👉 Esta atividade deverá ser feita, pelo aluno que não conseguiu acessar o CLASSROON ...os demais, que já possuem o aplicativo, deve fazer por lá, assim a devolutiva será mais rápida.
Troca de Calor
“Calor”
O que acontece quando um corpo aquecido? Em um recipiente com água colocado sobre a chama de um fogão, a temperatura do líquido aumenta porque ele recebe calor.
Chama-se calor energia térmica transferida em razão da diferença de temperatura; logo, calor é a energia térmica em movimento, passando de um corpo para outro.
De forma espontânea, o calor sempre é transferido de corpos com maior temperatura para corpos com menor temperatura. O que fazemos, por exemplo, quando queremos tomar um chá, mas ele está muito quente? Se esperamos, o chá esfriará. Isso acontece porque a bebida cede calor para o ambiente, pois está a uma temperatura mais alta. Nesse processo, o ambiente recebe calor e tem sua temperatura elevada. Porém, o calor recebido não é suficiente para aumentar a temperatura de maneira perceptível, pois o ambiente é muito maior que o volume de chá.
Quantidade de calor
O calor é uma forma de energia térmica e, portanto, ambos são medidos com a mesma unidade, o joule (J). É comum falarmos em quantidade de calor quando nos referimos ao valor de energia que está sendo transferida e usamos outra unidade de medida, a caloria (cal), ou um de seus múltiplos, a quilocaloria (Kcal). Uma caloria equivalente a 4,186 joules, e uma quilocaloria corresponde a 1.000 calorias. Caloria é muito utilizada no dia a dia para expressar o calor energético dos alimentos.
O calor pode ser caracterizado de calor específico e calor latente.
- Calor específico: O calor específico (c), pode ser entendido como a facilidade ou dificuldade de um material troca calor. Formalmente, é definido como a quantidade de calor que 1 g de determinado material recebe ou cede para que sua temperatura se altere em 1 ºC. Cada substância tem calor específico diferente. Por exemplo: para cada 1 g de ferro aumentar sua temperatura em 1 ºC, é necessário fornecer 0,11 cal. O chumbo, por sua vez, precisa de uma quantidade menor de calor - 0,031 cal - para aumentar em 1 ºC a temperatura de 1 g de chumbo. Materiais com baixo calor específico aquecem e esfriam mais facilmente que outros.
- Calor latente: Se colocarmos uma porção de água pura em uma panela e levá-la ao fogo, a temperatura da água vai subir sem parar enquanto houver aquecimento?
A resposta é não. Para entender esse processo, voltemos ao caso da panela com água sobre a chama de um fogão. Inicialmente, ela se encontra à temperatura ambiente, digamos que seja 20 ºC. À medida que recebe calor, a temperatura da água aumenta de maneira constante até alcançar 100 ºC (considerando que está ao nível do mar). Nesse momento, a água entra em ebulição, isto é, muda do estado líquido para o gasoso. Durante esse processo, a temperatura mantém-se constante em 100 ºC.
O calor latente (L) é a quantidade de calor que 1 g de determinada substância deve ceder ou receber para mudar de estado físico. Por exemplo, para 1 g de água pura, a 100 ºC, mudar do estado líquido para o gasoso, é necessário o recebimento de 540 cal. Já a mudança do estado sólido para o líquido para o líquido requer uma quantidade menor de calor: 1 g de gelo, a 0 ºC, precisa receber 80 cal para derreter. A unidade de medida do calor latente é cal/g.
Exercícios
- O que é calor ?
- O que acontece com a temperatura de um café quente e a de um refrigerante gelado quando são deixados sobre uma mesa? Por quê?
3.) Qual a diferença entre calor específico e calor latente?
4.) Pesquise e faça um desenho representando as partículas da água na forma sóli-
da (gelo), líquida e gasoso (vapor).
Boa atividade! 👦👧
Qual eé o seu código do classrrom por favor
ResponderExcluir