segunda-feira, 30 de março de 2020

Revisão 8ºs anos A e B História - Wellington

REVISÃO DE HISTÓRIA
8º ANO
1º bimestre

Atividade 1
Faça uma pesquisa com o tema Revoluções Industriais e  no caderno, desenvolva uma linha do tempo em ordem cronológica dos acontecimentos.

Fazer a pesquisa em fontes confiáveis;
Mencionar na bibliografia a fonte correta da pesquisa, em caso de pesquisa na internet, informar corretamente o site e autor pesquisado.
Não fazer copia e cola, ler e fazer um resumo do texto ou documentário.

Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial.
    Você consegue imaginar a vida sem computadores, televisores, celulares, ventiladores, aquecedores, carros, navios, aviões, e tantos outros objetos presentes em nosso cotidiano? Todos esses produtos guardam uma característica em comum: foram produzidos com o auxílio de maquinas e robôs.
    Atualmente, o desenvolvimento tecnológico permite que robôs sejam utilizados em linhas de montagens de mercadorias, promovendo novos impactos na relação dos seres humanos com o trabalho, com a sociedade e com a natureza.
Atividade 2
Responda no caderno.
•1 – Como você percebe a presença das máquinas na sua vida?
•2 – Quais aspectos da produção mecanizada, e mais recentemente, automatizada, você considera positivos? Quais você considera negativos?
•3 – Alguns estudiosos acreditam que a progressiva substituição do trabalho humano por máquinas causará o fim do emprego e do salário. Você acredita nisso?
•4 – De que maneiras as pessoas seriam atingidas por essa transformação?
 Os cercamentos das terras comunais.
   Até o século XV, os campos ingleses eram mal delimitados e serviam basicamente para a produção de alimentos, o pastoreio de animais e a obtenção de lenha. Os camponeses eram donos das terras que cultivavam ou arrendatários das terras de outros proprietários. Haviam algumas terras que, embora sob domínio do rei, de um nobre ou de um simples proprietário, eram usadas por todos. Eram as chamadas terras comunais.
   No entanto, com o lucro crescente do comercio de lã nos séculos seguintes, os proprietários rurais enriquecidos (a gentry) passaram a solicitar ao rei as chamadas cartas de cercamento. Com essas cartas, eles obtinham autorização para cercar as terras comunais e usá-las para criação de ovelhas.

   Muitos camponeses foram expulsos de suas terras. A partir de meados do século XVII, a maior parte desses trabalhadores se deslocaram para as cidades ou se deslocaram para as colônias inglesas na América do Norte.
Atividade 3
Responda no caderno.
1 – Como eram as atividades nos campos ingleses até o século XV?
2 – O que eram as terras comunais?
3 – O que determinavam ou autorizavam as cartas de cercamento?
4 – Quando os campos agricultáveis foram substituídos por pastagens, o que aconteceu com os camponeses?
5 – Como você interpreta a atitude dos proprietários rurais e do rei, em relação as cartas de cercamento?
Atividade 4
•Faça uma pesquisa de como funciona um sistema “parlamentarista” de governo, explique com suas palavras no caderno.

3 comentários: