Atividades para o período de aulas não presenciais
Orientações:
A entrega ou devolutiva das
atividades deverá ser feita através do e-mail:
celmaabreu@prof.educacao.sp.gov.br
Obs.: Quem ainda não
enviou o gabarito das AAPs (1° e 2° bimestres ) peço que assim o faça. Fico no
aguardo!
Atividade Complementar
Atividade 1
Gênero Textual - Mito ou Lenda?
Amplie seus conhecimentos.
1) Faça um resumo ou mapa mental
sobre os gêneros textuais Mito e Lenda.
- Definição.
- Apresente as características de ambos.
- Exemplos de Mitos e Lendas Brasileiras.
- Semelhanças e diferenças
- Aspectos gerais.
Atividade 2
Interpretação Textual
1) Leia o texto:
Qual o impacto
ambiental da instalação de uma hidrelétrica?
É um estrago e tanto. Na área
que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza
se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para
refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação… E isso fora o
impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua
vida do zero num outro lugar. [...]
No
texto, o autor defende a ideia de que:
a) Os
danos causados pela construção de uma hidrelétrica são enormes.
b) A
construção de uma hidrelétrica não causa danos ambientais.
c) A
construção de uma hidrelétrica não causa impacto social às comunidades.
d) Os
danos causados são mínimos e rapidamente superados.
2) Leia o texto:
A Gansa e os Ovos de
Ouro
Um homem e sua mulher tinham a
sorte de possuir uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro. Mesmo com
toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim
não dava... Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram
matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a
barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras.
Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado,
nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um
pouquinho sua fortuna. Não tente forçar demais a sorte.
O camponês e sua esposa
foram chamados de tolos porque:
a)
Venderam a gansa dos ovos de ouro.
b)
Perderam o sustento que haviam garantido.
c)
Acharam que a gansa era igual às outras gansas.
d) Mataram
a gansa que botava ovos de ouro.
3) Leia o
texto:
Turismo
>>>>> Cultura >>>>> Música
As opções culturais no Estado
de São Paulo, em especial na capital, são inúmeras e atendem a todos os gostos
e bolsos. Há desde exposições e espetáculos ao ar livre, até museus de renome
internacional, e teatros que abrigam eventos de enorme sofisticação. São Paulo
acolhe, durante todo o ano, as melhores e mais diversificadas programações
culturais, como as mais respeitadas orquestras, óperas, balés, exposições e
espetáculos de todo o mundo. A Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado –,
considerada referência na América Latina, é uma das principais atrações da
cidade. Se você aprecia arte e cultura, venha visitar São Paulo!
O texto publicado pretende:
a)
Apresentar a Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, referência na
América Latina.
b)
Apresentar as atividades culturais da cidade de São Paulo, atraindo mais
turistas.
c)
Listar todas as atrações culturais da cidade de São Paulo.
d)
Apresentar apenas as atividades com preços acessíveis.
4) Leia o texto:
Dicas
para estudar
Onde fica a matéria?
A matéria estudada deve estar
em toda parte. Fórmulas penduradas, folhetos curtos no banheiro, pequenos
cartazes no quarto.
Aula ajuda!
Demonstre uma parte da matéria
para um colega e o colega demonstra a parte dele da matéria para você. Estudar
em equipe anima quando há participação, e um ajuda o outro a não desistir.
Ler e entender.
Leia e entenda o que leu. Só a
decoreba não vale muito porque, na hora do exame, dá um branco e a decoreba é a
primeira a sumir da mente.
Faça lembretes. Continue
fazendo as colas, os lembretes (não para usá-los na prova, mas como um meio de treinamento).
Para quem não gosta de ler, estudar por meio da cópia é bom. Faça resumos.
O uso de uma linguagem
mais coloquial, ou seja, mais próxima da fala, revela que a autora.
a) Não se
preocupou com o leitor do seu texto.
b)
Desconhece as regras da norma culta da língua portuguesa.
c)
Pretende aproximar-se do leitor, facilitando sua compreensão do texto.
d)
Utilizou-se de uma língua que não é a língua portuguesa.
Cuidem-se!
Bons
Estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário