quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Professora Celma Abreu - Língua Portuguesa - 8°anos A,B,C,D - Orientações e atividade

 Atividades para o período de aulas não presenciais

Orientações:

A entrega ou devolutiva das atividades deverá ser feita através do e-mail:

celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br

Obs.: Quem ainda não enviou o gabarito das AAPs (1° e 2° bimestres ) peço que assim o faça. Fico no aguardo!

Atividade Complementar

Atividade 1

Gênero Textual - Mito ou Lenda?

Amplie seus conhecimentos.

1) Faça um resumo ou mapa mental sobre os gêneros textuais Mito e Lenda.

- Definição.

- Apresente as características de ambos.

- Exemplos de Mitos e Lendas Brasileiras.

- Semelhanças e diferenças

- Aspectos gerais.

Atividade 2

Interpretação Textual

1) Leia o texto:

Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?

É um estrago e tanto. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação… E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar. [...]

No texto, o autor defende a ideia de que:

a) Os danos causados pela construção de uma hidrelétrica são enormes.

b) A construção de uma hidrelétrica não causa danos ambientais.

c) A construção de uma hidrelétrica não causa impacto social às comunidades.

d) Os danos causados são mínimos e rapidamente superados.

2) Leia o texto:

A Gansa e os Ovos de Ouro

Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro. Mesmo com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava... Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras. Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna. Não tente forçar demais a sorte.

O camponês e sua esposa foram chamados de tolos porque:

a) Venderam a gansa dos ovos de ouro.

b) Perderam o sustento que haviam garantido.

c) Acharam que a gansa era igual às outras gansas.

d) Mataram a gansa que botava ovos de ouro.

3) Leia o texto:

Turismo >>>>> Cultura >>>>> Música

As opções culturais no Estado de São Paulo, em especial na capital, são inúmeras e atendem a todos os gostos e bolsos. Há desde exposições e espetáculos ao ar livre, até museus de renome internacional, e teatros que abrigam eventos de enorme sofisticação. São Paulo acolhe, durante todo o ano, as melhores e mais diversificadas programações culturais, como as mais respeitadas orquestras, óperas, balés, exposições e espetáculos de todo o mundo. A Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado –, considerada referência na América Latina, é uma das principais atrações da cidade. Se você aprecia arte e cultura, venha visitar São Paulo!

O texto publicado pretende:

a) Apresentar a Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, referência na América Latina.

b) Apresentar as atividades culturais da cidade de São Paulo, atraindo mais turistas.

c) Listar todas as atrações culturais da cidade de São Paulo.

d) Apresentar apenas as atividades com preços acessíveis.

4) Leia o texto:

Dicas para estudar

Onde fica a matéria?

A matéria estudada deve estar em toda parte. Fórmulas penduradas, folhetos curtos no banheiro, pequenos cartazes no quarto.

Aula ajuda!

Demonstre uma parte da matéria para um colega e o colega demonstra a parte dele da matéria para você. Estudar em equipe anima quando há participação, e um ajuda o outro a não desistir.

Ler e entender.

Leia e entenda o que leu. Só a decoreba não vale muito porque, na hora do exame, dá um branco e a decoreba é a primeira a sumir da mente.

Faça lembretes. Continue fazendo as colas, os lembretes (não para usá-los na prova, mas como um meio de treinamento). Para quem não gosta de ler, estudar por meio da cópia é bom. Faça resumos.

O uso de uma linguagem mais coloquial, ou seja, mais próxima da fala, revela que a autora.

a) Não se preocupou com o leitor do seu texto.

b) Desconhece as regras da norma culta da língua portuguesa.

c) Pretende aproximar-se do leitor, facilitando sua compreensão do texto.

d) Utilizou-se de uma língua que não é a língua portuguesa.

Cuidem-se!

Bons Estudos!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário