Atividade de Língua Portuguesa 6 anos A/B de 13/07 a 16/07 Professora Silmara
Olá meus anjos como vocês estão????? Espero que todos estejam bem????
Nessa semana iremos fazer uma atividade de interpretação de texto que estará auxiliando vocês na interpretação do livro ¨O Mistério do Cinco Estrelas¨.
Instruções:
1- Ler o texto abaixo em voz alta,prestando atenção na pontuação e entonação;
2- Não precisa copiar o texto somente responder as perguntas;
3- A atividade deve ser feita no caderno copiada ou impressa (colada);
4- Colocar o nome do texto e data da atividade;
5- Obs a atividade 6 deverá ser feita de forma pessoal ( cada um criará e responderá as questões conforme a sua imaginação, sejam criativos)
O texto abaixo é o capítulo “O livro comestível”, do livro A reforma da natureza, de Monteiro Lobato.
O livro narra as aventuras de Emília e sua amiga Rã, que juntas decidem fazer muitas reformas no sítio.
Neste capítulo,
elas decidem reformar os livros e torná-los comestíveis. Leia-o para responder as cinco questões seguintes.
IX – O livro comestível
A maior parte das ideias da Rã eram desse tipo. Pareciam brincadeiras, e isso irritava Emília, que estava tomando muito a sério o seu programa de reforma do mundo. Emília sempre foi uma criaturinha muito séria e convencida. Não fazia nada de brincadeira.
— Parece incrível, Rã! - disse ela. - Chamei você para me ajudar com ideia na reforma, mas até agora não
saiu dessa cabecinha uma só coisa aproveitável - só “desmoralizações...”
— Isso não! A ideia das tetas com torneiras na Mocha foi minha e você gostou muito. A da pulga também.
— Só essas. Todas as outras eu tive de jogar no lixo. Vamos ver mais uma coisa. Que acha que devemos
fazer para a reforma dos livros?
A Rãzinha pensou, pensou e não se lembrou de nada.
— Não sei. Parecem-me bem como estão.
— Pois eu tenho uma ideia muito boa - disse Emília. - Fazer o livro comestível.
— Que história é essa?
— Muito simples. Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado.
os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos - uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma,lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura está almoçado ou jantado. Que tal?
A Rãzinha gostou tanto da ideia que até lambeu os beiços.
— Ótimo, Emília! Isto é mais que uma ideia-mãe. E cada capítulo do livro será feito com papel de um certo gosto. As primeiras páginas terão gosto de sopa; as seguintes terão gosto de salada, de assado, de arroz,de tutu de feijão com torresmos. As últimas serão as da sobremesa - gosto de manjar branco, de laranja, de doce de batata.
— E as folhas do índice - disse Emília - terão gosto de café - serão o cafezinho final do leitor. Dizem
que o livro é o pão do espírito. Por que não ser também pão do corpo? As vantagens seriam imensas.
Poderiam ser vendidos nas padarias e confeitarias, ou entregues de manhã pelas carrocinhas, juntamente com o pão e o leite.
— Nem precisaria mais pão, Emília! O velho pão viraria livro. O Livro-Pão, o Pão-Livro. Quem soube ler, lê o livro e depois come; quem não souber ler, come-o só, sem ler. Desse modo, o livro pode ter entrada em todas as casas, seja dos sábios, seja dos analfabetos. Otimíssima ideia, Emília!
— Sim - disse esta muito satisfeita com o entusiasmo da Rã. - Porque, afinal de contas, isso de fazer os livros só comíveis para o caruncho é bobagem - podemos fazê-lo comíveis para nós também.
— E quem deu a você essa ideia, Emília?
— Foi o raciocínio. O livro existe para ser lido, não é? Mas depois que o lemos e ficamos com toda a
história na cabeça, o livro se torna uma inutilidade na casa. Ora, tornando-se comestível, diminuímos uma inutilidade.
— E quando a gente quiser reler um livro?
— Compra outro, do mesmo modo que compramos outro pão todos os dias.
A ideia, depois de discutida em todos os seus aspectos, foi aprovada, e Emília reformou toda a biblioteca de Dona Benta
Fez um papel gostosíssimo e de muito fácil digestão, com sabor e cheiro bastante variados, de modo que todos os paladares se satisfizessem. Só não reformou os dicionários e outros livros de consulta.
Emília pensava em tudo. [...]
(Extraído e adaptado de Lobato, Monteiro. A Reforma da Natureza. São Paulo: Companhia Nacional, 1944)
Exercícios
Agora, responda as questões 1, 2, 3, 4 e 5:
1. Emília deseja fazer a reforma dos livros com o objetivo principal de:
a. Variar o cardápio de comidas.
b. Fazer o livro chegar a todos.
c. Matar a fome dela e da Rã.
d. Acabar com todos os livros.
2. Sobre o cardápio que Emília e sua amiga Rã elaboram para o livro, é possível verificar que:
a. Elas não gostam das comidas escolhidas.
b. Elas fazem um cardápio com comidas americanas.
c. Elas inventam um cardápio de comidas brasileiras.
d. O cardápio inventado não mata a fome do leitor.
3. Sobre a participação da amiga Rã na reforma dos livros, nota-se que:
a. Todas as ideias para reformar os livros são elaboradas pela Rã.
b. A Rã não elabora nenhuma ideia para se reformar dos livros.
c. No início, a Rã não deseja mudar os livros, mas depois muda de ideia.
d. A Rã acha que os livros comestíveis irão engordar todos os leitores.
4. Emília diz à Rã que as ideias para a reforma vieram do raciocínio e que o livro foi feito para ser lido. Isso
significa que:
a. Emília era esperta e sabia a importância da leitura para a imaginação.
b. Emília pensa que os livros não servem para nada, só ocupam espaço.
c. Emília acha que a leitura de jornais estimula o raciocínio e a criatividade.
d. Emília não valoriza nenhum livro e quer só transformá-los em comida.
5. Por que Emília não reformou os dicionários e livros e consulta?
a. Porque são livros grandes e pesados.
b. Porque eles já eram livros comestíveis.
c. Porque eles não são livros importantes.
d. Porque geralmente são muito usados.
6. Inspirado pelo texto acima, de Monteiro Lobato, vamos entrar neste jogo da imaginação e da literatura?
Imagine que você vai criar um livro comestível de literatura, contendo uma boa história. Como será esse livro?
Preencha os itens abaixo, pois eles irão ajudar você a imaginar o projeto deste livro.
a. Quem será o possível público leitor desse novo livro?
b. Que história irá conter neste livro? Faça um pequeno esboço, escrevendo cerca de três linhas:
c. Qual o objetivo deste livro? Exemplo: divertir, ensinar algo, instruir...
d. No livro de Emília, as partes do livro comestível eram formadas por diferentes tipos de comidas e bebidas. A partir desta mesma ideia, imagine e escreva abaixo qual o sabor de cada parte do seu livro:
• Capa:
• Índice:
• Capítulos:
• Contracapa:
. Onde este livro poderia ser vendido?
Obs: Se quiser poderá desenhar e montar um livro com os itens acima
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