Caros
(as) alunos (as) dos 8º A e B,
Bom dia!
Considerando o momento em que estamos passando
e, que vai em consonância com o que buscamos para nós e o outros que nos
cercam, segue, para os próximos dias algumas atividades para que as realizem em
seus Diários de Práticas e Vivências.
Estas atividades irão nortear a passagem
do evento que está ocorrendo nos últimos dias no Brasil e no mundo e as bruscas
mudanças comportamentais recentes na sociedade, relacionadas ao Covid-19 (Coronavírus).
A ideia é propor caminhos para que pensem se e como essas mudanças podem
impactar o seu Projeto de Vida.
As
atividades propostas poderão possibilitá-los a refletirem sobre o meio em que
vivem, considerando a realidade na qual estão inseridos.
Em breve, postarei sugestões de leitura!
Abraços,
Professora Elaine
E.E.Profª.
Elizabeth Aparecida Simões Mesquita
Aluno:
|
Nº
|
|
Ano
8º Ano A e B
|
Curso
Fundamental II
|
Tempo
Em casa
|
Disciplina
Projeto de Vida
|
Professor
Elaine Cristina
|
Data
31/03/2020
|
Valor total
40 pontos
|
Nota
|
ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA EM CARÁTER
EXTRAORDINÁRIO -
1º BIMESTRE/20
ATIVIDADE 1
Recurso: Diário de Práticas e Vivências
Descrição: Retomar criação do Diário de Práticas e
Vivências para completar os detalhes de sua customização. Esse é o momento de fazer uso de outros
materiais disponíveis em casa. Lembrar que qualquer coisa pode ser usada e
ajudar os estudantes a decorá-lo.
Abaixo seguem algumas dicas:
Ø - Escrever frases e usar figuras que tenham
sentido para você. Se preferir, você pode desenhar alguma coisa em cada página
do Diário.
Ø - Utilizar diferentes tipos de papel para compor
as partes das páginas do Diário. Que tal fazer um padrão de folhas coloridas?
Ø - Reforçar o Diário com papel transparente
adesivo ou cordão que tenha em casa. Lembre-se de dar resistência a capa para
que ela permaneça resistente depois de um tempo.
Ø - Tente fazer folhas específicas para o uso do
seu Diário, como, criar uma tabela para apresentação dos seus dados e/ou criar
páginas favoritas sobre o seu sonho, como “top
10” das suas melhores descobertas sobre quem é você.
Ø Os alunos que acharem interessante podem fazer
um tutorial em vídeo, gravado por câmera de celular, apresentando as etapas
dessa parte da customização do seu Diário, para depois mostrar aos
colegas.
Competências socioemocionais: Imaginação Criativa
ATIVIDADE 2
Recurso: Leitura e escrita
Descrição:
Ø Buscar realizar leituras ou assistir filmes que
possam ter correspondência com as aulas de Projeto de Vida e escrever sobre
isso, propondo também uma lista de indicações de leituras e filmes, como
sugestão para utilização do professor de Projeto de Vida e para os colegas de
turma. Para isso, é possível que os
estudantes façam uso dos livros que já possuem em casa, revistas e/ou
periódicos utilizando-os a partir de um “novo olhar” que o contato com o
componente curricular de Projeto de Vida possibilitou.
Ø Outra atividade é escrever sobre o que
recomendariam de importante a saber, sobre algum conteúdo das aulas de Projeto
de Vida, para alguém que conhecem, justificando o motivo.
Ø Contar uma história sobre a sua relação com o espaço em que vive
(Situações de aprendizagem de referência 6º ano: Que Lugares Eu Ocupo?/O Mundo
É Uma Grande Aldeia e Eu Não Estou Sozinho. Situações de aprendizagem de
referência 7º ano: Eu Existo, Tu Existes), como indivíduo singular, a sua
maneira de ser, que integra a totalidade do universo - “o todo”. O(a)
professor(a) deve aproveitar o contexto social atual para que os estudantes
falem sobre o seu ambiente familiar e quais as principais mudanças que
ocorreram na sua vida durante essas duas semanas.
Competências socioemocionais: Imaginação criativa, Curiosidade para aprender e
Assertividade.
ATIVIDADE 3
Recurso: Linha do tempo
Descrição:
Ø Desenhar
uma linha do tempo, dividindo-a em três etapas: quando eram bebês, a idade
atual e quando estiverem idosos, para refletirem
Ø
sobre o que gostariam de ir encontrando pelo
caminho e escreverem o que acreditam que precisam mudar na sua vida ou começar
a fazer para realizarem o seu sonho.
Ø A
produção dos estudantes deve compor um portfólio da turma, para ser
disponibilizado na sala de aula.
Competências
socioemocionais: Organização, Foco e Autoconfiança.
ATIVIDADE
4
Desafio
dos superpoderes - Minha Missão
Talvez
tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o superpoder de acabar com o coronavírus em um piscar de olhos e
voltar ao dia a dia normal com seus e suas amigos (as) na escola... Seria
ótimo, certo? Mas às vezes enfrentamos situações que fogem ao nosso controle,
como acontece agora e, para superarmos as dificuldades, várias competências são
úteis. Além de seguirmos as orientações de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as competências socioemocionais como
tolerância ao estresse, tolerância à frustração e várias outras. Que tal usar as competências
socioemocionais para ajudá-lo(a) nesses dias? Convidamos você para uma
missão extraordinária que se torna parte do Desafio dos Superpoderes.
Para cumprir a “Missão”, você precisa seguir 3
passos:
(1) Identificar, a cada semana, o principal desafio
que está enfrentando e qual competência socioemocional é mais necessária para
lidar com essa situação.
(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar
essa competência socioemocional para superar o desafio que está sendo
enfrentado.
(3) Fazer registros trazendo exemplos de como está colocando na prática.
Esses registros podem ser em diferentes formatos, como: textos, desenhos,
áudios, pequenos vídeos, dentre outros.
Dica
de ouro 1- mantenha seu Diário de Práticas e Vivências atualizado! Esse Diário é um grande aliado no seu
desenvolvimento socioemocional e na construção de seu Projeto de Vida. Pelo menos uma vez por semana, registre em seu
Diário de Práticas e Vivências como está se sentindo, como as mudanças
recentes, relacionadas ao coronavírus,
têm impactado seu dia a dia, se sente falta da escola, quais os principais
desafios que está enfrentando e como isso, se relaciona com seu Projeto de Vida e com o processo de
desenvolvimento socioemocional que está vivendo.
Dica
de ouro 2 - leia e releia quantas vezes forem necessárias as definições e
rubricas das competências socioemocionais! Você encontra essas informações no “Caderno de Respostas”, nas últimas
páginas do Caderno do Estudante. Consulte esse material sempre que necessário.
Bom Estudo!!!
Sobre a atividade 2, fazer uma comparação com que aprendeu no 6 e 7 ano? Não entendi.
ResponderExcluirO desenvolvimento educacional, tendo como referência os anos anteriores, ou seja, como você está e se sente agora no 8º ano, olhando pelo pelo retrovisor os anos anteriores.
ResponderExcluiragora deu pra entender!
Excluirobg ;)