quarta-feira, 1 de julho de 2020


9º A , 9º B  - HISTÓRIA - PROFESSORA REGINA LINO

OBSERVAÇÃO: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES PODEM SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br

O PERÍODO ENTREGUERRAS (1919- 1939)

Os anos compreendidos entre o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, e o início da Segunda Grande Guerra, em 1939 são chamados de Período Entreguerras .
Após o fim da Primeira Guerra, foi assinado entre as potências européias diversos tratados, mas o mais importante deles foi o Tratado de Versalhes, em 1919. Por este tratado, a Alemanha sofreu sanções, dentre as quais a perda dos territórios conquistados, como a Alsácia-Lorena e as colônias africanas e asiáticas; a redução das Forças Armadas; proibição de fabricação de armamentos pesados e o pagamento de indenização aos países vencedores do conflito. O alto valor da indenização e os custos de 4 anos de guerra deixaram a Alemanha arrasada, em uma profunda crise econômica.
Mas não só a Alemanha saiu destruída da Grande Guerra. Também o restante dos países europeus envolvidos precisou encarar a reconstrução, e o dinheiro para isso veio sobretudo dos Estados Unidos da América, considerado o grande vencedor da Guerra.
A década de 1920 foi de euforia econômica nos Estados Unidos, e é desse momento o chamado american way of life (estilo de vida americano), caracterizado pela alta produção e consumo em massa. Produtos como carros e eletrodomésticos tornam-se acessíveis para parte da população americana, que consumia também cinema, música (jazz e charleston eram os ritmos mais populares) e esportes eram populares e muito procurados.                      
     
A CRISE DE 1929

A euforia econômica americana, no entanto, logo teve fim. A desigualdade social  nos Estados Unidos era gritante: metade da população estava abaixo da linha da pobreza. A modernização da agricultura resultou em produção superior à demanda, diminuindo o preço dos alimentos e aumentando os estoques. Também a produção industrial atingiu níveis maiores do que a população era capaz de consumir, resultando em demissões e diminuição da produção. Isto ocorreu devido ao fato de que com o passar dos anos, os países europeus lentamente voltaram a produzir e se reestruturar economicamente, não dependendo tanto do fornecimento americano.
Em 1929, o mercado não aguentou a especulação de ações na Bolsa de Valores e essas passaram a perder valor, culminando no Crash (ou a queda) da Bolsa de Nova York, em 29 de outubro de 1929, e no início de uma grave crise econômica que atingiria todos os países de economia capitalista. A crise começaria a ser resolvida com a adoção, em 1933, quando uma série de medidas denominadas  New Deal, foram adotadas pelo presidente Roosevelt.

ENQUANTO ISSO NA EUROPA...

A Alemanha, que no decorrer dos anos 1920 se recuperava da Grande Guerra, enfrentou recuo econômico com a Crise de 1929, fortalecendo o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista), fundado em 1920 e liderado por Adolf Hitler.
Também a Itália viveu no período a ascensão de um regime totalitário, o fascista, cujo líder era Benito Mussolini.
Em 1936, Itália e Alemanha formaram uma aliança de proteção mútua, o Eixo Roma-Berlim, que lutaria junto na Segunda Guerra Mundial. Foi também em 1936 que na Espanha o general Francisco Franco se recusou a aceitar a vitória da Frente Popular, formado por socialistas e republicanos, e deu início ao conflito conhecido como Guerra Civil Espanhola. Franco, simpatizante do fascismo, recebeu ajuda de alemães e italianos para derrotar a Frente Popular e instalar um governo forte e autoritário, o qual durou até 1975, quando morreu o general.

Referências: RODRIGUES, Joelza Esther. Projeto Athos: História, 9º ano. São Paulo: FTD, 2014

VÍDEO INDICADO:

  Este vídeo é uma aula curta, mais cheia de detalhe sobre este período, vale a pena assistir!)

Questões:

1.  Ao termino da Primeira Guerra Mundial, as potencias vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo. Trata-se:
a)      Da Organização das Nações Unidas;
b)      Do Dia D;
c)      Do Tratado de Versalhes;
d)     Do Tratado de Verdum.

2. O final da Primeira Guerra Mundial trouxe prejuízos para todos os países que se envolveram no conflito? Explique

3. No dicionário SUPERPRODUÇÃO significa: a) produção muito grande de determinado produto; b) produção acima do que é viável comercializar, que supera a demanda; excesso de produção. Após a leitura desta definição e do texto, podemos afirmar que a Crise de 1929 foi uma crise de superprodução? Explique.
4. Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:
a) Pacto de Varsóvia
b) New Deal
c) Acordo de 1931
d) Projeto Manhattan

5. Durante o período Entreguerras surgem na Europa diversos regimes totalitaristas, como na Alemanha, Itália e Espanha. Quais são estes regimes e quem eram seus lideres?






Nenhum comentário:

Postar um comentário