quarta-feira, 8 de julho de 2020


9º A e 9º B  - HISTÓRIA - PROFESSORA REGINA LINO

OBSERVAÇÃO: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES PODEM SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br


A REVOLUÇÃO RUSSA (1917)
Figura de Vladmir Lenin, principal líder da revolução de 1917

Figura de Vladmir Lenin, principal líder da revolução de 1917



INTRODUÇÃO

A Revolução Russa de 1917 foram dois levantes populares: o primeiro ocorrido em fevereiro, contra o governo do Czar Nicolau II, e o segundo em outubro do mesmo ano. Na Revolução de Fevereiro, os revolucionários aboliram a monarquia e, na Revolução de Outubro, começaram a implantar um regime de governo baseado em ideais socialistas.

CAUSAS DA REVOLUÇÃO RUSSA: CONTEXTO HISTÓRICO

O Império Russo passava por uma grande crise no início do século XX:  o imenso território era governado por um imperador absolutista: o Czar (nome que vem de César, denominação dos antigos imperadores romanos e significa “chefe”). O ultimo czar foi Nicolau II (1894-1917).

 Neste período a economia russa era basicamente agrícola e a propriedade da terra estava concentrada nas mãos da nobreza russa e do clero, submetidos ao czar. Eram somente essas classes sociais que possuíam direitos na Rússia. 80% da população eram formados por camponeses vivendo em condições miseráveis. No final do século XIX a Rússia passou por um processo de industrialização, mas nas cidades industriais as condições de vida dos trabalhadores eram, muitas vezes, piores que a dos camponeses
A derrota russa na Guerra Russo-Japonesa (1904) aumentou o endividamento do Estado o que contribuiu para que várias revoltas populares ocorressem. Dentre elas, o episódio mais conhecido foi o “Domingo Sangrento” (1905). Neste episódio centenas de trabalhadores pretendiam levar ao czar um abaixo-assinado reivindicando melhores condições de vida e reforma política. Apesar de esse movimento ter sido pacifico, o Czar ordenou que os soldados atacassem os manifestantes, como conseqüência mais de mil pessoas foram mortas.
Os partidos políticos eram proibidos, mas vários existiam na clandestinidade. O Partido Operário Social-Democrático Russo (POSD), inspirados pelos ideais marxistas, foi o que mais conseguiu destaque nesse cenário de crise. Em 1903 as divergências políticas internas levaram os membros deste partido a se dividirem em dois grupos: Os Mencheviques (palavra que significa minoria) liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov, e os Bolcheviques (palavra que significa maioria), liderados por Vladimir Ulianov, mais conhecido por Lenin. Muitos dos líderes desses partidos tinham sido exilados, mas continuavam atuando, a partir do exterior, para derrubar o czarismo
Além disso, em diversas regiões, os próprios trabalhadores passaram a se organizar em conselho políticos de operários e soldados chamados de sovietes.
A RÚSSIA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
       Em 1914, a Rússia entrou na Primeira Guerra ao lado da França e Inglaterra (Tríplice Entente). Entretanto este fato só agravou ainda mais a situação social em que estava o país. A entrada do Império Russo na I Guerra Mundial levou a uma grave crise socioeconômica. Os preços dos alimentos subiram tanto que dos da maioria da população chegou a passar fome. Mais de três milhões de soldados morreram na guerra e outros dois milhões ficaram feridos. Devido a estes acontecimentos, a maior parte da população culpava o governo do czar e passaram a intensificar as greves e protestos. 
REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO E OUTUBRO DE 1917

Em fevereiro de 1917 a situação na Russa se agravou devido à grave crise socioeconômica. O movimento revolucionário foi deflagrado, com greves se iniciando em São Petersburgo e que se espalharam por vários centros industriais. Os camponeses também se rebelaram. A maior parte dos militares aderiu aos revolucionários o que forçou a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917.
Após a abdicação do czar, forma-se um Governo Provisório, sob a chefia de Kerensky, envolvido em disputas entre liberais e socialistas. Sofrendo pressões dos sovietes, o governo concedeu anistia aos prisioneiros e exilados políticos. De volta à Rússia, os bolcheviques, liderados por Lenin e Trotsky, organizaram um congresso onde defendiam lemas como: “PAZ, TERRA E PÃO” e “TODO O PODER AOS SOVIETES”.

No dia 7 de novembro (data do calendário revolucionário, no nosso seria 25 de outubro), operários e camponeses, sob a liderança de Lenin, tomaram o poder. Os bolcheviques distribuíram as terras entre os camponeses e estatizaram os bancos, as estradas de ferro e as indústrias, que passaram para o controle dos operários.

O primeiro ato importante do novo governo foi retirar a Rússia da guerra. Para isso, em fevereiro de 1918, foi assinado o Tratado de Brest-Litovsk com as Potências Centrais.

GUERRA CIVIL NA RÚSSIA

Os quatro primeiros anos de governo bolchevique foram marcados por uma guerra civil que abalou profundamente o país. Para evitar qualquer tentativa de restauração monárquica, o czar Nicolau II e sua família foram assassinados sem qualquer tipo de julgamento, em julho de 1918.

O Exército Vermelho, criado por Leon Trotsky, derrotou o Exército Branco, formado por nobres e burgueses, garantindo a permanência dos bolcheviques no poder. A revolução estava salva, mas a paralisação econômica era quase total.

Para restaurar a confiança no governo, foi criada a NEP (Nova Política Econômica), que permitia a entrada de capital estrangeiro e o funcionamento de empresas particulares. A aplicação da NEP resultou no crescimento industrial e agrícola da Rússia.

CONCLUSÃO DA REVOLUÇÃO RUSSA

Em 1922 foi estabelecida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob liderança de Lenin. Após sua morte, em 1924, iniciou-se uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin, um dos homens mais poderosos do Partido Comunista (nomeação adotada após a Guerra Civil e que se tornou um partido único).

            Derrotado, Trotsky foi expulso do país e, em 1940, foi morto na cidade do México, por um assassino a serviço de Stalin.

 Sob o governo de Stalin, a URSS passou por grandes transformações, um crescimento econômico vertiginoso que tornaram o país em uma das maiores potencias do século XX. No entanto, conheceu uma das mais violentas ditaduras da história: o Stalinismo

Durante a II Guerra Mundial, o país seria um dos principais inimigos do nazismo, aliado dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Após o conflito, a URSS seria alçada à condição de segunda potência mundial.

VÍDEO INDICADO

·         https://www.youtube.com/watch?v=poNh1QTLZH8  Aula do Centro de Mídias


(AULA RESUMIDA QUE VALE A PENA ASSISTIR PARA ENTENDER ESTE TEMA)


EXERCÍCIOS
1. Explique como era chamado o Governante máximo da Rússia, antes da Revolução, e qual era a situação deste país.
_____________________________________________________________________________

2. Uma das principais causas da Revolução Russa foi à situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?

A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

3. O que foi o “Domingo Sangrento”?

4.  Qual grupo realizou a Revolução de Fevereiro de 1917?

A - Bolcheviques;
B - Mencheviques;
C - Nazistas;
D – Fascistas.

5. Qual o papel de Lenin e Trotsky no processo da Revolução?
______________________________________________________________________________

6. Na Revolução Russa de outubro de 1917 os revolucionários prometiam as seguintes ações:

A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C - Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D - Paz, terra, pão, liberdade e trabalho.

7.  O que eram os Sovietes?
_____________________________________________________________________________

 8. Explique com suas palavras o significado de um dos lemas dos revolucionários russos “Paz, pão e terra”.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9. Após a morte de Lênin, quem se tornou líder da URSS?

A – Trotsky;
B – Gorbachov;
C – Brejnev;
D – Stalin;

10. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.

A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.
B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
C - Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.
D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industriais e bélicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário