sábado, 19 de setembro de 2020

Prof° Guilherme - Ed. Física - 9° anos

 Atividade referente ao 3° bimestre.


Esporte

 

O esporte carrega, em todas as sociedades da atualidade, uma força extremamente importante. Mesmo não o praticando, nos deparamos com ele a todo instante. O esporte acaba sendo gerador de que vem a ser chamado de cultura de movimento.

Duas correntes com pensamentos diferentes dizem a respeito da origem do esporte.

Há quem aponte o surgimento do esporte direcionado a fins voltados para a educação, desde seu nascimento.

A outra corrente direciona o esporte como um fenômeno biológico.

Existem direcionamentos que encontram um ponto em comum entre essas duas correntes de pensamento, tornando-se a principal bandeira do desporto.

Falamos, então, da competição, que é simultaneamente lembrada quando tratamos de esportes, e assim, se é esporte, tem disputa.

A competição, então, tem sua origem de maneira mais ofensiva do que conhecemos como jogo.

 

Linha do tempo

 

Primitivos: exercícios para o corpo, com suma necessidade de sobrevivência (caçar, nadar, correr, se defender, etc...).

Ao fixar moradia: por causa de ataques em sua terra, formavam grupos. Surgimento das primeiras nações e a atividade física estava mais voltada à ginástica preparatória para a guerra.

Primeiras civilizações: experimentaram as primeiras atividades físicas que se tornaram, enfim, atividades esportivas.

Esporte na Antiguidade: os jogos gregos tinham as Olímpiadas como principal manifestação da época.

Embora associemos as Olímpiadas ao desporto, é importante saber que os jogos olímpicos da Grécia Antiga eram considerados um festival religioso em homenagem a Zeus.

Fundados por Hércules, que plantava oliveira para que fossem feitos os ramos a serem dados aos vencedores.

O desporto como fenômeno social: durante os Jogos Olímpicos, existia uma trégua considerada sagrada pra o mundo grego. A guerra era proibida durante os jogos.

Só participavam das competições os homens considerados livres e que eram nascidos nas cidades estados gregas.

Os atletas eram das classes mais favorecidas, vinham de todos os pontos da Grécia, assim como das colônias espalhadas pelas costas de Mediterrâneo e do Mar Negro.

As mulheres não competiam, assim como os escravos e os estrangeiros (denominados bárbaros) também não.

 

As mulheres no esporte

 

Com as quebras de paradigma e mesmo na atualidade, a maioria dos atletas sempre foram os homens.

Mesmo com essa realidade, há uma história da luta das mulheres por representar o esporte e, assim, algumas se destacaram.

 

Certos fatores podem causar prejuízos psicológicos para a mulher atleta.

Não reconhecimento como atleta.

Ser vista só por sua beleza física

Enfrentar relações desiguais de poder.

 

Em 1900, havia grande indignação entre o público feminino, pois tinham vontade de crescer dentro do esporte. Então, a francesa Alice Melliat solicitou, ao comitê olímpico internacional, a entrada das mulheres nas modalidades diversas. Esse pedido foi atendido de forma não oficial.

O COI em 1928 aprovou a inclusão das mulheres nas Olímpiadas na modalidade de Atletismo.

Apenas em 2012, as mulheres passaram a participar de todas as modalidade Olímpicas.

 

 

Pergunta


1-Em sua opinião como as mulheres tem feito para ganhar o seu espaço nos esporte?
2-Como podemos justificar a demora para com que as mulheres tenham conseguido seu espaço no mundo dos esportes?

 

 

Sistema Midiático

 

Os sistemas midiáticos mesclam-se em diferentes instâncias de informação e entretenimento. Cada esfera combina a outras por intermédio de diferentes tecnologias de informação e comunicação.

 

De um modo geral, as diferentes instâncias midiáticas têm papel importante na formação de representações sociais, que atribuímos tanto às praticas esportivas como os sentidos atribuídos ao campo da educação física.

 

Seria muito importante promovermos engajamento com produções midiáticas responsáveis; consciente de seu papel na construção de uma sociedade crítica e integrada aos benefícios das práticas esportivas na formação humana integral, ampla e diversa.

 

O fenômeno esportivo também se destaca pelo seu papel nas sociedades industriais.

Ora, romanticamente, como prática lúdica, como próprio da civilização, criando identidade e formas de socialização.

Ora, como prática de mercado- a partir da segunda metade do século XX.

Depois do futebol o MMA que tem maior destaque na mídia esportiva brasileira.

Infelizmente, podemos ver na mídia a violência nos esportes acontecerem de diferentes formas: tanto verbal como física.

Quando tratamos das torcidas, temos o bullying, o vandalismo, a agressão e as depredações.

O esporte e suas contribuições

O esporte está diametralmente distante da violência: promove a formação do indivíduo em sua integralidade; leva á resolução de desafios coletivamente, com time e grupo, desenvolve diferentes habilidades e talentos.



Perguntas


1-Que tipo de violência na esporte são abordados pela mídia ?
2- A maneira que a mídia apresenta a violência no esporte pode estimular mais violência ? Explique?



 (Copiar texto e perguntas no caderno, mandar imagem da atividade via e-mail)



Link para vídeo aula 

9º ano EF - Educação Física - As transformações históricas do fenômeno esportivo

https://www.youtube.com/watch?v=MptuENLZF7g&ab_channel=9oanoEF-CMSP

9º ano EF - Educação Física - A mídia e o fenômeno esportivo

https://www.youtube.com/watch?v=xv90Kd2GBkE&ab_channel=9oanoEF-CMSP



OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!





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