderno de Respostas”, nas últimas páginas do Caderno do Estudante. Consulte esse material sempre que necessário.

Bom Estudo e até breve...


Um comentário: