Língua Portuguesa-Professora Silmara-6 anos A/B - semana de 28/09/2020
Nessa atividade
amos ver mais um pouco dos verbos e se vocês compreenderam. Obs: não esqueça que no final da atividade tem
o gabarito da aula anterior.
Atividade I
1-
Leia o texto abaixo e responda as perguntas
2-
Não tem de copiar o texto ;
3-
Enumere as questões e responda somente a correta.(como fazemos em sala de
aula).
4- Exemplo: Atividade Verbos data: 28/09/2020 / questão 1 – resposta :
Atividade I
Peça “Felizes Mortos” faz
reflexão sobre moral e culpa
O diretor
Lucas Lacerda conversa _______________ o Arte Clube sobre o espetáculo Felizes
Mortos, em cartaz no Rio. Em cena, Joana Kannenberg e Júlia Portes vivem duas
mulheres que se reencontram em um cemitério para pintar o túmulo de uma senhora
com muitas cores e vida.
A partir da
proximidade com a morte, elas enfrentam questões guardadas há muito tempo. A
peça aborda o conflito entre o conservadorismo e a quebra de padrões, e como o
peso da culpa e o julgamento do outro podem interferir em nossas decisões.
Questão 1 – Grife o verbo no tempo presente que compõe
o título do texto:
Peça “Felizes
Mortos” faz reflexão sobre moral e culpa.
Questão 2 – O
verbo no tempo presente grifado acima exprime:
( )
uma ação ( ) um estado ( )
um fenômeno da natureza.
Questão 3 – No
princípio do texto, o verbo no presente “conversa” deve vir acompanhado:
( ) do
termo “por”. ( ) do termo “com”. ( ) do termo “para”.
Questão 4 – No
trecho “Em cena, Joana Kannenberg e Júlia Portes vivem duas mulheres
[...]”, o verbo no presente sublinhado poderia ser substituído por:
( )
“ilustram”. ( )
“interpretam”. ( ) “apresentam”.
Questão 5 – Na passagem “[...] elas enfrentam questões
guardadas há muito tempo.”, a palavra “elas” foi usada para retomar: as “duas mulheres que se reencontram em um
cemitério”.
Questão 6 – No texto acima, o verbo no presente
“podem” refere-se ao sujeito:
( ) “o
conservadorismo e a quebra de padrões”.
( ) “o
peso da culpa e o julgamento do outro”.
( ) “nossas decisões”.
Atividade II
1-
Nessa atividade vocês somete irão estudar, e entender
o que é um ¨ Advérbio¨
Lembre que: • Advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, do
adjetivo ou de outro advérbio.
Conheça
alguns advérbios:
► de lugar: aqui, ali, lá, acolá, além, longe, perto, diante,
atrás, dentro, fora, abaixo, acima etc.
►de tempo: hoje, ontem, já, amanhã, cedo, tarde, nunca, agora,
breve, antes, depois, antigamente, diariamente etc
► de intensidade: muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão,
quanto etc.
► de
modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, calmamente, atentamente e
quase todos os terminados em mente: delicadamente, alegremente etc.
►de afirmação: sim, certamente, realmente etc.
►de dúvida: talvez, provavelmente, acaso, porventura, caso etc.
► de
negação: não, tampouco (= também não).
Gabarito
Atividade I
Exercício 1- Classifique os verbos conforme a legenda exemplo: morrer(1)
(1) ação (2) estado (3) fenômeno da natureza
a) ( 2) estar
b) ( 2) ser
c) ( 3) chover
d) ( 1) cortar
e) ( 1) cantar
f) (2) ficar
g) ( 1) escrever
h) (3) ventar
2. Sublinhe o verbo nas frases abaixo e classifique o que ele significa ação, fenômeno da natureza, estado: conforme o modelo: Clarita está doente.(Estado). .
a) Choveu bastante nestes últimos dias. Fenômeno da natureza
b) André anda de patins. Ação
c) As crianças ficaram felizes. Estado
d) O feirante vendeu todas as verduras. Ação
e) Papai trabalha muito. Ação.
f) O homem está amedrontado. Estado
g) Há uma tristeza profunda no coração. Estado
i) O menino fica alegre,Ação
j) Chovia durante o carnaval passado. Fenômeno da natureza
Atividade II
Exercício 1-Numere corretamente:
(1) 1ª conjugação (2) 2ª conjugação (3) 3ª conjugação
( 2) beber, correr, dever
( 3) sorrir, partir, dormir
( 1 ) ajudar, limpar, cantar
( 3) fugir, dividir, permitir
( 1) pular, gastar, rasgar
( 2 ) adormecer, perder, viver.
2- Dê o modo do verbo destacado : Indicativo( ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Subjuntivo: é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual.
a) Dancei valsa com Celso. indicativo
b) Se eu comprasse este carro. subjuntivo
c) Prestem atenção! imperativo
d) Nós cantamos no coral. indicativo
e) Faça o doce de goiaba. imperativo
f) Quero que ele parta em breve. subjuntivo
3. Escreva se o verbo está no infinitivo, no gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou. ou no particípio.
a) sorrir infinitivo
b) escrevendo gerúndio
c) cantando gerúndio
d) brincando gerúndio
e) lutando gerúndio
f) encontrando gerúndio
g) comprar infinitivo
h) chorando gerúndio
i) andar infinitivo
j) esperado particípio
4. Dê o tempo em que estão os verbos das frases: Pretérito/passado,Futuro,Presente,
a) Eu reparti meu lanche com ele. Pretérito /Passado
b) Nós fazemos doce. Presente
c) Betinho andou de patins. Pretérito/passado
d) Ele partirá amanhã. Futuro
Atividade III
1- Faça o que se pede: Conjugue o verbo andar no presente: Eu ando Nós andamos Tu andas Vós andais Ele anda Eles andam
a) Conjugue o verbo estudar no Futuro do presente Eu estudarei /Nós estudaremos /Tu estudarás /Vós estudareis /Ele estudará/ Eles estudarão.
b) Conjugue o verbo comer no pretérito perfeito. Eu comi/ Nós comemos/ Tu comestes/ Vós comestes/ Ele comeu/ Eles comeram.
c) Conjugue o verbo escrever no Futuro do pretérito. Eu escreveria/ Nós escreveríamos/ Tu escreverias /Vós escreveríeis/ Ele escreveria/ Eles escreveriam.
2- Numere as opções das colunas de modo a formar frases. Siga o modelo.
( 1 ) Nós ( 1 ) apresentarão ( 3 ) sorvete
(2) Ele ( 1 ) gostamos ( 5 ) teriam pernas mais fortes
(3) Elas ( 4 ) cantavas alto ( 4 ) Por isso pediram que e cala-se
(4) Tu ( 5 ) andasse mais ( 2 ) de paraquedas
(5) Se eu ( 2 ) pulou ( 3 ) uma pesquisa para a turma
A- Nós gostamos de sorvete.
B- Ele pulou de paraquedas
C- Elas apresentarão uma pesquisa para a turma
D- Tu cantavas alto. Por isso pediram que se cala-se.
E- Se eu andasse mais teriam pernas mais fortes.
Bom Trabalho....
Nenhum comentário:
Postar um comentário