terça-feira, 14 de julho de 2020

2AB EM - TEACHER SANDRA 2.Bim - Atividade 2 - Estratégias de Leitura em Inglês

2AB EM - TEACHER SANDRA CONTEÚDO : ENGLISH READING STRATEGIES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: Estratégias de Leitura Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS OBJETO: Estratégias de leitura em inglês INSTRUÇÕES: 1) Assistam o vídeo sobre estratégias de leitura em Inglês: Técnicas de Leitura e Interpretação de Textos em Inglês https://www.youtube.com/watch?v=C-Mc6SlvrfM fonte: Brasil Escola 2) Ouçam a música de John Legend após assistirem o video acima e lerem o conteúdo do anexo I abaixo para compreensão do texto. “If you´re out there” (John Legend) https://www.youtube.com/watch?v=WQP6EY1H7xs 3) Leiam meus comentários com base na minha interpretação sobre o tema da música: This song has never been more relevant than it is right now ! Esta música nunca foi tão relevante quanto agora ! 4) HOMEWORK Com base na sua interpretação da letra da música, escrevam seus comentários (em Inglês ou em Português) em seu caderno de Inglês, tirem cópia somente dos comentários e enviem para meu WhatsApp Privado. 5) Todos devem copiar no caderno de Inglês o ANEXO I. 6) Atenção : O conteúdo English Reading Strategies será considerado no teste do 2º bimestre. Bons estudos ! --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ANEXO I ------- CONTEÚDO : ENGLISH READING STRATEGIES- ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM INGLÊS • SKIMMING Skimming significa ler ou examinar superficialmente. É uma leitura rápida e superficial do texto para captar os conceitos e ideias principais com atenção nas pistas tipográficas (números, datas, gráficos, figuras, fotografias, palavras destacadas, cabeçalhos, etc.), cognatos e falsos cognatos. Serve para ter uma compreensão geral (General comprehension) sobre o assunto do texto. • SCANNING A técnica de Scanning consiste em um escaneamento, uma varredura do texto em busca de informações objetivas, uma leitura específica, quando se deseja encontrar um determinado significado, uma palavra-chave, uma informação em particular. • COGNATES Os cognatos classificam-se em: - Idênticos: chocolate, hospital, crime, diabetes, virus, social, hotel, nuclear, radio, ... - Semelhantes ou bastante parecidos: telephone, apartment, diet, factor, inflamatory, violence, industry, ... - Vagamente parecidos: electricity, pressure, possible, effects, activity, computer, responsible, success, … Mas há termos que parecem cognatos, mas não são. São os falsos cognatos. Exemplos: - push: parece o verbo “puxar”, mas significa “empurrar” - college: parece “colégio”, mas significa “universidade” - fabric: parece “fábrica”, mas significa “tecido” • PREDICTION Prever o conteúdo do texto é a primeira coisa que deve ser feita antes da leitura do iniciar. Observar as informações a partir do título e da figura constantes no texto. Antecipar o conteúdo através do título, subtítulo, gráficos, imagens, ... • INFERENCE A inferência se refere a capacidade de deduzir o significado de palavras desconhecidas sem o auxílio do dicionário. É baseada na observação geral do texto, envolvendo temática, título e pistas dadas no próprio texto. Exemplos: piadas, charges,... CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------- Observando as estratégias de leitura de textos em Inglês, conclui-se que: A compreensão do texto dispensa a tradução palavra por palavra. O uso excessivo do dicionário implica em perda de tempo. É necessário o uso constante de raciocínio para analisar, deduzir e concluir satisfatoriamente. Sempre que você ler um texto em língua estrangeira, você deve: • Não usar o dicionário neste primeiro momento. • Atentar para a apresentação visual do texto. • Atentar para o título do texto (há sempre uma correlação entre título e assunto do texto). • Fazer um “brainstorm” do título (todos os possíveis assuntos que podem aparecer no texto), utilizando o seu “previous knowledge” (o que você sabe sobre o assunto). • Fazer uma previsão dos possíveis assuntos a serem tratados no texto (“Prediction”).Ler o texto do começo ao fim, partindo do geral para o específico, atentando para: --- as palavras cognatas (“cognate words”). --- as palavras conhecidas (palavras que você já sabe em inglês). • Inferir as palavras apenas pelos seus contextos, sem a ajuda de um dicionário. • Você deve usar o dicionário apenas para entender as palavras mais importantes de cada parágrafo. Bons estudos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário