quinta-feira, 24 de setembro de 2020

HISTÓRIA 9º A e B - PROFESSORA REGINA LINO SILVA

3º  BIMESTRE

OBSERVAÇÃO: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES PODEM SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br

RESUMO DOS GOVERNOS DE JÂNIO QUADROS (1961) E JOÃO GOULART (1961-1964) E O GOLPE MILITAR DE 1964

O GOVERNO JÂNIO QUADROS

Em 1961, Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil com 5,6 milhões de votos e apoiado pela UDN (União Democrática Nacional). Com seu vice-presidente João Goulart, oriundo do PTB, formou a chapa denominada “Jan-Jan”.

Jânio fez uma campanha eleitoral baseada na identificação com as massas. Como símbolo da campanha usou uma vassoura, pois dizia que ia varrer tudo que havia de errado no Brasil (principalmente a corrupção). Apostou mais na imagem do que no conteúdo, já que não explicava a maneira pela qual iria resolver os principais problemas nacionais.

Após o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), o cenário do Brasil era de crise, pois o país estava com a economia desestruturada, inflação e uma enorme dívida externa.

Principais aspectos da política interna

Jânio buscou afastar-se das tradicionais forças políticas do país. Acredita que assim teria mais liberdade para governar, pois não teria compromissos com partidos políticos. Desta forma, as negociações com o Congresso Nacional ficaram difíceis e, muitas vezes, conflituosas.

Política externa

Na área externa, Jânio procurou romper com a dependência dos Estados Unidos. Aproximou-se dos movimentos nacionalistas e de esquerda. Entre as principais realizações neste sentido podemos destacar:

- Enviou o vice-presidente, João Goulart, em missão oficial para a China (país que seguia o socialismo).

- Condecorou, com a ordem do Cruzeiro do Sul, Che Guevara (uma das principais figuras revolucionárias comunistas do período).

Esta política externa desagradou muito os setores conservadores da sociedade brasileira, os políticos de direita e também as Forças Armadas do Brasil.

Renúncia

Com baixa popularidade, enfrentando uma crise econômica, sem apoio de grande parte do legislativo e com o descontentamento dos militares, o governo Jânio Quadros entrou em colapso sete meses após seu início. Em 25 de agosto de 1961, Jânio enviou uma carta ao Congresso Nacional comunicando sua renúncia. Deu poucas explicações dos motivos, falando apenas que havia “forças terríveis” contra ele.

O GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)

Conhecido também pelo apelido de “Jango”, João Belchior Marques Goulart foi presidente do Brasil entre os anos de 1961 e 1964 Antes disso, tinha sido vice-presidente de Juscelino Kubitschek, entre os anos de 1956 e 1960 e vice de Jânio Quadros.

Assumiu a posse da presidência dia 7 de setembro de 1961. Naquela época, o presidente e o vice eram eleitos separadamente, e Jango era de um partido que desagradavam as elites brasileiras.  Por esta razão, os militares e a UDN (União Democrática Nacional), se posicionaram contra sua ascensão à presidência. Por outro lado, Jango teve grande adesão das camadas populares como à classe operária, os sindicatos, os estudantes.

Jango assumiu a presidência depois que as negociações políticas encontraram a solução: realizar uma emenda constitucional que transformaria o país em uma república parlamentarista. Assim, Jango assumiria, mas teria seus poderes reduzidos

JANGO NA PRESIDÊNCIA

Podemos dizer que o governo de Jango esteve dividido em duas fases: uma parlamentarista e outra presidencialista.

Fase parlamentarista

O governo parlamentarista de Jango durou cerca de 14 meses e teve fim com um plebiscito em que a população decidiu pelo retorno do presidencialismo. O parlamentarismo tirava uma série de atribuições políticas do presidente e, com isso, Jango não teve muitas possibilidades de manobras políticas.

Nessa fase, Jango teve uma noção dos problemas que o país enfrentava. O país tinha uma alta dívida externa e enfrentava problemas graves sociais como a questão da terra e a educação.

Na política externa, o país continuou a exercer uma política externa independente, sem sujeitar-se a interesses de norte-americanos nem de soviéticos.

Fase presidencialista

A fase presidencialista do governo de Jango é marcada integralmente pelos debates causados pela proposta do governo de realizar as Reformas de Base, que eram reformas estruturais defendidas pelo governo com o objetivo de resolver problemas estruturais do país. Estas reformas defendiam:

·         A realização de reforma agrária, tributária, bancária, urbana, educacional e eleitoral.

Dentre todas as reformas defendidas nesse programa, a mais bem elaborada e a que resultou em um debate político gigantesco foi a reforma agrária.

A negociação pela realização da reforma agrária travou o governo e fez com que Jango fosse perdendo sua base de apoio a partir de 1963. Isso porque inúmeros políticos do partido que apoiava o governo mudaram de lado, pois também estavam ligados a interesses de latifundiários e os termos do governo não agradavam os interesses desses políticos.

Enquanto o debate político acontecia, inúmeras manifestações sociais de estudantes, operários e camponeses ocorriam no país.  O que provocou inquietação e temor junto aos empresários nacionais e estrangeiros.

Conspiração contra João Goulart

No meio de todos esses acontecimentos, uma conspiração que mobilizava grupos civis, militares e interesses dos Estados Unidos estava em curso. Neste período o mundo vivia os efeitos da Guerra Fria que havia criado uma bipolarização no mundo entre um bloco capitalista (com orientação política de direita, liderado pelos Estados Unidos) e outro socialista (com orientação política de esquerda, liderado pela União Soviética). O governo americano considerava o governo de João Goulart muito à esquerda e, por isso, passou a financiar grupos conservadores e reacionários para desestabilizar politicamente Jango.

Neste período parte dos militares defendiam a implantação de um governo autoritário para impor um programa de desenvolvimento econômico no país.

Nesse turbilhão de acontecimentos, Jango, claramente, começou a enfraquecer-se na posição de presidente.

GOLPE DE 1964

Em 1964, a situação do país continuava tensa. Os grupos que conspiravam contra Jango tinham uma estratégia de derrubada do governo avançada. E Jango, vendo-se politicamente atado e sem conseguir realizar suas reformas, resolveu guinar seu governo à esquerda, em 13 de março de 1964, no conhecido discurso da Central do Brasil.

Nesse discurso, Jango reafirmou publicamente seu compromisso de realizar, a todo custo, as Reformas de Base. A resposta conservadora não tardou e, em 19 de março, meio milhão de pessoas mobilizadas por grupos direitistas realizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Nessa marcha, houve inúmeros pedidos de tomada do poder pelos militares.

Na virada de 31 março para 1º de abril de 1964, um levante militar iniciou-se em Juiz de Fora. Esses militares marcharam para o Rio de Janeiro, tomaram a cidade e nenhum tipo de resistência governamental aconteceu. Jango foi instado a resistir, mas negou-se para evitar uma guerra civil. Em 2 de abril de 1964, o golpe foi completado quando Auro de Moura, presidente do Senado, decretou vaga à presidência do Brasil.

Dias depois, foi decretado o Ato Institucional nº 1 e Humberto Castello Branco assumiu a presidência dando início a 21 anos de ditadura no Brasil.

Vídeos

·         Aula do Centro de Mídias:

https://www.youtube.com/watch?v=3CEid0QuZNw&list=PLAbRprP4phEgDWrtBWUHNot_9QFswp9gm&index=20

 

·         Teleaula sobre Jânio Quadros

https://www.youtube.com/watch?v=tcICUQNkrxM

 

·         Teleaula sobre o Governo de João Goulart

https://www.youtube.com/watch?v=gTAF4Qbmx3k

Questões

1. Quais estratégias de campanha eleitoral levaram Jânio Quadros a Presidência da República? Em que ano ele assumiu o poder?

2. De que forma Jânio Quadros deixou o governo? Quais os motivos que o levaram a tomar esta decisão?

3. A ascensão de João Goulart a Presidência da República foi motivo de conflitos entre grupos opostos e só foi possível mediante a um acordo político. Explique:

           a) Quais grupos eram contrários e quais apoiavam João Goulart a assumir a presidência?

            b) Qual a solução encontrada para que João Goulart assumisse a presidência?

4) O que eram as Reformas de Base que Jango defendia em seu governo? Quais os pontos principais destas Reformas?

5. Faça uma pequena pesquisa e explique o que é Reforma Agrária.

6. Como ocorreu o Golpe Militar de 1964?


Nenhum comentário:

Postar um comentário