segunda-feira, 30 de março de 2020

6º Anos A e B - Língua Portuguesa - Profª Silmara Monteiro

Língua Portuguesa - 6º Anos A e B
Professora Silmara Monteiro


ATIVIDADES  AVALIATIVAS DE REFORÇO ESCOLAR – 6 anos A e B
Professora:  Silmara Monteiro
Bom dia meus  Anjos. Para completar essa atividade é necessário que façam sozinhos , e se surgir qualquer  dúvida  pergunte a um familiar.  Lembre-se que essa revisão é para as próximas avaliações.  
Instruções:
1) as atividades não precisam ser impressas com exceção da cruzadinha que deverá ser colada no caderno.
2) Bem colocar no caderno a data, copiar o título da atividade, e copiar as questões e responder.
3) Obs:  os textos devem ser lidos em voz alta e não precisam ser copiados, se tiver alguém para escutar e verificar  sua leitura melhor
4) ao ler o texto leia pausadamente respeitando os pontos, vírgulas etc... não corram com a leitura lembrem você sempre terá um ouvinte a te escutar.
5) As atividades devem ser feitas uma a cada título por dia sem pressa hoje segunda até o final de semana,
6) o entendimento é mais importante do que a pressa em terminar. 
7) Aos alunos que fazem caligrafia terminem  as que eu passei e nas próximas postagens irei enviar as atividades extras de  vocês. 
8) ao retornarmos vistarei as atividades. 
Obs: aqueles que tiverem e quiserem imprimir os quadrinhos para colar podem fazer.  
9) LEMBRE-SE FAÇAM AS ATIVIDADES SEM USAR CORRETIVO. 
Bjs boas atividades logo nos veremos.
 Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor
1. Nos dois primeiros quadros da tira, percebe-se que o menino
(A) aceita logo a oferta do homem.
(B) discute o preço das balas com o homem.
(C) negocia o preço da sua mercadoria.
(D) oferece a sua mercadoria aos gritos.

2. O recurso utilizado na tira para apresentar a fala dos personagens é
(A) o gesto.
(B) a cor.
(C) o tipo de letra.
(D) o balão.

3. A fala do menino, no último quadro da tira, sugere
(A) aborrecimento.
(B) bondade.
(C) preconceito.
(D) inveja.

4. No segundo quadro da tira, a fala do menino marcada com um duplo ponto de exclamação, reforça
(A) a irritação com o trabalho.
(B) o desinteresse pela venda.
(C) o apelo para vender.
(D) a pressa em vender.


5. Em “Não trabalho com pedestre”, o termo destacado refere-se a pessoas que
(A) andam de ônibus.
(B) caminham a pé.
(C) passeiam de bicicleta.
(D) viajam de carro.


Leitura e Interpretação de texto
Atividade 2 Leia o texto com atenção em voz alta para treinar a sua leitura, obedecendo  a pontuação , em seguida responda as questões.

POR QUE TUDO ISSO

Oito em ponto. A aula começa com Geografia.
Fernando está meio nervoso.
Toda vez que dona Lucinda dá trabalho em grupo é aquela loucura.
Ele tem a redação, mas não o cartaz. O seu grupo combinou um encontro no pátio da escola. Ele foi, mas o grupo não estava. No dia seguinte, Fernando perguntou o que tinha acontecido e os colegas responderam que ele se enganou no horário. Marcaram a segunda vez na casa do Fernando e a Vó Bisa até ajudou a preparar sanduíches e refrescos para o lanche. Mas ninguém apareceu. De novo combinaram um encontro na casa de Lia, terça-feira, às quatro horas. Quando Fernando chegou o trabalho estava pronto. Disseram que ele deveria ter chegado às duas.
Ele tentou argumentar e discutir, mas não deu pé. Chamaram-no de bebezão, porque era o mais novo da classe, e ainda provocaram:
- Vai chorar? Vai?
Não, ele não chorou. Voltou para casa triste e murchinho sem entender muito o porquê de tudo aquilo.
Não contou nem pra Vô Bisa o que estava acontecendo na escola e foi fazer a redação.
Gora era ver no que dava.
Todos os grupos foram sendo chamados para apresentar seu cartaz e dona Lucinda ia chegando, corrigindo ou censurando. E dando a nota.
Agora é a vez do seu grupo e Fernando torce as mãos.
- Dona Lucinda, disse Lia, este é o nosso trabalho. Todos participaram, menos Fernando, que chegou tarde em todas as reuniões.
Foi um soco na boca do estômago. Ele não podia entender. Por que faziam aquilo? Toda vez era a mesma coisa, Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo pra escanteio. Quando conseguia participar de alguma reunião suas ideias não eram aceitas e seus recortes e desenhos jamais cabiam nos cartazes. Sempre sobravam.
- Você devia estar mais atento e ser responsável. Agora fica sem nota e vai trazer amanhã sem falta um cartaz sobre o assunto. E vai fazer sozinho!
Que raiva! Que raiva! Que raiva!
Na saída, Lia e os outros fingiram que Nando não existia e só comentavam a nota do cartaz que fez sucesso.
Nando não voltou de ônibus pra casa. Veio caminhando devagar, distraído, chutando pedrinhas, pensando em tudo, pensando em nada, decidindo como fazer seu cartaz e, ao mesmo tempo, jurando que não ia fazer, só de raiva.
[...]
Vó Bisa estava cochilando na cadeira de balanço e não viu Nando chegar.
Ele tirou seu prato do forno e comeu uma garfada sem vontade. A mãe fazia o jantar e, no dia seguinte, Nando esquentava as sobras para si. Vó Bisa não almoçava, só comia uma maça. A mãe dizia que ela comia como passarinho. Pouco e devagar. Enquanto comia sem sentir o gosto de nada, Nando chorou. Queria ter amigos e não conseguia. Acho que era por causa dos óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado. A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos, Rodriguinho colava o tempo todo e ninguém se incomodava. O pescoço, a Luciana...
Que defeito tão grave era aquele que o afastava de todos? Só podia ser os óculos mesmo.

(Leila Rentroia Iannone. Com a ponta dos dedos e os olhos do coração. São Paulo, Editora do Brasil, 1986. p. 11-12).

a)    Qual é o problema que Fernando enfrenta? Como ele reagia às atitudes dos colegas?

b)    Por que ele não conseguia entender a atitude dos colegas?

c)    O garoto procura um motivo que explique a rejeição por parte dos colegas de classe. A que ele a atribui?

d)    Você acha que esse seria um motivo para discriminar alguém? Há algum motivo que justifique uma atitude como a dos colegas de Fernando? Explique.

e)    Você já passou por um problema semelhante? Ou conhece alguém que já sofreu por ser rejeitado? Escreva sua resposta nas linhas a seguir, contando o motivo da rejeição e se o problema foi superado.

f)     É possível saber alguma coisa do físico da personagem principal do texto?

g)    Você já leu ou ouviu alguém falando sobre bullying? O que você sabe sobre o assunto? Você acha que o personagem do texto, Fernando, sofria bullying na escola? Comente.


Questão 1 – No terceiro quadrinho, a expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de comportamento do garoto. Identifique-a:

Questão 2 – A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:
a) o seu compromisso com o amigo.
b) a sua insatisfação com os programas televisivos.
c) a incoerência de sua atitude.
d) a sua alegria em escrever para o amigo. 

Avaliação De Língua Portuguesa

A VELHA CONTRABANDISTA


    Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
    Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
    – Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
    A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:
    – É areia!
    Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
    Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
    Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
    – Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
    – Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
    – Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
    – O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
    – Juro – respondeu o fiscal.
    – É lambreta.
(Stanislaw Ponte Preta)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Qual é o título do texto. Qual é o tema do texto acima?

2) Este texto possui quantos personagens, cite-os.

3) O texto acima é um texto descritivo, dissertativo ou informativo? Justifique sua resposta.

4) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
 
 5) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:
Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogico”, a que tipo de dentes ele se referia?

6) Explique com suas palavras porque a velhinha precisava enganar o fiscal e qual foi o truque que ela usou para enganar o fiscal.

7) Quando e por qual motivo a velhinha decidiu contar a verdade?

8) Qual é a grande surpresa da história?

9) Qual é a sequência correta dos acontecimentos de acordo com o texto “A velha contrabandista”.

(   ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
(   ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
(   ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
(   ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no bagageiro.
(   ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
(   ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
(   ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe dissesse qual era o contrabando que fazia.

10) Que adjetivos (qualidades) você daria à velhinha:
(     ) ingênua       (     ) otimista
(     ) esperta       (     ) pessimista
(     ) caduca        (     ) boba
(     ) cansada      (     ) inteligente

                                 Tromba ou focinho?

 

 

    Na verdade, o tamanduá tem mesmo é um focinho bem comprido, que permite a caça de muitas formigas e cupins – cerca de 30 mil por dia! Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado e captura as presas com sua língua grande e pegajosa. Os insetos grudam facilmente e ele os engole sem mastigar, porque é banguela!
Questões
Questão 1 – No trecho “[…] um focinho bem comprido […]”, o termo “bem” foi empregado para:
(     ) definir o sentido do adjetivo “comprido”.
(     ) intensificar o sentido do adjetivo “comprido”.
(     ) complementar o sentido do adjetivo “comprido”.

Questão 2 – No segmento “Ele localiza formigueiros e cupinzeiros com seu olfato apurado […]”, o adjetivo destacado poderia ser substituído por:
(     ) “firme”.
(     ) “pesado”.
(     ) “aguçado”.

Questão 3 – Sublinhe os adjetivos presentes nesta parte do texto:
 “[…] captura as presas com sua língua grande e pegajosa.”

Questão 4 – Os adjetivos sublinhados acima caracterizam:
(     ) o tamanduá.
(     ) as presas do tamanduá.
(     ) a língua do tamanduá.

Questão 5 – Em “[…] porque é banguela!”, o adjetivo “banguela” indica:
(     ) um estado do tamanduá.
(     ) um modo de ser do tamanduá.
(     ) uma característica do tamanduá.

Questão 6 – Os adjetivos analisados anteriormente compõem um texto, que objetiva:
(     ) explicar algo.
(     ) noticiar um fato.
(     ) expor uma opinião.

SUBSTANTIVOS COLETIVOS
                O SUBSTANTIVO COLETIVO INDICA UM GRUPO OU UMA COLEÇÃO DE COISAS OU SERES DA MESMA ESPÉCIE.
EXERCÍCIOS
1)      ESCREVA O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DAS PALAVRAS ABAIXO:
A)      PESSOAS: _________________________________________________________________
B)      ILHAS: _________________________________________________________________
C)      BOIS: _________________________________________________________________
D)      ESTRELAS: ________________________________________________________________
E)      LENHA: ___________________________________________________________
F)       CÃES DE CAÇA: ____________________________________________________________
G)     LADRÕES: _________________________________________________________________
H)     LOBOS: _________________________________________________________________
I)        LIVROS: _________________________________________________________________
J)        CAMELOS: _________________________________________________________________
K)      ABELHAS: _________________________________________________________________
L)       JURADOS: _________________________________________________________________
M)    GAFANHOTOS: _____________________________________________________________
2)      SELECIONE TRÊS COLETIVOS DO EXERCÍCIO ANTERIOR E ESCREVA UMA FRASE PARA CADA UM.
A)      _______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
B)      _______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
C)      _______________________________________________________________________
3)      COMPLETE AS LACUNAS UTILIZANDO O COLETIVO DAS PALAVRAS EM DESTAQUE NA FRASE:
A)      OS PEIXES DAQUELE ______________________ SÃO GRANDES.
B)      COMPREI MAIS UM LIVRO PARA MINHA ______________________.
C)      VIAJEI EM UM DOS AVIÕES DAQUELA ______________________.
D)      A NOIVA TIROU UMA FLOR DE SEU ______________________.
E)      APLAUDIMOS OS MÚSICOS DA ______________________ DA CIDADE.

4)      SUBLINHE O SUBSTANTIVO COLETIVO CORRESPONDENTE A CADA UMA DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
A)      MÚSICOS: BANDA – CACHO – TURMA
B)      AVIÕES: ESQUADRILHA – ÁLBUM – ESQUADRA
C)      PORCOS: VARA – JUNTA – FATO
D)      PEIXES: QUADRILHA – CARDUME – PENCA
E)      CABRAS: CACHO – FATO – TURMA
F)       QUADROS: ESQUADRA – PINACOTECA – ÁLBUM
G)     LEIS: CÓDIGO – FATO – JUNTA
H)     CORDA: QUADRILHA – PENCA – CORDAME
I)        CEBOLAS: RÉSTIA – ÁLBUM – NINHADA
J)        ARTISTAS: DISCOTECA – FAUNA – ELENCO
K)      PÁSSAROS: BANDA – BIBLIOTECA – BANDO
5)      CIRCULE OS SUBSTANTIVOS COLETIVOS DAS FRASES ABAIXO:
A)      O BATALHÃO MARCHOU PELAS RUAS.
B)      UMA ESQUADRILHA AMERICANA SOBREVOOU A ALEMANHA.
C)      NO PASTO HAVIAM MUITOS REBANHOS.
D)      O PORTA-AVIÕES PERTENCE A ESQUADRA INGLESA.
E)      O AUDITÓRIO ENTUSIASMADO APLAUDIA OS MÚSICOS.
F)       AQUELE CIENTISTA DEDICA-SE AO ESTUDO DA FAUNA BRASILEIRA.
G)     A NEVE ENCOBRE A CORDILHEIRA.
CAÇA PALAVRAS
Obs: As palavras podem ser feitas com lápis de cor.




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