O ácido sofre ionização e libera, em meio aquoso, cátions H+.
A base sofre dissociação e libera, em meio aquoso, ânions OH-.
A junção desses dois íons formam-se as moléculas de água.
O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base
Genericamente, temos:
ácido 2(HNO3) + base (MgOH)2 _____ água 2(H2O) + sal (MgNO3)2
Para entender como o meio é neutralizado, pense, por exemplo, num copo contendo ácido nítrico, que possui pH aproximadamente igual a 2,0. Digamos que gradativamente vamos adicionando leite de magnésia ao ácido. O leite de magnésia é uma solução da base hidróxido de magnésio, que possui pH aproximado a 10,0.
Quanto maior o pH de uma solução, mais básica ela será, e vice-versa.
Com o tempo, o pH do ácido nítrico irá aumentar, o que quer dizer que ele está sendo neutralizado pelo leite de magnésia. Chegará um ponto em que o pH do meio atingirá o valor igual a 7,0, que é o pH da água. Dizemos, então, que o meio está neutro.
Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base.No caso do exemplo acima, foram liberados dois H+ e dois OH-.
No entanto, podem ocorrer reações de neutralização parciais, ou seja, em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.
A neutralização parcial pode se dar de duas formas:
1. Com formação de um sal com caráter ácido:
Veja um exemplo: Enquanto cada fórmula do ácido fosfórico libera três H+, cada molécula da base hidróxido de sódio libera apenas um OH-. Desse modo, nem todos os hidrogênios ionizáveis do ácido são neutralizados pelas hidroxilas da base. O resultado é a formação de um sal ácido, também chamado de hidrogenossal:
H3PO4 + NaOH → H2O + NaH2PO4
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL ÁCIDO
2. Com formação de um sal com caráter básico:
Aqui ocorre o contrário do caso anterior, pois a base libera mais hidroxilas do que o ácido libera hidrogênios ionizáveis. Desse modo, o sal produzido será um sal básico ou hidroxissal.
Exemplo: O ácido clorídrico libera apenas um cátion H+, já o hidróxido de magnésio libera dois OH-. Desse modo, ficará uma hidroxila ainda sem ser neutralizada:
HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL BÁSICO
É exatamente essa a reação que ocorre em nosso estômago quando estamos com azia e tomamos um antiácido. O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl), alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no nosso estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, antiácidos estomacais, como o leite de magnésia (Mg(OH)2), podem ser tomados sob orientação médica. Desse modo, o excesso de acidez do estômago será neutralizado.
1- Agora, responda às seguintes questões:
A) O que acontece na reação de neutralização?
B) Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
C) Como o antiácido age no estômago?
Link da aula ensinando o calculo da concentração:
2- Considere a reação entre 10 mL de uma solução 0,1mol/L de HNO3e 10 mL de uma solução de Mg(OH)2 0,1mol/L, representado na equação a seguir:
2 HNO3 + Mg(OH)2 → 2 H2O + Mg(NO3)2
a) Calcule as quantidades de matéria (mol) de cada um dos reagentes envolvidos na reação.
b) Haverá excesso de algum dos reagentes? Qual será o pH da solução resultante?
email: nsibinel@professor.educacao.sp.gov.br ou
nsibinel@prof.educacao.sp.gov.br
duvidas: whats 966902331
Nenhum comentário:
Postar um comentário