sexta-feira, 27 de março de 2020

6º ANO C - História Professor Diego


REVISÃO DO CONTEÚDO (1º BIMESTRE/2020)

         Levando em conta a situação de suspensão das aulas por tempo indeterminado devido ao novo Coronavírus, faremos uma revisão do conteúdo e habilidades desenvolvidas nos meses de janeiro e fevereiro (03/02/2020 a 20/03/2020).

Unidade Temática: História: tempo, espaço e formas de registros.

Habilidades:
·        Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e
histórico);
·        Identificar as diversas formas de notação do tempo (calendários
diversos e outros artefatos), bem como as distintas formas de periodização da história.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.
copiar e responder no caderno. Olharei no retorno.

ATIVIDADE:
1. Leia com atenção o poema a seguir e faça em seu caderno  o que se pede.
Aniversário

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado —,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos…
Para, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!..

a) Grife as palavras cujo significado você não sabe. Em seguida, com a ajuda do dicionário, registre seus significados.
b) A palavra “tempo” poderia ser substituída por outra sem alterar o sentido do poema? Justifique sua resposta.
c) Pensando na sua vida, reescreva abaixo a estrofe1 do poema que mais tem a ver com você e a sua história.
d) Por que a estrofe escolhida por você o faz lembrar coisas da sua vida?

2. Criação da sua linha do Tempo.
Instruções para criação da linha do tempo de sua vida:
1º Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;
2º Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.

3. Como datar os séculos em algarismos romanos.
Para identificarmos um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar operações simples de matemática.  Observe os dois exemplos abaixo:
Exemplo 1: Se o ano terminar em dois zeros, o século corresponderá ao(s) primeiro(s) algarismo (s) à esquerda desses zeros.
Ano 300: Século III
Ano 1800: Século XVIII
Ano 2000: Século XX

Exemplo 2: Se o ano não terminar em dois zeros, desconsidere a unidade de dezena e adicione 1 aos primeiros algarismos da esquerda, veja:
Ano 425 4 + 1 = 5 Século V
Ano 1830 18 + 1 = 19
Século XIX Ano 1998 19 + 1 = 20 Século XX

a) Escreva quando inicia e termina os séculos abaixo:
I – Século XIV: começa em 1301 e termina em 1400.
II – Século XV: _____________________________________________
III -  Século XVIII: ___________________________________________
IV – Século XIX: __________________________________________
V – XX: __________________________________________

b) De acordo com o ano, indique o século ao lado em algarismos romanos:

555_______________
111________________
1333 ______________
1555______________
1999 ______________
333______________
499______________
699 ______________
1599 ______________
1763 ______________
999 ______________
1500 ______________
1789 ______________
1822 ______________
1889 ______________
1901 ______________
1964______________
1989______________
2002______________
2020______________


4. Leia o texto e registre no seu caderno o que se pede.
O trabalho do historiador e as fontes históricas
Para pesquisarem os seres humanos e sua relação com o tempo histórico, os historiadores utilizam as chamadas fontes históricas, que são vestígios deixados pelo homem ao longo do tempo. Como um detetive, para obter informações de determinada época e sociedade, o historiador analisa as fontes, através de perguntas.

a) Pesquise em seu livro didático, na internet ou em outros meios físicos e digitais, as características de cada uma das seguintes fontes históricas: escritas, sonoras, visuais, orais e materiais. Depois, faça os registros no seu caderno.

5. Retomando a ideia de que fontes históricas são todos os vestígios produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e que possuem diferentes tipologias (visual, oral, escrita, audiovisual, material e imaterial), em seu caderno, coloque ao menos três tipos de fontes que possuem relação direta com o momento atual. Embaixo de cada uma delas, crie uma legenda apresentando a sua tipologia e a sua interpretação sobre a fonte.


Dúvidas?
11 99466-2608
diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário