Olá pessoal tudo bem com vocês?
Atividade de Geografia
Blocos Regionais: o caso da União Europeia
Crise Financeira na União Europeia e Aumento do Desemprego
A crise financeira que atingiu a União Europeia no fim da década de 2000 provocou a diminuição do ritmo de crescimento econômico dos países do bloco e aqueda no poder de compra da população, contribuindo significativamente para a redução das ofertas de emprego. Os países que estavam em situação mais frágil, como Espanha, Portugal, Grécia, Irlanda e Itália, registraram os índices mais preocupantes e tiveram que receber mais apoio da UE, em especial dos países que possuíam mais recursos para lidar com a situação econômica desfavorável, como Alemanha, França e Reino Unido.
Tal conjuntura pode ser observada no gráfico de distribuição a seguir, que apresenta o crescimento econômico de algumas cidades europeias em seu eixo horizontal e as taxas de crescimento de emprego no eixo vertical, durante o período mais agudo da crise, isto é entre 2007 2012.
Este tipo de gráfico é uma representação que exibe valores comparativos que podem ser expressos, por círculos de diversos diâmetros. Nesse caso, cada círculo representa uma cidade, e a área que os círculos ocupam no gráfico está relacionada à sua população, ou seja, quanto maior o círculo, maior a população da cidade.
Uma década após o início da crise, alguns países vem registrando índices que demostram recuperação da economia, como taxas de crescimento positivas e diminuição dos níveis de desemprego. No entanto, a UE reconhece que há países, como a Grécia, que ainda enfrentam graves problemas sociais, como aumento das taxas de pobreza, e ainda necessitam recorrer a socorro financeiro do bloco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário