sábado, 19 de setembro de 2020

Prof° Guilherme - Ed. Física - 6° anos

  Atividade referente ao 3° bimestre.


Práticas de aventura urbana

 

As práticas de aventura urbana exploram a " paisagem de cimento" para produzir essas condições (vertigem e risco controlado), durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc. Aprimoram as capacidades físicas, como força, agilidade, flexibilidade, resistência, coordenação motora e equilíbrio.

Essas práticas facilitam o autoconhecimento corporal, permitem melhorar a noção de espaço, precisão e a criatividade, trabalham as questões de enfrentamento de desafios e a superação de limites.

Essas práticas exploram experimentações corporais em vários ambientes desafiadores, podendo ser realizadas na cidade, como espaços públicos e urbanos (praças, bosques, campos, gramados, ruas entre outros.)

 

 

Parkour

 

O parkour é também conhecido como Le Parkour, teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle, onde ele criou técnicas para saltar obstáculos, com apenas movimentos do corpo, de forma ágil e superando seus limites, em: rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores entre outros.

É uma atividade recreativa e esportiva que consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente, de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos.

O significado da palavra Parkour que vem do francês é " percurso"

O parkour pode ser praticado individualmente ou em grupos, os seus praticantes são reconhecidos como "traceur", no Brasil esta prática iniciou-se por volta de 2004.

Apesar de ser considerado um esporte de risco, os seus praticantes mais experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso, é considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina.

Os benefícios do esporte: desenvolver agilidade e resistência, precisão, equilíbrio e o aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente.

 

Slackline

 

O slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa, estreita e flexível, presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer lugar.

 

Seu objetivo é transpassar esse percurso equilibrando-se sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente em uma altura mínima de 30cm do chão.

 

É considerado um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o equilíbrio, a resistência física, a coordenação motora, consciência corporal, a força muscular de membros inferiores e a concentração.

 

Durante a realização da atividade, os mais jovens devem sempre contar com o acompanhamento e supervisão de adultos.

São fundamentais a preocupação e os cuidados especiais com os praticantes, explicando-lhes as regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e principalmente segura.

 

Perguntas

1-Escreva o nome de alguma prática de aventura urbana que você conhece ou já ouviu falar.

2-Defina o que é uma prática corporal de aventura.

3-Quais cuidados precisamos ter para praticar o parkour?

 

 (Copiar texto e perguntas no caderno, mandar imagem da atividade via e-mail) 



 Link para vídeo aula 

 

6º ano EF - Educação Física - Práticas corporais de aventura urbana

https://www.youtube.com/watch?v=oyw0z7EEciQ&ab_channel=6oanoEF-CMSP

6º ano EF - Educação Física - Práticas corporais de aventura urbana: Slackline

https://www.youtube.com/watch?v=gZskOvO_fmQ&ab_channel=6oanoEF-CMSP




OBS: Duvidas colocar no comentário a baixo , ou mandar via e-mail  Gui-israel@hotmail.com




Bom estudo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário