REVISÃO DO CONTEÚDO (1º
BIMESTRE/2020)
Levando em conta a situação de
suspensão das aulas por tempo indeterminado devido ao novo Coronavírus, faremos
uma revisão do conteúdo e habilidades desenvolvidas nos meses de janeiro e
fevereiro (03/02/2020 a 20/03/2020).
Unidade
Temática:
História: tempo, espaço e formas de registros.
Habilidades:
·
Identificar
as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e
histórico);
·
Identificar
as diversas formas de notação do tempo (calendários
diversos
e outros artefatos), bem como as distintas formas de periodização da história.
OBJETOS
DE CONHECIMENTO: A
questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das
cronologias.
copiar e responder no caderno. Olharei no retorno.
ATIVIDADE:
1. Leia
com atenção o poema a seguir e faça em seu caderno o que se pede.
Aniversário
No tempo em
que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz
e ninguém estava morto.
Na casa
antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria
de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
No tempo em
que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a
grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente
para entre a família,
E de não ter
as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a
ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a
olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
Vejo tudo
outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta
com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador
com muitas coisas — doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado —,
As tias
velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em
que festejavam o dia dos meus anos…
Para, meu
coração!
Não penses! Deixa
o pensar na cabeça!
Ó meu Deus,
meu Deus, meu Deus!
Hoje já não
faço anos
Duro.
Somam-se-me
dias.
Serei velho
quando o for.
Mais nada.
Raiva de não
ter trazido o passado roubado na algibeira!...
O tempo em
que festejavam o dia dos meus anos!..
a) Grife as palavras cujo significado você
não sabe. Em seguida, com a ajuda do dicionário, registre seus significados.
b) A palavra “tempo” poderia ser
substituída por outra sem alterar o sentido do poema? Justifique sua resposta.
c) Pensando na sua vida, reescreva abaixo
a estrofe1 do poema que mais tem a ver com você e a sua história.
d) Por que a estrofe escolhida por você o
faz lembrar coisas da sua vida?
2.
Criação da sua linha do Tempo.
Instruções
para criação da linha do tempo de sua vida:
1º Utilize
seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;
2º Inicie
sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º A última
data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º Entre o
dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos
marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará
bastante completa.
3. Como
datar os séculos em algarismos romanos.
Para
identificarmos um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar
operações simples de matemática. Observe
os dois exemplos abaixo:
Exemplo
1: Se o ano terminar em
dois zeros, o século corresponderá ao(s) primeiro(s) algarismo (s) à esquerda desses
zeros.
Ano 300:
Século III
Ano 1800:
Século XVIII
Ano 2000:
Século XX
Exemplo
2: Se o ano não
terminar em dois zeros, desconsidere a unidade de dezena e adicione 1 aos
primeiros algarismos da esquerda, veja:
Ano 425 4 +
1 = 5 Século V
Ano 1830 18
+ 1 = 19
Século XIX
Ano 1998 19 + 1 = 20 Século XX
a)
Escreva quando inicia e termina os séculos abaixo:
I – Século
XIV: começa em 1301 e termina em 1400.
II – Século
XV: _____________________________________________
III - Século XVIII: ___________________________________________
IV – Século
XIX: __________________________________________
V – XX:
__________________________________________
b) De
acordo com o ano, indique o século ao lado em algarismos romanos:
555_______________
111________________
1333 ______________
1555 ______________
1999 ______________
333 ______________
499 ______________
699 ______________
1599 ______________
1763 ______________
999 ______________
1500 ______________
1789 ______________
1822 ______________
1889 ______________
1901 ______________
1964 ______________
1989 ______________
2002 ______________
2020 ______________
4. Leia o
texto e registre no seu caderno o que se pede.
O
trabalho do historiador e as fontes históricas
Para
pesquisarem os seres humanos e sua relação com o tempo histórico, os
historiadores utilizam as chamadas fontes históricas, que são vestígios
deixados pelo homem ao longo do tempo. Como um detetive, para obter informações
de determinada época e sociedade, o historiador analisa as fontes, através de
perguntas.
a) Pesquise em seu livro didático, na
internet ou em outros meios físicos e digitais, as características de cada uma
das seguintes fontes históricas: escritas, sonoras, visuais, orais e materiais.
Depois, faça os registros no seu caderno.
5. Retomando a ideia de que fontes
históricas são todos os vestígios produzidos pelos seres humanos ao longo do
tempo e que possuem diferentes tipologias (visual, oral, escrita, audiovisual,
material e imaterial), em seu caderno, coloque ao menos três tipos de fontes
que possuem relação direta com o momento atual. Embaixo de cada uma delas, crie
uma legenda apresentando a sua tipologia e a sua interpretação sobre a fonte.
Dúvidas?
11 99466-2608
diegomaia@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário