Língua Portuguesa - 6º Anos A e B
Professora Silmara Monteiro
ATIVIDADES AVALIATIVAS DE REFORÇO ESCOLAR – 6 anos A e B
Professora: Silmara Monteiro
Bom dia meus Anjos. Para completar essa atividade é necessário que façam sozinhos , e se
surgir qualquer dúvida pergunte a um familiar. Lembre-se que essa revisão é para as próximas
avaliações.
Instruções:
1) as atividades não
precisam ser impressas com exceção da cruzadinha que deverá ser colada no
caderno.
2) Bem colocar no caderno a data, copiar o título da atividade, e
copiar as questões e responder.
3) Obs:
os textos devem ser lidos em voz alta e não precisam ser copiados, se
tiver alguém para escutar e verificar
sua leitura melhor
4) ao ler o texto leia pausadamente respeitando os
pontos, vírgulas etc... não corram com a leitura lembrem você sempre terá um
ouvinte a te escutar.
5) As atividades devem ser feitas uma a cada título por
dia sem pressa hoje segunda até o final de semana,
6) o entendimento é mais
importante do que a pressa em terminar.
7) Aos alunos que fazem caligrafia
terminem as que eu passei e nas próximas
postagens irei enviar as atividades extras de
vocês.
8) ao retornarmos vistarei as atividades.
Obs: aqueles que tiverem
e quiserem imprimir os quadrinhos para colar podem fazer.
9) LEMBRE-SE FAÇAM AS ATIVIDADES SEM USAR
CORRETIVO.
Bjs boas atividades logo nos veremos.
Interpretação de história em quadrinhos O
Vendedor
1. Nos dois primeiros quadros da
tira, percebe-se que o menino
(A) aceita
logo a oferta do homem.
(B) discute
o preço das balas com o homem.
(C) negocia
o preço da sua mercadoria.
(D) oferece
a sua mercadoria aos gritos.
2. O recurso utilizado na tira para apresentar a fala dos personagens é
(A) o
gesto.
(B) a cor.
(C) o tipo
de letra.
(D) o
balão.
3. A fala do menino, no último quadro da tira, sugere
(A)
aborrecimento.
(B)
bondade.
(C)
preconceito.
(D) inveja.
4. No segundo quadro da tira, a fala
do menino marcada com um duplo ponto de exclamação, reforça
(A) a
irritação com o trabalho.
(B) o
desinteresse pela venda.
(C) o apelo
para vender.
(D) a
pressa em vender.
5. Em
“Não trabalho com pedestre”, o termo destacado refere-se a pessoas que
(A) andam
de ônibus.
(B)
caminham a pé.
(C)
passeiam de bicicleta.
(D) viajam
de carro.
Leitura e Interpretação de texto
Atividade 2 Leia o texto com atenção em
voz alta para treinar a sua leitura, obedecendo
a pontuação , em seguida responda as questões.
POR QUE TUDO ISSO
Oito em ponto. A aula
começa com Geografia.
Fernando está meio
nervoso.
Toda vez que dona
Lucinda dá trabalho em grupo é aquela loucura.
Ele tem a redação, mas
não o cartaz. O seu grupo combinou um encontro no pátio da escola. Ele foi, mas
o grupo não estava. No dia seguinte, Fernando perguntou o que tinha acontecido
e os colegas responderam que ele se enganou no horário. Marcaram a segunda vez
na casa do Fernando e a Vó Bisa até ajudou a preparar sanduíches e refrescos
para o lanche. Mas ninguém apareceu. De novo combinaram um encontro na casa de
Lia, terça-feira, às quatro horas. Quando Fernando chegou o trabalho estava
pronto. Disseram que ele deveria ter chegado às duas.
Ele tentou argumentar e
discutir, mas não deu pé. Chamaram-no de bebezão, porque era o mais novo da
classe, e ainda provocaram:
- Vai chorar? Vai?
Não, ele não chorou.
Voltou para casa triste e murchinho sem entender muito o porquê de tudo aquilo.
Não contou nem pra Vô
Bisa o que estava acontecendo na escola e foi fazer a redação.
Gora era ver no que
dava.
Todos os grupos foram
sendo chamados para apresentar seu cartaz e dona Lucinda ia chegando,
corrigindo ou censurando. E dando a nota.
Agora é a vez do seu
grupo e Fernando torce as mãos.
- Dona Lucinda, disse
Lia, este é o nosso trabalho. Todos participaram, menos Fernando, que chegou
tarde em todas as reuniões.
Foi um soco na boca do
estômago. Ele não podia entender. Por que faziam aquilo? Toda vez era a mesma
coisa, Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo pra
escanteio. Quando conseguia participar de alguma reunião suas ideias não eram
aceitas e seus recortes e desenhos jamais cabiam nos cartazes. Sempre sobravam.
- Você devia estar mais
atento e ser responsável. Agora fica sem nota e vai trazer amanhã sem falta um
cartaz sobre o assunto. E vai fazer sozinho!
Que raiva! Que raiva!
Que raiva!
Na saída, Lia e os
outros fingiram que Nando não existia e só comentavam a nota do cartaz que fez
sucesso.
Nando não voltou de
ônibus pra casa. Veio caminhando devagar, distraído, chutando pedrinhas,
pensando em tudo, pensando em nada, decidindo como fazer seu cartaz e, ao mesmo
tempo, jurando que não ia fazer, só de raiva.
[...]
Vó Bisa estava
cochilando na cadeira de balanço e não viu Nando chegar.
Ele tirou seu prato do
forno e comeu uma garfada sem vontade. A mãe fazia o jantar e, no dia seguinte,
Nando esquentava as sobras para si. Vó Bisa não almoçava, só comia uma maça. A
mãe dizia que ela comia como passarinho. Pouco e devagar. Enquanto comia sem
sentir o gosto de nada, Nando chorou. Queria ter amigos e não conseguia. Acho
que era por causa dos óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não
sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado.
A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um
gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos,
Rodriguinho colava o tempo todo e ninguém se incomodava. O pescoço, a
Luciana...
Que defeito tão grave
era aquele que o afastava de todos? Só podia ser os óculos mesmo.
(Leila Rentroia Iannone. Com a ponta dos
dedos e os olhos do coração. São Paulo, Editora do Brasil, 1986. p. 11-12).
a)
Qual
é o problema que Fernando enfrenta? Como ele reagia às atitudes dos colegas?
b)
Por
que ele não conseguia entender a atitude dos colegas?
c)
O
garoto procura um motivo que explique a rejeição por parte dos colegas de
classe. A que ele a atribui?
d)
Você
acha que esse seria um motivo para discriminar alguém? Há algum motivo que
justifique uma atitude como a dos colegas de Fernando? Explique.
e)
Você
já passou por um problema semelhante? Ou conhece alguém que já sofreu por ser
rejeitado? Escreva sua resposta nas linhas a seguir, contando o motivo da
rejeição e se o problema foi superado.
f)
É
possível saber alguma coisa do físico da personagem principal do texto?
g)
Você
já leu ou ouviu alguém falando sobre bullying? O que você sabe sobre o assunto?
Você acha que o personagem do texto, Fernando, sofria bullying na escola?
Comente.
Disponível
em: http://www.telaquente.com.br/site/index.php.
Questão
1 –
No terceiro quadrinho, a expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de
comportamento do garoto. Identifique-a:
Questão
2 –
A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:
a) o seu compromisso
com o amigo.
b) a sua insatisfação
com os programas televisivos.
c) a incoerência de sua
atitude.
d) a
sua alegria em escrever para o amigo.
Avaliação De Língua
Portuguesa
A VELHA CONTRABANDISTA
Diz que
era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela
fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal
da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia,
quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela
parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
– Escuta
aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que
diabo a senhora leva nesse saco?
A
velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela
adquirira no odontólogo e respondeu:
– É
areia!
Aí quem
sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar
da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e
dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente.
Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o
fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e
no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela
passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou
o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal
examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e,
todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que
foi aí que o fiscal se chateou:
– Olha,
vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa
de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é
contrabandista.
– Mas no
saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o
fiscal propôs:
– Eu
prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não
conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a
senhora está passando por aqui todos os dias?
– O
senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
– Juro –
respondeu o fiscal.
– É
lambreta.
(Stanislaw Ponte Preta)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Qual é o título do texto. Qual é o tema do texto
acima?
2) Este texto possui quantos personagens, cite-os.
3) O texto acima é um texto descritivo, dissertativo
ou informativo? Justifique sua resposta.
4) O que o autor quis dizer com a
expressão “tudo malandro velho”?
5) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e
responda:
Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira
no odontólogico”, a que tipo de dentes ele se referia?
6) Explique com suas palavras porque a velhinha
precisava enganar o fiscal e qual foi o truque que ela usou para enganar o
fiscal.
7) Quando e por qual motivo a velhinha decidiu contar
a verdade?
8) Qual é a grande surpresa da história?
9) Qual é a sequência correta dos acontecimentos de
acordo com o texto “A velha contrabandista”.
( ) O fiscal verificou que só havia areia dentro
do saco.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) Todo dia,
a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no
bagageiro.
( ) Mas, desconfiado, o
fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Então,
ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe
dissesse qual era o contrabando que fazia.
10) Que adjetivos (qualidades) você daria à velhinha:
( )
ingênua ( )
otimista
( )
esperta ( )
pessimista
( ) caduca
( ) boba
( )
cansada ( ) inteligente
Tromba ou
focinho?
Na verdade, o tamanduá tem mesmo é um
focinho bem comprido, que permite a caça de muitas formigas e cupins – cerca de
30 mil por dia! Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado
e captura as presas com sua língua grande e pegajosa. Os insetos grudam
facilmente e ele os engole sem mastigar, porque é banguela!
Questões
Questão
1 – No trecho “[…] um focinho bem comprido
[…]”, o termo “bem” foi empregado para:
( ) definir o sentido do adjetivo
“comprido”.
( ) intensificar o sentido do
adjetivo “comprido”.
( ) complementar o sentido do
adjetivo “comprido”.
Questão
2 – No segmento “Ele localiza formigueiros e
cupinzeiros com seu olfato apurado […]”, o adjetivo destacado
poderia ser substituído por:
( ) “firme”.
( ) “pesado”.
( ) “aguçado”.
Questão
3 – Sublinhe os adjetivos presentes nesta
parte do texto:
“[…] captura as presas com sua língua grande e
pegajosa.”
Questão
4 – Os adjetivos sublinhados acima caracterizam:
( ) o tamanduá.
( ) as presas do tamanduá.
( ) a língua do tamanduá.
Questão
5 – Em “[…] porque é banguela!”, o adjetivo
“banguela” indica:
( ) um estado do tamanduá.
( ) um modo de ser do
tamanduá.
( ) uma característica do
tamanduá.
Questão
6 – Os adjetivos analisados anteriormente
compõem um texto, que objetiva:
( ) explicar algo.
( ) noticiar um fato.
( ) expor uma opinião.
SUBSTANTIVOS COLETIVOS
O SUBSTANTIVO COLETIVO INDICA UM GRUPO OU
UMA COLEÇÃO DE COISAS OU SERES DA MESMA ESPÉCIE.
EXERCÍCIOS
1)
ESCREVA
O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DAS PALAVRAS ABAIXO:
A)
PESSOAS:
_________________________________________________________________
B)
ILHAS:
_________________________________________________________________
C)
BOIS:
_________________________________________________________________
D)
ESTRELAS:
________________________________________________________________
E)
LENHA:
___________________________________________________________
F)
CÃES DE
CAÇA: ____________________________________________________________
G)
LADRÕES:
_________________________________________________________________
H)
LOBOS:
_________________________________________________________________
I)
LIVROS:
_________________________________________________________________
J)
CAMELOS:
_________________________________________________________________
K)
ABELHAS:
_________________________________________________________________
L)
JURADOS:
_________________________________________________________________
M)
GAFANHOTOS:
_____________________________________________________________
2)
SELECIONE
TRÊS COLETIVOS DO EXERCÍCIO ANTERIOR E ESCREVA UMA FRASE PARA CADA UM.
A)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
B)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
C) _______________________________________________________________________
3)
COMPLETE
AS LACUNAS UTILIZANDO O COLETIVO DAS PALAVRAS EM DESTAQUE NA FRASE:
A)
OS PEIXES DAQUELE ______________________
SÃO GRANDES.
B)
COMPREI
MAIS UM LIVRO PARA MINHA
______________________.
C)
VIAJEI
EM UM DOS AVIÕES DAQUELA
______________________.
D)
A NOIVA
TIROU UMA FLOR DE SEU
______________________.
E)
APLAUDIMOS
OS MÚSICOS DA ______________________
DA CIDADE.
4)
SUBLINHE
O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
A)
MÚSICOS: BANDA – CACHO – TURMA
B)
AVIÕES: ESQUADRILHA – ÁLBUM – ESQUADRA
C)
PORCOS: VARA – JUNTA – FATO
D)
PEIXES: QUADRILHA – CARDUME – PENCA
E)
CABRAS: CACHO – FATO – TURMA
F)
QUADROS: ESQUADRA – PINACOTECA – ÁLBUM
G)
LEIS: CÓDIGO – FATO – JUNTA
H)
CORDA: QUADRILHA – PENCA – CORDAME
I)
CEBOLAS: RÉSTIA – ÁLBUM – NINHADA
J)
ARTISTAS: DISCOTECA – FAUNA – ELENCO
K)
PÁSSAROS: BANDA – BIBLIOTECA – BANDO
5)
CIRCULE
OS SUBSTANTIVOS COLETIVOS DAS FRASES ABAIXO:
A)
O
BATALHÃO MARCHOU PELAS RUAS.
B)
UMA
ESQUADRILHA AMERICANA SOBREVOOU A ALEMANHA.
C)
NO
PASTO HAVIAM MUITOS REBANHOS.
D)
O
PORTA-AVIÕES PERTENCE A ESQUADRA INGLESA.
E)
O
AUDITÓRIO ENTUSIASMADO APLAUDIA OS MÚSICOS.
F)
AQUELE
CIENTISTA DEDICA-SE AO ESTUDO DA FAUNA BRASILEIRA.
G)
A NEVE
ENCOBRE A CORDILHEIRA.
CAÇA
PALAVRAS
Obs: As palavras podem ser feitas
com lápis de cor.
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