REVISÃO DE HISTÓRIA
8º ANO
1º bimestre
Atividade 1
Faça uma pesquisa com o tema Revoluções Industriais e no caderno, desenvolva uma linha do tempo em
ordem cronológica dos acontecimentos.
Fazer a pesquisa em fontes confiáveis;
Mencionar na bibliografia a fonte correta da pesquisa, em
caso de pesquisa na internet, informar corretamente o site e autor pesquisado.
Não fazer copia e cola, ler e fazer um resumo do texto ou
documentário.
Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial.
• Você consegue
imaginar a vida sem computadores, televisores, celulares, ventiladores,
aquecedores, carros, navios, aviões, e tantos outros objetos presentes em nosso
cotidiano? Todos esses produtos guardam uma característica em comum: foram
produzidos com o auxílio de maquinas e robôs.
• Atualmente, o
desenvolvimento tecnológico permite que robôs sejam utilizados em linhas de montagens
de mercadorias, promovendo novos impactos na relação dos seres humanos com o
trabalho, com a sociedade e com a natureza.
Atividade 2
Responda no caderno.
•1 – Como você percebe a presença das máquinas na sua vida?
•2 – Quais aspectos da produção mecanizada, e mais
recentemente, automatizada, você considera positivos? Quais você considera
negativos?
•3 – Alguns estudiosos acreditam que a progressiva
substituição do trabalho humano por máquinas causará o fim do emprego e do
salário. Você acredita nisso?
•4 – De que maneiras as pessoas seriam atingidas por essa
transformação?
Os cercamentos das
terras comunais.
Até o século XV, os
campos ingleses eram mal delimitados e serviam basicamente para a produção de
alimentos, o pastoreio de animais e a obtenção de lenha. Os camponeses eram
donos das terras que cultivavam ou arrendatários das terras de outros
proprietários. Haviam algumas terras que, embora sob domínio do rei, de um
nobre ou de um simples proprietário, eram usadas por todos. Eram as chamadas
terras comunais.
No entanto, com o
lucro crescente do comercio de lã nos séculos seguintes, os proprietários
rurais enriquecidos (a gentry) passaram a solicitar ao rei as chamadas cartas
de cercamento. Com essas cartas, eles obtinham autorização para cercar as
terras comunais e usá-las para criação de ovelhas.
Muitos camponeses
foram expulsos de suas terras. A partir de meados do século XVII, a maior parte
desses trabalhadores se deslocaram para as cidades ou se deslocaram para as
colônias inglesas na América do Norte.
Atividade 3
Responda no caderno.
1 – Como eram as atividades nos campos ingleses até o século
XV?
2 – O que eram as terras comunais?
3 – O que determinavam ou autorizavam as cartas de
cercamento?
4 – Quando os campos agricultáveis foram substituídos por
pastagens, o que aconteceu com os camponeses?
5 – Como você interpreta a atitude dos proprietários rurais
e do rei, em relação as cartas de cercamento?
Atividade 4
•Faça uma pesquisa de como funciona um sistema “parlamentarista”
de governo, explique com suas palavras no caderno.
Não vou fazer não mal chato
ResponderExcluirNão vou fazer não
ResponderExcluirVai na sorte então...kkk
Excluir