quarta-feira, 1 de julho de 2020

Professora Celma - Língua Portuguesa- 8°anos A,B,C,D - Atividade Complementar

Atividades para o período de aulas não presenciais

Orientações:

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:
celma.souza@hotmail.com

Ø  Evite escassez de informações nas respostas.
Ø  Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento pessoal e profissional do que copiar textos do Google. Pense nisso!!
Ø  Caso não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo e-mail acima citado.
Ø  A avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.
Ø  Aula alinhada com a transmissão do Centro de Mídias  
Ø  Fiquem atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação
Ø  Ler com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe, folhas de almaço ou portifólio.
Ø  Caso tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do e-mail disponibilizado pelo professor.
Ø  Enviar as atividades com clareza e nitidez.
(nome, Número, Série e Turma)


­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Atividade Complementar

Por dentro do Conteúdo   -   Faça a leitura

A FOTOGRAFIA E O SEU OLHAR...

DA JANELA

 A pandemia causada pelo vírus Covid-19 nos faz vivenciar um momento excepcional, hoje a ação mais eficaz no combate à disseminação do vírus é o isolamento, o distanciamento social e o uso da máscara. Essas medidas afetaram drasticamente nossas vidas. Tanto na esfera pública, ao pensarmos nos impactos desta pandemia no âmbito socioeconômico, evidenciando a desigualdade social, a divisão de classes, as relações de trabalho etc. Como também na esfera privada, ou seja, nosso mundo particular cotidiano.

Nossas relações com os outros e com nós mesmos foram afetadas, o isolamento social nos obrigou a mudar nossa rotina e observar/vivenciar o mundo e as relações com outros de forma diferente. Nos afastamos da escola, dos amigos, das ruas, dos lazeres externos e do trabalho, incluímos, ainda mais, o uso da tecnologia dentro dessas relações. 

A Língua Portuguesa, bem como outras ciências sociais está presente nesses debates e nos ajuda a visualizar e questionar essas transformações sociais. Nas aulas de Português temos como objetivo a compreensão da realidade social através da construção de um olhar crítico. E para ajudar neste exercício a fotografia se torna um instrumento importante para a interpretação e expressão da realidade social.

Como afirmam Berger (2013) e Kossoy (2014) a fotografia é vestígio e construção social, neste sentido, para pensar na fotografia é preciso pensar nas relações e contextos sociais em que ela está inserida, pensar tanto em quem a produz quanto em quem a vê. A imagem fotográfica não é uma reprodução mimética da realidade, ou seja, uma imitação ou cópia fiel da realidade, e sim uma forma de ver a realidade. Expressa o olhar particular do fotógrafo, que tem um objetivo em seu registro, e este olhar é também uma construção social, o fotógrafo é uma construção social.

 Por que Da Janela?

O cenário principal dentro deste isolamento social é a nossa casa, e o que nos conecta com o mundo lá fora, para além das tecnologias, é a nossa janela. Por isso, como exercício para a construção do nosso olhar social, assim como a primeira imagem fotográfica da história foi a partir de uma janela em 1826 de Joseph Nicéphore Niépce e baseado no projeto Da minha janela de Tatiana Altberg, os estudantes realizarão uma fotografia a partir de suas janelas.

 Observar o que se vê a partir de sua janela pode ser considerado um ato simples e trivial, mas ao se preocupar em registrar este olhar, ou seja, materializar o seu ponto de vista, este ato adquire uma nova perspectiva, é um momento de aprofundar o olhar numa paisagem presente em nosso cotidiano, permitindo o estranhamento e desnaturalização daquela realidade, o que promove a construção do pensamento crítico, um objetivo do ensino da Língua Portuguesa na aprendizagem.

Veja abaixo a primeira fotografia, do francês Joseph Nicéphore Niépce, tirada em 1826.



 Para aprender mais História da Fotografia

 O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?

O texto nos permitiu refletir um pouco sobre os impactos da pandemia em nossas relações sociais e o nosso papel a partir da observação e suas lentes. Neste debate para a compreensão de uma nova realidade que surge. Como vimos, a fotografia e a observação pode ser um instrumento interessante para a construção deste novo olhar. Podemos, através da fotografia, exercitar esse olhar crítico, ao mirar para o nosso cotidiano, para o que nos conecta com o mundo lá fora e que vemos todos dias durante este período de isolamento, a nossa janela. Aproveitar este momento de reclusão talvez nos torne mais sensíveis para este olhar de estranhamento e desnaturalização da realidade social que nos cerca e nos faça refletir sobre o que vemos ou não vemos de nossas janelas.

Atividade 1

·         Pegue seu celular, caso não tenha peça emprestado para realizar esta atividade;
·         Escolha uma janela da sua casa;
·         Observe a vida lá fora (reserve alguns instantes para contemplar);
·         Enquadre o que mais chamou a sua atenção e faça seu registro;

É importante tomar cuidado ao fotografar outras pessoas, devemos respeitar a privacidade delas e sua imagem. Com a foto pronta, elabore um título. Envie para mim no e-mail celma.souza@hotmail.com no e-mail anexe a foto, escreva o título de sua fotografia e não esqueça de se identificar (nome completo, nome da escola, turma e número caso saiba)  

Atividade 1.1
Escreva um texto relevante sobre a sua foto (no caso sobre o registro que você fez) e envie a imagem por e-mail.

Bons estudos!
Cuidem-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário