🌳 Ecossistemas brasileiros 🌵
🐊🐦🐆🐒🐾
Antes de darmos início ao conteúdo "Ecossistemas brasileiros", temos que entender o que é um ecossistema.
Ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos (seres vivos: plantas, animais e microrganismos) e abióticos ( seres não vivos, elementos químicos e físicos: como o ar, a água, o solo e minerais.
Você consegue imaginar um urso-polar vivendo em uma floresta quente como a Floresta Amazônica?
Estudando a distribuição de vários seres vivos no planeta, notamos que os animais e plantas que formam as comunidades encontradas na Amazônia, por exemplo, são muito diferentes daqueles encontrados em ambientes do polo norte. Isso ocorre, entre outros motivos, devido à diferença entre climas e outros componentes físicos dessas regiões.
O clima de uma região depende de vários fatores. Um deles é a latitude, ou seja, a distância dessa região à linha do equador. Quanto mais próxima do equador, mais quente costuma ser a região; quanto mais afastado, mais fria.
O clima de um lugar depende também de sua altitude, por isso, em área de grande altitude podemos encontrar vegetação e animais típicos de regiões frias, mesmo próxima do equador.
Vamos nos concentrar no estudo dos ecossistemas brasileiros: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado, Caatinga e Pantanal.
Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica é uma floresta tropical localizada ao norte da América do Sul, com 60% de sua área em território brasileiro. Nessa região, o clima é quente e muito úmido, com chuvas frequentes e abundantes.
Devido à sua localização equatorial, a Floresta Amazônica recebe energia solar, abundantemente durante todo o ano. A luminosidade e a temperatura alta constante favorecem o desenvolvimento de uma vegetação densa, com muitas árvores , como a castanheira, o cedro e o buriti.
Por ser uma vegetação densa, muitas plantas que crescem à sombra de árvores maiores apresentam folhas largas, cuja superfície permite captar mais energia da luz sol. As folhas e frutos no alto das árvores alimentam muitos animais, como macacos e os preguiças, além de muitas espécies de pássaros e insetos. Os animais herbívoros podem servir de alimentos para os carnívoros, como a onça-pintada, o cachorro-vinagre e o quati.
Apesar de toda essa diversidade de espécies e da abundância de organismos, o solo das florestas tropicais compõe-se, na maior parte, de uma massa de areia e argila, pobre em sais minerais. Sobre esse massa há apenas uma camada fina de húmus, formada pela decomposição de restos de plantas e animais, rica em nutrientes minerais que podem ser absorvidos pelas raízes das plantas, em geral pouco profundas.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma Floresta Tropical de clima quente e úmido, no entanto, frentes frias podem fazer cair as temperaturas no inverno. Apresenta grande volume de chuvas ao longo do ano.
A flora e fauna da Mata Atlântica apresentam adaptações semelhantes às de outras Florestas tropicais. Assim como na Floresta Amazônica, a vegetação é densa e abriga grande biodiversidade. Entre muitas árvores da Mata Atlântica, estão o jequitibá-rosa, a quaresmeira, o ipê, a peroba e a palmeira-juçara, além de arbustos e grande variedade de trepadeiras e epífitas.
Na Mata Atlântica vivem diversos mamíferos marsupiais (como gambá e a cuíca-d'água), primatas (como o muriqui, o mico-leão e o macaco-prego), guaxinins, quatis, onça-pintadas, cutias, ouriços-cacheiros, porcos-do-mato, tatus, pacas tamanduás-mirins, preguiças. Entre as aves, estão: macuco, inhambu, sanhaço, araponga, muitas espécies de beija-flor e saíra-sete-cores. A diversidade de insetos também é grande.
Pampas
Os Pampas ocupam, cerca de 2% de todo território brasileiro e são chamados também de Campos Sulinos. Localizam-se no estado do Rio Grande do Sul e são caracterizados pelo predomínio de vegetação de pequeno porte, como capins (gramíneas), com algumas árvores e arbustos.
O clima nos Pampas é subtropical, com média anual de temperatura de 18 ºC, com as quatro estações do ano bem definidas. O verão é quente e no inverno as temperaturas são baixas.
Entre os mamíferos herbívoros, há o veado-campeiro, entre os carnívoros, o gato-do-pampa, o zorrilho (espécie de raposa) e o guaxinim. Entre as aves, encontram-se o marreco, o tachã e o quero-quero.
Cerrado
O Cerrado é a segunda área mais rica em biodiversidade no país, depois da Amazônia. Apesar de apresentar uma vegetação composta principalmente por capins, árvores baixas e arbustos esparsos, apresenta muitas espécies endêmicas ( são aquelas que ocorrem somente em uma determinada região geográfica). No entanto, grande parte dele já foi substituída por campos de agricultura e pecuária.
O clima do Cerrado é quente e úmido no verão e frio e seco no inverno, com temperatura média anual de 23 ºC. As chuvas predominam no verão e na primavera.
Fenômenos naturais, como raios, atritos entre rochas e queimadas intencionais (para prática de atividade agropecuária) provocam incêndios no Cerrado. Entretanto, o fogo no Cerrado nem sempre é prejudicial.
Caatinga
A Caatinga ocupa aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados (pouco mais de 11% do território brasileiro) e estende-se por estados do Nordeste e por Minas Gerais. O clima é quente, com a temperatura média anual de 27 ºC, seco, e semiárido, com baixo volume de chuva e períodos de seca prolongada.
Na época da seca, boa parte dos rios e lagoas secam e a maioria das árvores perde as folhas (uma adaptação que diminui a perda de água por transpiração).
Na Caatinga são comuns as plantas da família das cactáceas, como o quipá, de porte arbustivo, ou os cactos arborescentes, como o mandacaru, o facheiro, a coroa-de-frade e o xiquexique, a barriguda e os ipês. Há ainda a oiticica e o juazeiro, que se caracterizam por não perderem suas duras folhas no período da seca.
Na fauna observa-se a presença de répteis (calangos, serpentes e jabutis), anfíbios(sapo-cururu), aves (carcará, pomba-avoante, galo-de-campina) e mamíferos (cotia, gambá, preá, sagui-do-nordeste, macaco-prego, caititu). Em sua maioria os animais da Caatinga, possuem Hábitos noturnos. Esse comportamento lhes possibilita evitar o calos excessivo que existe durante o dia.
Pantanal
O Pantanal, também chamado de Pantanal Mato-Grossense, situa-se nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se até a Bolívia e o Paraguai.
O verão é quente e úmido, com chuvas fortes e frequentes, características do clima tropical. No inverno, frio e seco, chegam massas de ar frio do polo sul, provocando a queda da temperatura.
Cerca de dois terços do Pantanal ficam alagadas na época das chuvas abundantes, quando os numerosos rios que cortam as planícies transbordam. O solo recebe então fertilizantes naturais vindos da água dos rios das regiões mais altas. Nos meses restantes, permanecem na região várias lagoas que se formaram com as enchentes.
No Pantanal, a vegetação, varia de acordo com o tipo de solo, a altitude e o alagamento ou não da região. Dependendo do local, há uma vegetação típica de biomas próximos da Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além da vegetação das lagoas e rios (algumas plantas aquáticas têm tecidos com cavidades cheias de ar que facilitam a flutuação).
Nesta ecossistema há a maior diversidade de aves do mundo, como araras, tucanos, emas e seriemas. Muitas delas são migratórias, vindas de outras regiões em busca de alimento, como garças, maçaricos e tuiuiús (ave símbolo do Pantanal). Entre répteis, há o jacaré-do-pantanal, a sucuri e o sinimbu (um lagarto). Dentre as muitas espécies de peixes, destacam-se o pintado. o dourado, o jaú, o lambari e a piranha.
"Exercícios"
1.) Se o solo da Floresta Amazônica é pobre em sais minerais, como ele pode sustentar tanta riqueza em termos de fauna e flora?
👉______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2.) Por que a retirada da mata original é prejudicial a um ecossistema, mesmo que o desmatamento é feito para o cultivo de outras plantas?
👉______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3.)As raízes das Florestas Tropicais costumam ser superficiais ou profundas? Justifique sua resposta.
👉__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
4.) Os anfíbios são encontrados em diversos ecossistemas. Com base no que você sabe sobre esses animais, onde se espera encontrar a maior variedade de espécies anfíbios?
👉_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5.) Com suas palavras, explique a importância do clima, nas características de um ecossistema?
👉__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
🌳🌴🌵🌲 Após a leitura, esta atividade deve ser feita e enviada para o e-mail :
freitasdebora@prof.educacao.sp.gov.br
Boa atividade e fiquem com Deus!!! 💗🙏💚
Nenhum comentário:
Postar um comentário