Atividade 22
Copiar o texto no caderno
"Energia Térmica / Diferença entre Temperatura e Calor"
No dia a dia, utilizamos as palavras temperatura e calor quase como sinônimos; entretanto, a Ciência atribui diferentes significados a elas.
Todos os objetos são formados por partículas em constante movimento. A temperatura de um corpo está relacionada ao movimento dessas partículas que o constituem. Formalmente, chamamos esse movimento de agitação térmica.
* Energia térmica: é a energia gerada pela agitação das partículas de um corpo e está associada à temperatura.
* Energia cinética: é uma forma de energia e pode ser associada ao movimento. Portanto, a temperatura de um sistema corresponde ao total de energias cinéticas das partículas.
Equilíbrio térmico 👉 Se deixarmos uma xícara de chá quente sobre a mesa, sabemos que após algum tempo a temperatura do líquido diminuirá. Inicialmente, o chá e o ambiente não têm a mesma temperatura, ou seja, as partículas que constituem cada um deles se agitam com intensidades distintas. Com o passar do tempo, o chá transfere para o ambiente uma parte de sua energia térmica e sua temperatura diminui. Esse processo termina apenas quando os dois corpos atingem a mesma temperatura. Dizemos que, nesse caso, eles estão em equilíbrio térmico.
Sensação térmica 👉 Ao colocar a mão sobre um objeto, o tato nos permite perceber a sensação térmica em relação a ele: se está quente, frio, gelado ou morno em relação à nossa temperatura corporal. Embora nossa capacidade de perceber se algo está quente ou frio seja muito útil, ela não tem muita precisão e pode até mesmo nos enganar. Pense por exemplo, na sensação térmica que temos ao sair de uma piscina ou rio. Por que sentimos frio? Nesse momento, com o corpo molhado, há sobre a pele uma camada fina de água que vai evaporando aos poucos. Nessa evaporação, ocorre transferência de energia térmica entre o nosso corpo e a água; como o corpo cede uma parte de sua energia, temos a sensação de que o ar está mais frio que antes de nos molharmos, mesmo que não esteja. Para saber a temperatura de um objeto de maneira precisa, devemos utilizar instrumentos específicos; os termômetros.
Termômetros
O termômetro funciona com o princípio de equilíbrio térmico, ou seja, ao ser colocado em contato com um corpo ao passar do tempo ele atinge o equilíbrio térmico com corpo fazendo com que a substância termométrica se dilate ou contraia, quando isso ocorrer ela indicará um valor. ele mede temperatura.
O aparelho Termômetro é usado para determinar os valores de temperatura. Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.
O elemento mercúrio é o único metal líquido em baixas temperaturas, é líquido no intervalo de temperatura de -38.9° C a 356.7° C. Como todo líquido, o mercúrio expande na medida em que ele é aquecido, sendo assim, ele se move ao longo do tubo do termômetro determinando a temperatura. A sua taxa de expansão é calibrada na escala de vidro, a expansão é linear e pode ser calibrada com precisão.
A graduação do tubo permite visualizar a variação da temperatura, essa graduação é denominada escala termométrica do aparelho. A escala de graduação mais usada é a escala Celsius. Para elaborar esta escala foi preciso dois pontos de referência: a ebulição da água e seu congelamento ao nível do mar, que corresponde a 100°C e 0° C, respectivamente. A escala Kelvin é recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta, mas não é muito usada em trabalhos científicos.
Escala Celsius
Abaixo, temos as principais escalas termométricas:
Escala Celsius
Na escala Celsius, o ponto de gelo é 0 e o ponto de vapor é 100. Nessa escala, o intervalo entre os pontos fixos é dividido em 100 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 grau.
Escala Fahrenheit
Na escala Fahrenheit, o ponto de gelo é 32 e o ponto de vapor é 212. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 180 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 grau fahrenheit (1 °F).
Escala Kelvin
Na escala Kelvin, o ponto de gelo é 273 e o ponto de vapor é 373. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos é dividido em 100 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 kelvin (1 k).
Assim, definimos a correspondência entre essas escalas da seguinte maneira:
IMPORTANTE: Calor está presente na ATIVIDADE 06, desse modo não há necessidade em refaze- la !
Fiquem com Deus e se cuidem!!! 🙏😘
PROFESSORA EU POSSO IMPRIMIR?????
ResponderExcluir