sábado, 11 de julho de 2020

PROF. ANTONIO LUIZ - ATIVIDADE HISTÓRIA 8º (C e D) PERÍODO 06 A 10 DE JULHO


Professor: Antonio Luiz - período de 06 a 10 de Julho
Disciplina: HISTÓRIA
ENVIAR: E- mail: antoniojesusluiz@prof.educacao.sp.gov.br ou Blogger
Série: 8º anos (C e D).

Antecedentes da Independência do Brasil

22 de Janeiro de 1808 – Transferência da Corte portuguesa para o Brasil
1815 - D João VI eleva o Brasil a vice reino
1820 - Revolução Liberal do Porto
1821 - D João VI retorna a Portugal


Período Regencial de Dom Pedro I no Brasil

A eclosão da Revolução Liberal do Porto, em 1820, forçou a volta de João VI para Portugal em abril do ano seguinte, ficando Pedro no Brasil como seu regente.






As elites e seus interesses no Brasil



Dia do Fico

Ø  As Cortes portuguesas exigem o retorno imediato de D Pedro;
Ø  Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe;
Ø   Assim, pressionariam D. Pedro a ficar com 8 mil assinaturas.

Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”
Dom Pedro de Alcântara, 9 de janeiro de 1822

Fonte 1: Carta que S. Magestade dirigia S. A. R. e Príncipe Regente do Brasil, e Seu Defensor Perpétuo.
Meu filho, não tenho respondido às Tuas Cartas por terem demorado as ordens das Cortes; agora receberás os seus Decretos, e te recomendo a sua observância e obediência às ordens, que recorrerá, porque assim ganharás a estimação dos Portugueses, que um dia há de governar, e é necessário que lhe dês decididas provas de amor pela Nação. (...)
Paço de Quelús, em 3 de Agosto de 1822.

 Fonte 2: Resposta de D. Pedro – Rio 1822/9 22 – Meu Pai e Senhor
(...) Vossa Majestade manda-me, que digo! Mandam as Cortes por Vossa Majestade, que Eu faça executar, e execute seus Decretos: para eu fazer executar, e executá-los era necessário que nós Brasileiros livres obedecêssemos à facção: respondemos em duas palavras – não queremos. Se o povo de Portugal teve o direito de se constituir revolucionariamente; está claro, que o povo do Brasil o tens dobrado, porque se vai constituindo respeitando a Mim, e às Autoridades estabelecidas. (...)


Independência do Brasil

7 de Setembro de 1822
Independência ou Morte, por Pedro Américo, óleo sobre tela, 1888. Pertence ao acervo do Museu Paulista.

“Diálogo entre D João VI e seu filho D Pedro I”

Ø  D PEDRO - Meu Rei e pai amado, ora pois, como vais?
Ø  D JOÃO - Filho amado, saudades do Brasil... Aliás, tu não andas a obedecer-me muito né? ...
Ø  D PEDRO - Relaxa, pai... Vou te dar orgulho e seguir vossos passos e declarar a República no Brasil.
Ø  D JOÃO - Que orgulho, Pedrinho, tens minha benção...


 Guerra de Independência do Brasil

INDEPENDÊNCIA DA BAHIA 2 DE JULHO DE 1823.

Ø  Endividamento do Brasil por meio de um pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses;
Ø  A colônia saía da esfera do colonialismo mercantilista português para ingressar na dependência do capital industrial inglês.



ATIVIDADE

1)    O processo de Independência do Brasil foi pacífico?
R:

2)    Na fonte 1, quais são as recomendações feitas por Dom João VI ao seu filho?
R:
3)    A partir da leitura da fonte 2, pode-se afirmar que D. Pedro seguiu as orientações de seu pai, rei de Portugal?
R:


Um comentário: