quinta-feira, 17 de setembro de 2020

HISTÓRIA 9º A, 9ºB - PROFESSORA REGINA LINO

 

   3º  BIMESTRE

AS QUESTÕES PODEM SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br

GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 A 1960)

RESUMO

Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), conhecido como JK foi o 21º presidente do Brasil e seu governo foi marcado por amplo desenvolvimento econômico e industrial, além da construção de Brasília. Por isso a época de seu governo é lembrada como um tempo de otimismo.

Após o suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, seu vice-presidente Café Filho assumiu a presidência e ficou no governo até 1955.

No dia 3 de outubro de 1955, Juscelino Kubitschek venceu as eleições para presidente e João Goulart era o vice-presidente. JK foi eleito por uma coligação entre o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), partidos de origem getulista. Assumiu a presidência no dia 31 de janeiro de 1956.  Durante a campanha política partidária Juscelino Kubitschek realizou duas principais promessas: a primeira era transferir a capital do Brasil para o Planalto Central (a construção de Brasília) e a segunda, anunciar o Plano de Metas que tinha como principal slogan o desenvolvimentismo como modelo econômico.

Juscelino Kubitschek ficou no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.

AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES, CARACTERÍSTICAS E FATOS OCORRIDOS NO GOVERNO JK

1 - Plano de Metas 

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.

2 - Desenvolvimento industrial na Era JK

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Ele abriu a economia para o capital internacional e, desta forma, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK, que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas, de suas regiões, para as grandes cidades do Sudeste.

3 - Construção de Brasília: a nova capital

Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi à construção de Brasília, a nova capital do Brasil.

 Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.

BALANÇO DO GOVERNO JK: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos; porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. Os investimentos concentrados na industrialização deixaram de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fizeram aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

 Vídeos

·         Aula do centro de Mídias:

https://www.youtube.com/watch?v=RLyrRLP1sHI&list=PLAbRprP4phEgDWrtBWUHNot_9QFswp9gm&index=15

·         Aula do telecurso:  https://www.youtube.com/watch?v=0ujMjeg6lUM

·         Vídeo extra: Os presidentes do Brasil de 1945 a 1964.

https://www.youtube.com/watch?v=pCzNplsTk58

QUESTÕES

1. Quem era JK e como ele se chegou a Presidência do Brasil?

2. Quais foram suas principais promessas de governo?

3. JK realizou suas promessas de Campanha? Explique.

4. O que é o Êxodo Rural?

5. O plano de Governo de Juscelino Kubitschek estava definido no seu Programa de Metas, voltado para o desenvolvimento de setores “estratégicos” na esfera do desenvolvimento econômico nacional. Quais eram estes setores?

6. . Observe a charge abaixo:


 JK – Você agora tem um automóvel brasileiro para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira. Que mais quer?

JECA – Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!

(THÉO. In: LEMOS R. (Org.) Um a História do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001).

Questão: A política de desenvolvimento industrial de JK trouxe benefícios para todos os setores da sociedade brasileira? Explique



Nenhum comentário:

Postar um comentário