ATIVIDADE 21 💉
"Fungos"
Fungos são organismos eucarióticos, ou seja, suas células possuem o material genético (DNA e RNA) envolto por um núcleo, o que os incluí no domínio Eukarya (classificação acima de reino). Para a sociedade estes organismos chamam a atenção por representações como cogumelos, mofos e bolores.
Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos. ... Por outro lado, muitos fungos são considerados parasitas e transmitem doenças aos animais e as plantas.
Eles têm vida livre ou não, e são encontrados nos mais variados ambientes, sobretudo em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. ... As hifas, que formam a maioria dos fungos pluricelulares, crescem e vivem escondidas sob o solo, sob a casca do tronco de árvore ou sob a matéria orgânica, isto é, restos de seres vivos.
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
"5 doenças causadas por Fungos"
Bicho geográfico, micose e pano branco são alguns exemplos de doenças causadas por fungos. Embora sejam muito incômodas, essas condições podem ser consideradas de baixo risco e possuem tratamento simples. Porém, existem algumas doenças fúngicas graves que podem até mesmo apresentar risco de morte.
Fungos são seres eucarióticos, que possuem uma estrutura de vida bastante simples. Existem inúmeros tipos de fungos. Alguns são utilizados na culinária, na produção de vinhos e de fermento. Outros são fundamentais para a fabricação de medicamentos, como é o caso do fungo Penicillium chrysogenum, usado na elaboração da penicilina. Mas não podemos deixar de destacar os fungos nocivos à saúde.
1. Meningite fúngica
Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. A doença é causada por fungos cryptococcus, e o contágio ocorre pela inalação do ar com pequenas células contaminadas. A doença é bastante preocupante e apresenta risco de morte, principalmente para pacientes com HIV, pessoas debilitadas e com baixa imunidade.
2. Peniciliose
É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. A doença é considerada grave, pois pode atingir diversos órgãos vitais do corpo, como o pulmão, os rins e fígado. A Peniciliose é especialmente perigosa para pessoas soropositivas e com baixa imunidade, pois essas condições favorecem que a infecção se espalhe pelo organismo. O tratamento é realizado a partir da administração de medicamentos antifúngicos.
3. Histoplasmose
A Histoplasmose é uma doença fúngica que atinge, principalmente, o pulmão do paciente infectado. O fungo Histoplasma capsulatum, causador da doença, é encontrado nas fezes de morcegos e pássaros, e a doença é transmitida por meio da inalação de esporos do fungo presentes no ar.
Pacientes com câncer, HIV ou idosos estão mais suscetíveis a desenvolverem a forma severa da infecção, que pode levar a problemas no coração e meningite.
4. Candidíase
Considera-se candidíase todas as infecções causadas pelas espécies do fungo Candida. Essas infecções podem ocorrer em diversas áreas do corpo, como a genitália feminina, genitália masculina, pele, boca e esôfago.
Por se tratar de uma doença bastante comum, muitas pessoas negligenciam o seu tratamento, o que é muito perigoso. A candidíase pode chegar ao sangue e espalhar-se pelos órgãos vitais, podendo ser fatal.
5. Onicomicose
É difícil imaginar que algo simples, como uma micose na unha, pode representar um grande perigo para sua saúde. A infecção fúngica nas unhas é bastante comum e deve ser tratada assim que surgirem sintomas como unhas frágeis, deformadas e quebradiças ou dor nos dedos.
A melhor forma de prevenir doenças causadas por fungos é evitar a exposição a ambientes poluídos, não usar roupas muito apertadas no calor, não permanecer durante muito tempo com roupas úmidas e enxugar bem todas as partes do corpo após o banho.
Transmissão
Os fungos estão presentes nos mais variados ambientes. Assim, a transmissão de doenças causadas por causadas por fungos pode ocorrer de vários modos.
As principais formas de favorecer o surgimento de micoses são:
- Andar descalço;
- Usar roupas úmidas por um longo tempo;
- Utilizar roupas, meias e calçados de material sintético;
- Utilizar chuveiros públicos, lava-pés, piscinas ou saunas;
- Compartilhar alicates de cutículas, tesouras e lixas não esterilizadas corretamente;
- Não enxugar a pele adequadamente, sobretudo entre os dedos dos pés, virilha e embaixo das mamas.
- Infecções por Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae;
- Sífilis;
- Gangrena gasosa;
- Meningite bacteriana;
- Endocardites bacterianas;
- Amigdalites;
- Faringites;
- Epiglotites;
Nenhum comentário:
Postar um comentário