quarta-feira, 16 de setembro de 2020

HISTÓRIA 3º A - PROFESSORA REGINA LINO

 OBSERVAÇÃO: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES PODEM SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL: reginalino@professor.educacao.sp.gov.br

A ERA VARGAS

Getúlio Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 (período conhecido como Era Vargas) e de 1951 a 1954, tendo sido o presidente que mais tempo governou o Brasil. Seus quinze anos de governo caracterizaram-se pelo nacionalismo e pelo populismo. Entrou para a histórica do Brasil por ter realizado várias mudanças econômicas e sociais, principalmente na área dos direitos trabalhistas.

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19 de abril de 1882, na cidade de São Borja (Rio Grande do Sul). Em 1909. Exerceu vários cargos públicos e políticos, inclusive sendo presidente do Brasil por dois períodos. Vargas foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul. Após esta eleição, continuou sendo deputado estadual e federal até 1926  quando foi Ministro da Fazenda no governo Washington Luís.  Entre 1928 e 1930, exerceu o cargo de Governador do Rio Grande do Sul.


REVOLUÇÃO DE 1930 

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas GeraisParaíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil. O Governo Provisório caracterizou-se pelo início do processo de centralização do poder, pela eliminação dos órgãos legislativos em níveis federal, estadual e municipal e ausência de eleições. Estas medidas, somadas à nomeação de interventores estaduais, provocaram o descontentamento de vários estados. Em particular, o estado de São Paulo, que pegou em armas contra Getúlio Vargas, num levante conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932.

Após a Revolução Constitucionalista, Getúlio Vargas teve que promover eleições legislativas e convocar a Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição em 1934. Por isso, o período de seu governo de 1934 a 1937 é conhecido como Governo Constitucional.

O ESTADO NOVO (DITADURA VARGAS)

Em 1937, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo, passando a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passou a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para fiscalizar e censurar manifestações contrárias a seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente os partidários do comunismo.

ERA VARGAS E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, o Brasil toma a decisão de manter-se neutro diante do conflito europeu. No entanto, no governo existiam aqueles que eram a favor de apoiar o Eixo e os que desejavam se aproximar dos Aliados.

Devido à pressão americana, Getúlio Vargas decide declarar guerra à Alemanha e, posteriormente, mandar soldados para Europa e ceder uma base aérea para os americanos em Natal (RN). Em troca, houve concessão de empréstimos e modernização do armamento do Exército brasileiro.

            Foi durante a Segunda Guerra Mundial que Vargas enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luís Carlos Prestes, para a Alemanha nazista. (Fato este que em 2004 serviu de inspiração para o filme “Olga”, do diretor Jaime Monjardim)

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DO PRIMEIRO GOVERNO VARGAS:

Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo e a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Direitos trabalhistas como carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e férias remuneradas também são frutos de seu governo.

Getúlio Vargas investiu muito na área de infraestrutura do país, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

FIM DA ERA VARGAS

Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, perdeu seus apoiadores por ser um governo considerado autoritário.  A contradição entre lutar contra os governos totalitários na guerra e viver num regime sem democracia determinou o começo do fim da Era Vargas.

Vários intelectuais, associações de estudantes e mesmo parte dos militares, começam a protestar abertamente contra o regime varguista. No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto por um golpe militar e pela U.DN. (União Democrática Nacional), sendo conduzido ao desterro na sua cidade natal, São Borja/RS.

SEGUNDO MANDATO

Em 1950 Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Nesse mandato continuou com sua política nacionalista e criou a campanha do "Petróleo é Nosso", que resultaria na criação da Petrobras. 

SUICÍDIO DE VARGAS

Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na história". Até hoje, o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. Além disso, a situação econômica do país não era boa, fato que gerava muito descontentamento entre a população.

CONCLUSÃO

Embora tenha sido um ditador e tenha governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente cujo governo teve como uma de suas principais marcas o desenvolvimento do país. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores, e foi justamente na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou muitos empregos no Brasil e suas medidas favoreceram, principalmente, os trabalhadores brasileiros.

SITE DE REFERÊNCIA: https://www.suapesquisa.com/vargas/

VÍDEOS:

·        Filme Olga: https://www.youtube.com/watch?v=IseItjNRIhk

·         Aula do centro de Mídias:

·         https://www.youtube.com/watch?v=8Iy8PNXWMTU&list=PLYyXIuxt8-m02j7NFciC-e7CPwvqGjfQS&index=14

·         Aula do telecurso:

https://www.youtube.com/watch?v=SfbwDr35SoU

·         Vídeo extra: Resumo sobre a Era Vargas

https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k&t=223s

QUESTÕES:

1. De que forma Getúlio Vargas chegou ao poder e se transformou no Presidente que mais tempo governou o Brasil?

2.  Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas se dirigiu à população através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo".

Este discurso inaugura o período chamado:

a) Estado Novo
b) República Nova
c) Era Vargas
d) Revolução de 30

3.  (FGV/2003) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.”

(VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)

A respeito desse período, podemos afirmar:

a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.
c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.

4. Getúlio Vargas teve um final trágico, explique que final foi este e porquê ele ocorreu.

5. Getúlio Vargas durante seu governo recebeu o apelido do “Pai dos Pobres”. Após a leitura do texto explique quais motivos justificam este apelido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário