Páginas
Páginas
Páginas
Páginas
Páginas
Páginas
terça-feira, 14 de julho de 2020
2AB EM - TEACHER SANDRA 2.Bim - Atividade 2 - Estratégias de Leitura em Inglês
2AB EM - TEACHER SANDRA
CONTEÚDO : ENGLISH READING STRATEGIES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: Estratégias de Leitura
Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de
orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas finalidades e usos sociais.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
OBJETO: Estratégias de leitura em inglês
INSTRUÇÕES:
1) Assistam o vídeo sobre estratégias de leitura em Inglês:
Técnicas de Leitura e Interpretação de Textos em Inglês
https://www.youtube.com/watch?v=C-Mc6SlvrfM
fonte: Brasil Escola
2) Ouçam a música de John Legend após assistirem o video acima e lerem o conteúdo do anexo I abaixo para compreensão do texto.
“If you´re out there” (John Legend)
https://www.youtube.com/watch?v=WQP6EY1H7xs
3) Leiam meus comentários com base na minha interpretação sobre o tema da música:
This song has never been more relevant than it is right now ! Esta música nunca foi tão relevante
quanto agora !
4) HOMEWORK
Com base na sua interpretação da letra da música, escrevam seus comentários (em Inglês ou em Português) em seu caderno de Inglês, tirem cópia somente dos comentários e enviem para meu WhatsApp Privado.
5) Todos devem copiar no caderno de Inglês o ANEXO I.
6) Atenção : O conteúdo English Reading Strategies será considerado no teste do 2º bimestre.
Bons estudos !
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANEXO I
-------
CONTEÚDO : ENGLISH READING STRATEGIES- ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM INGLÊS
• SKIMMING
Skimming significa ler ou examinar superficialmente. É uma leitura rápida e superficial do texto para captar os conceitos e ideias principais com atenção nas pistas tipográficas (números, datas, gráficos, figuras, fotografias, palavras destacadas, cabeçalhos, etc.), cognatos e falsos cognatos.
Serve para ter uma compreensão geral (General comprehension) sobre o assunto do texto.
• SCANNING
A técnica de Scanning consiste em um escaneamento, uma varredura do texto em busca de informações objetivas, uma leitura específica, quando se deseja encontrar um determinado significado, uma palavra-chave, uma informação em particular.
• COGNATES
Os cognatos classificam-se em:
- Idênticos:
chocolate, hospital, crime, diabetes, virus, social, hotel, nuclear, radio, ...
- Semelhantes ou bastante parecidos:
telephone, apartment, diet, factor, inflamatory, violence, industry, ...
- Vagamente parecidos: electricity, pressure, possible, effects, activity, computer, responsible, success, …
Mas há termos que parecem cognatos, mas não são. São os falsos cognatos. Exemplos:
- push: parece o verbo “puxar”, mas significa “empurrar”
- college: parece “colégio”, mas significa “universidade”
- fabric: parece “fábrica”, mas significa “tecido”
• PREDICTION
Prever o conteúdo do texto é a primeira coisa que deve ser feita antes da leitura do iniciar. Observar as informações a partir do título e da figura constantes no texto. Antecipar o conteúdo através do título, subtítulo, gráficos, imagens, ...
• INFERENCE
A inferência se refere a capacidade de deduzir o significado de palavras desconhecidas sem o auxílio do dicionário. É baseada na observação geral do texto, envolvendo temática, título e pistas dadas no próprio texto. Exemplos: piadas, charges,...
CONSIDERAÇÕES FINAIS
--------------------
Observando as estratégias de leitura de textos em Inglês, conclui-se que:
A compreensão do texto dispensa a tradução palavra por palavra. O uso excessivo do dicionário implica em perda de tempo. É necessário o uso constante de raciocínio para analisar, deduzir e concluir satisfatoriamente. Sempre que você ler um texto em língua estrangeira, você deve:
• Não usar o dicionário neste primeiro momento.
• Atentar para a apresentação visual do texto.
• Atentar para o título do texto (há sempre uma correlação entre título e assunto do texto).
• Fazer um “brainstorm” do título (todos os possíveis assuntos que podem aparecer no texto),
utilizando o seu “previous knowledge” (o que você sabe sobre o assunto).
• Fazer uma previsão dos possíveis assuntos a serem tratados no texto (“Prediction”).Ler o texto do começo ao fim, partindo do geral para o específico,
atentando para:
--- as palavras cognatas (“cognate words”).
--- as palavras conhecidas (palavras que você já sabe em inglês).
• Inferir as palavras apenas pelos seus contextos, sem a ajuda de um dicionário.
• Você deve usar o dicionário apenas para entender as palavras mais importantes de cada parágrafo.
Bons estudos !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário