Orientações:
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celma.souza@hotmail.com
Ø Evite
escassez de informações nas respostas.
Ø Use a internet como material de apoio e pesquisa. Desenvolver as
atividades a partir de suas ideias é mais relevante para o seu crescimento pessoal
e profissional do que copiar textos do Google. Pense nisso!!
Ø Caso
não tenha entendido sobre a “entrega ou devolutiva” entre em contato pelo
e-mail acima citado.
Ø
A
avaliação se dará de forma contínua a partir da devolutiva do aluno.
Ø Aula alinhada
com a transmissão do Centro de Mídias
Ø Fiquem
atentos as aulas no aplicativo CMSP e no canal 2.3 Cultura Educação
Ø Ler
com atenção todas as atividades e desenvolvê-las em seu caderno de classe,
folhas de almaço ou portifólio.
Ø Caso
tenha dúvidas acerca das atividades enviadas, entre em contato através do
e-mail disponibilizado pelo professor.
Ø Enviar
as atividades com clareza e nitidez.
(nome, Número, Série e Turma)
Atividade
Complementar
Por dentro do Conteúdo - Faça
a leitura
A FOTOGRAFIA E O SEU
OLHAR...
DA JANELA
A pandemia causada pelo vírus Covid-19 nos faz
vivenciar um momento excepcional, hoje a ação mais eficaz no combate à
disseminação do vírus é o isolamento, o distanciamento social e o uso da
máscara. Essas medidas afetaram drasticamente nossas vidas. Tanto na esfera
pública, ao pensarmos nos impactos desta pandemia no âmbito socioeconômico,
evidenciando a desigualdade social, a divisão de classes, as relações de
trabalho etc. Como também na esfera privada, ou seja, nosso mundo particular
cotidiano.
Nossas relações com os outros
e com nós mesmos foram afetadas, o isolamento social nos obrigou a mudar nossa
rotina e observar/vivenciar o mundo e as relações com outros de forma
diferente. Nos afastamos da escola, dos amigos, das ruas, dos lazeres externos
e do trabalho, incluímos, ainda mais, o uso da tecnologia dentro dessas
relações.
A Língua Portuguesa, bem como outras ciências
sociais está presente nesses debates e nos ajuda a visualizar e questionar
essas transformações sociais. Nas aulas de Português temos como objetivo a
compreensão da realidade social através da construção de um olhar crítico. E
para ajudar neste exercício a fotografia se torna um instrumento
importante para a interpretação e expressão da realidade social.
Como afirmam Berger (2013) e
Kossoy (2014) a fotografia é vestígio e construção social, neste
sentido, para pensar na fotografia é preciso pensar nas relações e contextos
sociais em que ela está inserida, pensar tanto em quem a produz quanto em quem
a vê. A imagem fotográfica não é uma reprodução mimética da realidade, ou seja,
uma imitação ou cópia fiel da realidade, e sim uma forma de ver a realidade.
Expressa o olhar particular do fotógrafo, que tem um objetivo em seu registro,
e este olhar é também uma construção social, o fotógrafo é uma construção social.
Por que Da Janela?
O cenário principal dentro
deste isolamento social é a nossa casa, e o que nos conecta com o mundo lá
fora, para além das tecnologias, é a nossa janela. Por isso, como exercício
para a construção do nosso olhar social, assim como a primeira imagem
fotográfica da história foi a partir de uma janela em 1826 de Joseph Nicéphore Niépce
e baseado no projeto Da minha janela de Tatiana Altberg, os estudantes
realizarão uma fotografia a partir de suas janelas.
Observar o que se vê a partir de sua janela
pode ser considerado um ato simples e trivial, mas ao se preocupar em registrar
este olhar, ou seja, materializar o seu ponto de vista, este ato adquire uma
nova perspectiva, é um momento de aprofundar o olhar numa paisagem presente em
nosso cotidiano, permitindo o estranhamento e desnaturalização daquela
realidade, o que promove a construção do pensamento crítico, um objetivo do
ensino da Língua Portuguesa na aprendizagem.
Veja abaixo a
primeira fotografia, do francês Joseph Nicéphore Niépce, tirada em 1826.
Para aprender mais
História da Fotografia
O QUE VOCÊ VÊ DA SUA JANELA?
O texto nos permitiu refletir
um pouco sobre os impactos da pandemia em nossas relações sociais e o nosso
papel a partir da observação e suas lentes. Neste debate para a compreensão de
uma nova realidade que surge. Como vimos, a fotografia e a observação pode ser
um instrumento interessante para a construção deste novo olhar. Podemos,
através da fotografia, exercitar esse olhar crítico, ao mirar para o nosso
cotidiano, para o que nos conecta com o mundo lá fora e que vemos todos dias
durante este período de isolamento, a nossa janela. Aproveitar este
momento de reclusão talvez nos torne mais sensíveis para este olhar de
estranhamento e desnaturalização da realidade social que nos cerca e nos faça
refletir sobre o que vemos ou não vemos de nossas janelas.
Atividade 1
·
Pegue seu celular, caso não tenha
peça emprestado para realizar esta atividade;
·
Escolha uma janela da sua casa;
·
Observe a vida lá fora (reserve alguns
instantes para contemplar);
·
Enquadre o que mais chamou a sua
atenção e faça seu registro;
É
importante tomar cuidado ao fotografar outras pessoas, devemos respeitar a
privacidade delas e sua imagem. Com a foto pronta, elabore um
título. Envie para mim no e-mail celma.souza@hotmail.com no e-mail anexe a foto, escreva o título de sua
fotografia e não esqueça de se identificar (nome completo, nome da escola, turma
e número caso saiba)
Atividade 1.1
Escreva
um texto relevante sobre a sua foto (no caso sobre o registro que você fez) e
envie a imagem por e-mail.
Bons estudos!
Cuidem-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário