segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Prof. Liria Bordinhao - 1 A, 1B, 1C - Língua Portuguesa e Literatura - de 21 a 25 de setembro

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – DE 21 A 25 DE SETEMBRO

DATA DA AULA: 03.09.2020 – 08.09.2020 =  CMSP

TEMA -  Texto teatral – Onde e o rio do Rio de Janeiro e Que cidade e esta

 

Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo:

Ø  Identificar e explicar diferenças entre comedia e tragédia

Ø  Posicionar-se criticamente diante dos problemas urbanos, defendendo ponto de vista

 

 

Objetivos de conhecimento:

Ø  Reconhecer e analisar as diferenças e semelhanças no texto narrativo – comédia e tragédia, posicionando-se criticamente ante os problemas urbanos enfrentados pelas cidades brasileiras.

 

1 – Leia o texto –Peça teatral – Caderno do aluno v. 3 – paginas  96, 97, 98, 99, 100

 Responda as perguntas da pagina 100.

 

2 – O que torna uma cidade perfeita para seus habitantes...

 

 

DIFERENÇA ENTRE TRAGEDIA E COMEDIA- Revisão 

 

Tragédia

A tragédia grega começou como uma forma de arte por volta de 535 a.c. As primeiras eram baseadas em personagens divinos que pareciam ter vidas perfeitas, até que o destino ou um inimigo mudassem suas circunstâncias drasticamente, causando tumulto e pondo fim a suas vidas idílicas . A esperança é mantida durante toda a tragédia básica. De alguma forma o herói irá triunfar; Entretanto, ao fim, ele falha e a peça ou a história termina em tragédia. O enredo é focado nas reações dos personagens às circunstâncias trágicas que os assolam. Luta, sofrimento e tristeza são elementos comuns deste gênero. O herói em uma tragédia tem uma falha de caráter que faz com que cometa erros de julgamento, levando a sua ruína ou à morte.

Comédia

A comédia começou 50 anos depois da tragédia no teatro grego antigo e eram apresentadas em teatros ao ar livre. Diferentemente de dramas e tragédias, as comédias são mais leves e não são sérias. Elas se centram em um personagem comum que enfrenta algum problema na vida e que é totalmente falho. Diferentemente de um herói na tragédia, ele é um ser humano que comete muitos erros e que, por causa de seus defeitos, se encontra em situações que põe o mundo de cabeça pra baixo e criam humor escandaloso. Alta comédia consiste em sátira, que critica a vida, enquanto comédia baixa introduz mecanismos de enredo como identidade equivocada e mal-entendida para criar situações engraçadas.

 

DEFINIÇAO E ESTRUTURA DE UM TEXTO TEATRAL

 

 

Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa.

São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidas por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.

Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividida em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens.

O  texto teatral possui características peculiares e se distancia de outros tipos de texto pela principal função que lhe é atribuída: a encenação.

Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).

Já que os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador, fator que o difere dos textos narrativos.

O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade. Na Grécia antiga, eles possuíam uma importante função social, donde os espectadores esperavam pelo momento da apresentação, que poderia durar um dia todo.

 

 

 

Características do Texto Teatral

 

·         Textos encenados

·         Gênero narrativo

·         Diálogo entre personagens

·         Discurso direto

·         Atores, plateia e palco

·         Cenário, figurino e sonoplastia

·         Linguagem corporal e gestual

·         Ausência de narrador

 

 

Linguagem Teatral

A Linguagem Teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

·         Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).

·         Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.

·         Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

 

Estrutura dos Textos Teatrais

Os textos teatrais são constituídos por dois textos:

·         Texto Principal: que apresenta a fala das personagens (monólogo, diálogo, apartes).

·         Texto Secundário: que inclui o cenário, figurino e rubricas.

Quando produzidos, são divididos de maneira linear em:

·         Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.

·         Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.

·         Clímax: momento de maior tensão do drama.

·         Desfecho: desenlace da ação dramática.

 

 

Gêneros Teatrais

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

·         Tragédia

·         Comédia

·         Tragicomédia

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo

Segue abaixo um trecho do texto teatral intitulado “Álbum de Família”, escrito por Nelson Rodrigues, em 1945:


Cena 1

(Palco menor: cena mostra ângulo de um dormitório de colégio. Glória e Teresa entram rindo muito, como se brincassem de esconde-esconde. Ambas em finíssimas camisolas, muito transparentes. São meninas que aparentam 15 anos. Há entre as duas um ambiente de sonho. Quando a música termina, Teresa fala)

TERESA – Você jura?

GLÓRIA – Juro.

TERESA – Por Deus?

GLÓRIA – Claro!

(Nota importante: o sentimento de Teresa é mais ativo; Glória resiste mais ao êxtase)

TERESA – Então, quero ver. Mas, depressa, que a irmã pode vir.

GLÓRIA (erguendo a cabeça) – Juro que...

TERESA (retificando) – Juro por Deus...

GLÓRIA – Juro por Deus...

TERESA – ... que não me casarei nunca...

GLÓRIA – ... que não me casarei nunca...

TERESA – ... que serei fiel a você até à morte.

GLÓRIA – ... que serei fiel a você até à morte.

TERESA – E que nem namora.

GLÓRIA – E que nem namoro.

(As duas se olham. Teresa coloca o véu branco na cabeça de Glória; em seguida coloca outro véu sobre a sua própria cabeça. Abraçam-se.)

TERESA (apaixonada) – Também juro por Deus que não me casarei nunca, que só amarei você, e que nenhum homem me beijará.

GLÓRIA (menos trágica) – Só quero ver.

TERESA (trêmula) – Segura minha mão assim. (olhando-a profundamente) Se você morrer um dia, nem sei!

GLÓRIA – Não fala bobagem!

TERESA – Mas não quero que você morra, nunca! Só depois de mim. (com uma nova expressão, embelezada) Ou então, ao mesmo tempo, juntas. Eu e você enterradas no mesmo caixão.

GLÓRIA – Você gostaria?

TERESA (no seu transporte) – Seria tão bom, mas tão bom!

GLÓRIA (prática) – Mas no mesmo caixão não dá – nem deixam!

TERESA (sempre apaixonada) – Me beija!

(Glória beija na face, com certa frivolidade.)

TERESA – Na boca!

(Beijam-se na boca)

TERESA (agradecida) – Nunca nos beijamos na boca – é a primeira vez.

(Riem. Beijam-se novamente. Música de transição: Glória de Vivaldi em tom menor)

(Apaga-se a pequena cena do dormitório.)

 

 

3 – Escreva se você já participou ou não de uma peça teatral e o que achou.

 

4 – Faça um resumo da matéria lida.

 

 

 

BONS ESTUDOS

 

lilibordinhao @gmail.com

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